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Plataforma para e-commerce: dicas para não errar na escolha

Faça a escolha certa e aumente as chances de ter sucesso com o seu e-commerce!

Saber como escolher uma plataforma de e-commerce é um dos pontos mais importantes na elaboração de um projeto de e-commerce, uma vez que ela é responsável pelo funcionamento da sua loja virtual.

Ao contrário do que é dito, não comece sua operação de e-commerce com qualquer plataforma para depois migrar para outra plataforma. Essa prática causa perdas significativas.

Então, a primeira dica é que você invista em uma plataforma que consiga atender as demandas atuais e futuras de seu e-commerce. Para ajudar nessa escolha, condensei algumas informações importantes para te ajudar a decidir pela plataforma de e-commerce ideal para seu projeto.

1. O que é uma plataforma de e-commerce?

A plataforma de e-commerce é uma das principais peças de uma loja virtual. Ela é o sistema responsável pelo gerenciamento e visualização da loja.

Em outras palavras, é o sistema que nos permite criar a loja virtual e também gerenciá-la, incluindo produtos, gerenciando estoques, preços e promoções, além de outras funções que fazem parte do dia a dia de uma loja virtual.

Para maioria dos empreendedores digitais, saber como escolher uma plataforma de e-commerce talvez seja uma das etapas mais desafiadoras de todo o processo de criação de lojas virtuais.

2. O que levar em conta na hora da escolha?

Escolher uma plataforma para o e-commerce é uma grande responsabilidade. Para ajudá-lo nessa escolha, você vai conhecer neste tópico, os principais pontos que devem ser avaliados no momento de decisão.

Orçamento

O primeiro ponto é realmente saber o quanto você pode investir em uma plataforma.

Não adianta achar uma opção super completa que atenda o seu negócio se ela não está dentro do orçamento que você pode gastar. Por isso, analise os preços oferecidos e os benefícios disponíveis para saber o que de fato você está pagando.

Modelo

A sua plataforma pode ser open source e SaaS.

Com a open source você tem acesso aos direitos de uso e pode fazer customizações. Por isso, elas apresentam um custo maior e demoram mais para serem implementadas.

Já com uma plataforma SaaS é possível criar o seu e-commerce de forma mais prática e a um menor custo. As atualizações e manutenções são feitas pelo próprio provedor e acontecem para todos os usuários.

Suporte

Saber sobre o suporte oferecido pela plataforma é algo essencial. Afinal, se você passar por alguma dificuldade, provavelmente, vai querer que ela seja resolvida o mais rápido possível, não é mesmo?

Essas informações podem não parecer muito importantes, mas pode acreditar que em breve você vai precisar delas. Antes de assinar o contrato, descubra quais canais de suporte são oferecidos e qual o tempo médio de resposta.

Versão teste

Nem sempre todas as funcionalidades da plataforma funcionam igual ao prometido.

Para não correr esse risco e acabar adquirindo uma plataforma que, na prática, pode não ser tão boa assim, peça uma demonstração e faça o teste.

Velocidade da plataforma

Saber sobre a velocidade da plataforma é algo essencial principalmente quando lembramos das grandes datas do comércio. Elas podem atrair muitos visitantes e acabar congestionando o seu e-commerce.

Projeção de vendas

Algumas plataformas cobram por número de usuários cadastrados, então é importante se planejar. Além disso, descubra como é feito e em quanto tempo esse processo de ampliação da conta precisa para registrar novos clientes.

Design responsivo

Segundo a E-commerce Trends 201744,3% dos respondentes utilizam o smartphone para realizar compras em lojas virtuais.

Ou seja, é essencial que a plataforma de e-commerce seja responsiva para que os usuários que acessarem o seu e-commerce pelo dispositivo móvel tenham uma boa experiência de compra..

Customização

Personalizar o seu e-commerce para que ele fique com uma identidade única e mais atrativa é uma ótima estratégia para conquistar mais visitantes.

Por isso, descubra quais  são as opções de customização, os custos e se é possível realizá-las por conta própria.

Integração

Saber se a plataforma oferece a possibilidade de integração com outros serviços ajuda a otimizar processos, gerenciar informações e automatizar o marketing.

Métodos de pagamento

Oferecer várias opções de pagamento é uma ótima forma de evitar que um potencial cliente saia da sua loja virtual por não ter a opção de pagamento de sua preferência.

Por isso, invista em um plataforma de e-commerce que ofereça essas opções e diminua os entraves das vendas em sua loja.

3. Funcionalidades importantes para uma plataforma

Além da lista acima, é importante observar algumas se a plataforma oferece algumas funcionalidades que fazem toda a diferença, como:

  • campo para comentários;
  • recurso de review;
  • campo para assinatura de newsletter;
  • canais de atendimento ao cliente (chat, ticket, telefone e email);
  • certificado SSL;
  • Otimização para SEO.

Quanto mais recursos sua plataforma tiver, mais otimizado será o seu tempo e maiores serão as chances de oferecer uma boa experiência de compra para os seus clientes.

Plataforma de e-commerce

4. Plataforma de e-commerce

Com cerca de 90 plataformas de e-commerce disponíveis no Brasil, o país é um dos mais fortes no setor de comércio digital. Vamos conhecer algumas?

Magento

Magento é uma plataforma open source e a mais utilizada em todo o mundo. Ideal para grandes e-commerces .

Os seus principais pontos fortes são as opções ilimitadas de customização. Ela oferece diversos tipos de plugins, uma grande variação de templates, tradução para outros idiomas, e até mesmo reconhecimento de moedas estrangeiras.

Já o seu ponto fraco se concentra na dependência de um bom provedor de hospedagem. Sem ele, a sua velocidade pode ficar comprometida ou mesmo sair do ar.

Woo Commerce

Woocommerce é uma plataforma open source ideal para atender e-commerces pequenos. O seu download gratuito e a sua fácil usabilidade são seus grandes atrativos.

Porém, algumas extensões e opções de plugins podem apresentar um preço elevado. Além disso, existe o risco de ter conflitos entre alguns plugins, que podem impactar na velocidade e mesmo na segurança do plataforma.

É a solução de e-commerce favorita do mundo que dá total controle aos proprietários de lojas e desenvolvedores.

Open Cart

O OpenCart é um sistema para comércio eletrônico com código aberto, desenvolvido em PHP e licenciado nos termos da GNU General Public License.

Em outras palavras, é uma solução pronta e gratuita para gestão de loja virtual que você pode modificar livremente.

Se você conhece PHP, CSS, JQuery e o modelo de desenvolvimento de softwares MVC, os limites para customização da loja não existem!

Minestore

A minestore é uma ótima solução para iniciantes no mercado das lojas virtuais.

Sua plataforma atende bem pequenos lojistas e a empresa construiu um bom posicionamento para e-commerces de moda.

Loja Integrada

A Loja Integrada é brasileira e já vem com certificado SSL gratuito.

Seus planos permitem crescer de forma escalável. Todos eles oferecem hospedagem própria, recuperação de carrinho, email marketing, personalização CSS/HTML, chat de atendimento, domínio próprio, PagSeguro, PayPal, Mercado Pago e Bcash.

Tray Commerce

A Tray Commerce é a solução da Locaweb para lojas virtuais, e ela oferece diversos recursos, como integrações de sistemas para meios de pagamento, gerenciadores de risco, comparadores de preços e marketplaces.

O legal da Tray é com certeza a integração nativa com Marketplaces (B2W, CNOVA) e sua loja de aplicativos para instalação em apenas 1 clique.

XTECH Commerce

Quando se trata de criar um ecommerce com o objetivo de crescer, a XTECH Commerce pode ser uma boa recomendação.

Todos os seus planos possuem os mesmos benefícios, você só paga mais para cadastrar mais produtos, simples assim.

Isso quer dizer que já de início você terá à disposição ferramentas de marketing que poderão te ajudar a escalar mais rápido.

Nuvem Shop

A Nuvem Shop possui integração com o Buscapé e Mercado Livre, sendo uma ótima solução pra quem vem deste, além de oferecer 40 layouts prontos e responsivos e um Certificado SSL gratuito.

O plano inicial é bem limitado, garantindo somente a loja (sem poder personalizar o css/html) e inserção dos produtos.

FastCommerce

A plataforma FastCommerce é pioneira no Brasil, com mais de 20 anos de história. Seus planos incluem certificado SSL próprio, e tem parcerias com as principais soluções do mercado para a sua loja.

Possuem recursos avançados, como: múltiplos idiomas e moedas de venda, checkout rápido, menus dinâmicos e autopaginação de listas.

VTEX

A VTEX é sem dúvidas a solução mais cara entre todas as apresentadas, com plano inicial de R$ 750 reais fixos mensais + 3% sobre cada pedido.

Mas tem seus motivos: é também a plataforma mais poderosa, fácil e recomendada para qualquer e-commerce, além de ser brasileira e hospedada em grandes servidores

Uma solução líder de mercado para grandes empresas.

Shopify

O Shopify seria ótima solução para começar uma pequena loja online se não fizesse a cobrança em dólares americanos.

Famosa pelo design moderno e personalização fácil e rápida, a plataforma possui uma interface administrativa muito intuitiva, e seus planos oferecem SSL gratuito e funções básicas de marketing:  cupons de desconto, pedido manual e relatórios.

Signashop

O signashop é uma plataforma Saas de magento. Os empreendedoras da Signativa tiveram uma grande sacada em desenvolver seu modelo de negócio oferecendo ótimas ferramentas e manutenção para lojas em magento.

Por utilizar uma plataforma open, os recursos são lançados frequentemente e as atualizações estão inclusas em todos os planos.

Conclusão

A falta de um planejamento na escolha da plataforma, pode trazer danos definitivos para o seu e-commerce.

Então, fique de olho nas dicas que abordamos e faça a melhor escolha para o seu negócio! Se você tem interesse em aprofundar ainda mais o seu conhecimento sobre o mercado de e-commerces, assine nossa newsletter e baixe nossa planilha de custos de um e-commerce para não errar no orçamento 😉

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