Inbound Marketing

Entenda a importância dos KPIs para Marketing Digital

Você ainda não sabe como mensurar os resultados de suas campanhas de marketing digital? Então descubra aqui!

Investir em campanhas de marketing digital é uma necessidade para qualquer empresa que queira melhorar seus resultados. No entanto, de nada adianta direcionar uma fatia do orçamento do negócio se não for possível mensurar o retorno do que está sendo investido. É por isso que organizamos este post para falar sobre os KPIs para marketing digital.

Por ser um segmento bastante amplo, este mercado viu nascer uma variedade muito grande de fornecedores e profissionais especializados em cada uma das variantes que compõem o marketing digital.

O que diferencia cada um deles é justamente sua capacidade de executar e comprovar a performance dos seus esforços. É aí que entram os KPIs e é por este motivo que eles são cada vez mais fundamentais para a sua estratégia.

O que são KPIs para marketing digital?

Assim como outros termos do marketing digital, KPI é uma sigla para Key Performance Indicator, ou, em português, Indicador Chave de Performance. Em geral são as principais métricas que servem essencialmente para mensurar os pontos mais fundamentais de uma estratégia de marketing digital.

Dessa forma, mostram ao gestor se a empresa está seguindo no caminho certo, auxiliando assim a definição, acompanhamento e análise dos objetivos. Falando nisso, é justamente como base nesses últimos que se definem quais serão os KPIs que a empresa deverá acompanhar.

Por que é importante acompanhar os KPIs?

Poetas e pensadores já diziam: “Se você não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve”. Essa é a frase que baseia a importância do acompanhamento de KPIs para qualquer empresa que invista em marketing digital. Afinal de contas, são estes indicadores que vão mostrar a você se o seu negócio está ou não no caminho certo em relação à meta definida.

Métricas como os KPIs para marketing digital são muito importantes para qualquer negócio pois eles são baseados em dados reais, não em suposições. Ou seja, eles fornecem uma visão concreta e previsível sobre a realidade da empresa, colaborando de forma decisiva para o crescimento sustentável da organização.

Quais os principais KPIs para marketing digital?

Existem KPIs específicos para cada uma dos tipos de campanhas de marketing digital. Cada um deles pode ser sempre adaptado à realidade da empresa e ao investimento realizado. Mesmo assim existem alguns principais que podem servir para qualquer organização. Veja abaixo:

Retorno Sobre Investimento

Também conhecido como ROI — sigla para Return On Investment — o Retorno Sobre Investimento é o KPI que mostra se a empresa está tendo retorno positivo ou negativo a partir do montante que investe no marketing digital.

Para chegar ao seu número é preciso subtrair o valor do investimento do ganho obtido, e depois dividir o resultado novamente pelo valor investido. O número obtido nesta conta vai mostrar de quantas vezes foi o retorno em relação ao montante dedicado à campanha.

Taxa de conversão

Este KPI é muito utilizado para mensurar a performance em vendas. Entretanto pode servir também para indicar a quantidade de pessoas que realizou alguma atividade importante, como o preenchimento de um cadastro ou o clique em determinado local do site.

O cálculo da taxa de conversão é bastante simples. Basta dividir a quantidade de conversões obtidas pelo número de visitas àquela área do site. O resultado vai mostrar qual o percentual de pessoas que converteu, do total que teve acesso à página.

Custo de aquisição

Entender o custo é um trabalho essencial para qualquer gestor. Nesse caso, o custo de aquisição é o KPI que mostra quanto custa para trazer cada novo cliente gerado a partir da estratégia de marketing digital.

Para fazer o cálculo do CAC é preciso dividir o valor do investimento feito pelo número de vendas geradas a partir daquele esforço. O resultado da conta será o valor médio gasto para conquistar cada novo cliente.

Entender os KPIs para marketing digital é o que vai diferenciar a sua empresa perante os concorrentes, garantindo que sua estratégia seja eficiente e contribua para o crescimento sustentável dos seus negócios. Entre em contato com a gente e descubra como a UB House pode auxiliar sua empresa neste trabalho!

Mostrar mais

Artigos relacionados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo