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E-commerce: aprenda a recuperar o carrinho de compras abandonado

Alta taxa de abandono de carrinho? Podemos ajudar! Acompanhe o post e descubra como reduzir esse problema.

Com problemas de abandono de carrinho no seu e-commerce? Uma pesquisa conduzida pela Forrester Research apontou que 50% dos e-commerces lidam com uma taxa de carrinho de compras abandonado entre 50 e 70%.

São muitos os motivos para a desistência, mas também há formas de diminuir a taxa e de trazer o cliente de volta — afinal, em algum momento ele teve interesse na proposta.

Rever a estratégia é o ponto de partida para uma menor taxa de abandono. Querendo ajudar nesse quesito, preparamos este pequeno post com algumas sugestões. Acompanhe!

Seja transparente

Um susto no cálculo do frete, em alguma taxa extra, cupom de desconto que não funciona ou qualquer outra surpresa pode fazer com que o seu cliente desista da compra.

Pior é quando ele avisa para outros usuários sobre a sua insatisfação nas redes sociais, por exemplo. Por isso, é importante colocar todos os custos extras de forma clara e visível.

Reveja cargos e taxas

Alguns custos podem espantar os seus clientes e, por isso, se puder reduzir alguns deles, faça-o. Uma alternativa é oferecer várias opções de envio paras as encomendas. Assim, eles optam por aquela que melhor se encaixa na sua necessidade, direcionados pelo valor ou tempo de recebimento do produto.

Melhore o acesso ao carrinho

Devido ao dinamismo da internet, os usuários tendem a perder o interesse na compra rapidamente, sobretudo quando têm que retornar à página ou navegar para um lugar diferente se quiserem visualizar os itens que já colocaram no carrinho de compras.

Por mais que seja mais fácil criar uma página separada para o carrinho, os consumidores precisam de acesso ágil aos produtos adicionados, independentemente da página em que estão no seu e-commerce.

Para evitar o abandono por essa razão, desenvolva uma lista sempre visível na lateral da página com os itens adicionados, bem como a sua quantidade. Além deles, ícones intuitivos ajudam a identificar os produtos e as características das compras. Também é preciso agilidade para retirar itens (e recolocá-los).

Facilite o processo de checkout

E-consumidores precisam encontrar um processo de checkout simples. Portanto, quando se deparam com formulários longos ou muitas páginas podem perder o interesse em finalizar a compra.

Opte pelo login social, em que as informações das redes sociais podem ser usadas para o preenchimento de formulários. Além dele,  ofereça o checkout express — ou checkout em uma página —, o que permite que os clientes finalizem o pedido sem ter de criar uma conta em sua loja.

Aposte nas campanhas de remarketing

Muitos carrinhos abandonados são resultado da indecisão na hora da finalização da compra. O remarketing visa expor o cliente a ações de marketing relacionadas aos produtos adicionados ao carrinho. Entre eles, podemos destacar:

Anúncios nas redes de display

A rede de display pode ser usada para anúncios em sites parceiros que reservam espaços em seus sites para esse fim. Os anúncios podem estar relacionados ao pedido e têm como objetivo trazer o consumidor de volta ao carrinho.

Anúncios nos buscadores e redes sociais

Funcionam da mesma forma que os anúncios nas redes de display, contudo é importante que as ofertas estejam direcionadas ao cliente que acabou de deixar o site, oferecendo os produtos que ele escolheu, similares ou ofertas exclusivas.

E-mail de remarketing

Dispara automaticamente e-mails com conteúdo que o estimula a retornar e fechar negócio. Uma boa possibilidade é oferecer um link com o carrinho conforme foi deixado, para que ele dê seguimento à compra.

Procure automatizar todos esses processos com ferramentas como o RD Station para e-mail marketing. Automatize os processos, não só para reduzir o carrinho de compras abandonado como também os custos em relação às ações feitas manualmente e que estão sujeitas a erro humano.

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