Inbound MarketingMarketing digital

O que são leads e como gerá-los?

Alguma vez você acessou um conteúdo sobre marketing digital, se deparou com a palavra lead e não fez a mínima ideia do seu significado?

Isso acontece com muitos! E por isso reservamos esse espaço para explicar o significado do termo.

  • O que é um lead?

Basicamente, lead é um potencial cliente, uma pessoa que demonstrou interesse pelos produtos ou serviços que sua empresa oferece. Um lead é uma oportunidade de negócio, é alguém que fornece suas informações (como telefone ou e-mail), a partir do momento em que recebem algo que, para eles, tem relevância, assim mantendo um relacionamento mais próximo de uma marca.

Vale ressaltar que lead é diferente de visitante. Um visitante é alguém que acessa o seu site, às vezes até sem querer, mas não estabelece uma relação com ele e nem demonstra interesse.

Um lead, ao contrário do simples visitante, se sente atraído pelo conteúdo ao ponto de deixar seus dados de contato.

Ao fornecer à empresa seus dados de contato, o lead está permitindo que ela se aproxime dele e lhe forneça mais informações, seja de um novo produto ou serviço, seja para dar continuidade ao diálogo aberto no momento em que a pessoa deixou seus dados.

É a oportunidade da empresa manter a comunicação com alguém que já demonstrou estar interessado no que ela tem a dizer.

Construindo um relacionamento com o seu potencial cliente, você conseguirá estabelecer uma ligação desse cliente com a sua empresa e assim ele se sentirá muito mais seguro para fazer negócios com você.

Quanto maior for o número de leads da sua empresa, maior será o seu número de oportunidades geradas e, consequentemente, de clientes.

Como gerar leads?

A geração de leads pode ocorrer através de uma landing page e da disponibilidade de um conteúdo de valor para o seu público.

Normalmente, essa landing page oferece gratuitamente um e-book, ou um whitepaper, webinars, vídeos, ou algum outro “brinde”, para que os visitantes se sintam atraídos, forneçam seus contatos e se engajem com a marca.

Esse primeiro contato permite que a empresa cultive um relacionamento, através de e-mails marketing, por exemplo, nutrindo esses leads com mais conteúdo, apresentando-lhes mais vantagens do seu negócio e, por fim, convertendo-os para clientes.

Outro meio de gerar leads é através da indicação de clientes. Um cliente satisfeito é a melhor fonte de novos contatos.

Por isso, prestar um serviço de qualidade para os clientes é a melhor maneira de criar uma relação duradoura entre vocês, para que seja possível pedir indicações de futuros clientes.

Eventos e reuniões também têm grande importância na geração de leads, visto que são ocasiões em que muitas conversas e cartões são trocados.

A empresa precisa aproveitar os contatos realizados nesses eventos e separar os leads qualificados dos que não têm realmente interesse em se tornarem clientes.

É claro que além dessas existem outras formas de gerar leads. Elabore ações que deem como resultado a geração de novos contatos valiosos e veja a sua empresa ter melhores resultados de conversão e crescer. Se você tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente e veremos como podemos lhe ajudar 😉


 

 

Mostrar mais

Artigos relacionados:

Confira também:
Fechar
Botão Voltar ao topo