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8 erros de SEO que estão tirando seu e-commerce do topo do Google

Entenda exatamente onde implementar mudanças, além de ter uma noção mais clara sobre como as estratégias de SEO para e-commerce influenciam suas vendas.

O mercado de e-commerce está crescendo em uma velocidade impressionante.

E o resultado disso é o aumento da competitividade entre os empreendedores, que precisam adotar técnicas cada vez mais inovadoras para se diferenciar da concorrência e conseguir atrair clientes de forma eficiente.

Oferecimento de produtos exclusivos, promoções, clubes de assinatura…  Vale de tudo no momento de agregar valor para o cliente. Mas a verdade é que nada disso adianta se a loja não conseguir atrair o consumidor para o seu site. Por isso, as técnicas de SEO não podem ser esquecidas no momento de estruturar a página.

Você pode até não saber ainda, mas é possível que seu e-commerce esteja cometendo uma série de erros nessa estratégia, prejudicando o alcance orgânico do público em potencial por meio do Google.

Por isso, preparamos um checklist que vai te ajudar a identificar as principais práticas que podem estar comprometendo os seus resultados. Você vai entender exatamente onde implementar mudanças, além de ter uma noção mais clara sobre como as estratégias de SEO se encaixam em um e-commerce — site com características bastante particulares.

Mas pra quê serve o SEO?

Antes de mais nada, é importante explicar rapidamente esse conceito para garantir clareza sobre quais são os objetivo a serem alcançados com essa estratégia.

O SEO é uma das principais estratégias dentro do Inbound Marketing (marketing de atração), basicamente, uma estratégia de otimização das características de uma página para gerar uma boa experiência ao usuário.

As técnicas são baseadas nos critérios de posicionamento dos mecanismos de busca, principalmente o Google. Isso significa que ao otimizar uma página sobre “sapato feminino de festa”, por exemplo, ela terá grandes chances de aparecer nas primeiras posições da busca quando um usuário faz uma pesquisa sobre esse termo.

Os 8 erros de SEO que atrapalham o e-commerce

1. Conteúdo duplicado

Ao contrário do que muitos imaginam, o conteúdo duplicado não diz respeito à prática de copiar e colar um texto de outro site em sua página. Esse erro, na verdade, diz respeito ao uso de diferentes URLs que levam a um mesmo destino.

Fica aqui um exemplo de uma loja de vinhos, apenas para deixar claro como essa duplicação aparece:

http://adegafree.com/vinho-carmin-de-peumo-carmenere-2009-750ml.html

http://adegafree.com/vinhos/vinho-carmin-de-peumo-carmenere-2009-750ml.html

Mas afinal, por que isso compromete os resultados do e-commerce?

Em resumo, trata-se de dois links que levam para a mesma página. Isso faz com que as duas possibilidades concorram entre si ao aparecer nos resultados de uma pesquisa.

Além de tornar mais difícil a competição pela primeira página, a loja também estará sinalizando para o buscador que um número X acessou o primeiro link, e Y o segundo, quando na verdade a soma dos dois é o real número de acessos.

Com isso, a página é vista como menos relevante pois a quantidade de acessos contabilizados está, na verdade, incorreto.

O que pode ser feito para solucionar o problema é aplicar a Canonical tag à URL preferencial.

2. URLs não amigáveis

O link de uma página deve ser um resumo sobre o que será encontrado quando alguém acessá-la. Por isso, códigos, números, excesso de informações, etc não são bem vindos quando o assunto é SEO.

O ideal é que a URL traduza a intenção de busca do usuário também, utilizando a palavra-chave principal, além das características da página (se é uma categoria ou um produto que será acessado, por exemplo).

Repare a diferença entre as duas opções hipotéticas a seguir:

www.lojavirtual.com/categoria/produto/colchao-de-solteiro-espuma

www.lojavirtual.com/categoria.php?pesquisa=UoDoMjyjv8fjJ

Você sentirá maior segurança e terá a sensação de que o que você procura será encontrado em qual dos dois links acima?

Pois é, o seu cliente também pensa assim!

3. Lentidão no carregamento das páginas

Pode até não parecer uma questão de SEO, mas a velocidade do carregamento das páginas de um e-commerce também influencia diretamente no posicionamento nos resultados no Google.

É preciso lembrar que, antes de mais nada, a entrega dos resultados do buscador é a tentativa de oferecer a melhor experiência de pesquisa para o usuário. Por isso, o tempo de carregamento influencia diretamente.

Essa lentidão faz com que muitas pessoas entrem no site, esperem um pouco e desistam da visita pela demora excessiva. Essa situação contribui para taxa de rejeição do site, o que faz com que o Google identifique que a informação procurada não foi encontrada ali, tanto pela desistência quanto pelo tempo de permanência e interação com a página indexada.

Algumas ferramentas que podem ajudar a identificar as páginas com maior dificuldade de acesso são o Pingdom e GTmetrix. É importante lembrar que ela pode ser causada por vários motivos: problemas no servidor, arquivos pesados, imagens grandes, excesso de possibilidade de interação em uma mesma página, etc. A identificação da causa também é importantíssima.

4. Links quebrados

Outro fator que compromete fortemente a experiência do cliente é a existência dos links quebrados. Estamos falando dos links ou das URLs que digitamos e que não levam à lugar algum, mostrando qual tipo de erro ocorreu no processo de acesso do site.

Essa situação pode acontecer de duas maneiras. A primeira delas é quando um usuário está navegando pela loja e clica em algum link, seja de um produto, de uma informação ou de uma categoria, mas não consegue acessar a página. Isso faz com que ele gaste um tempo muito maior para encontrar o que procura ou até mesmo leva à desistência da compra.

A segunda possibilidade é o link quebrado da própria página que aparece como resultado do Google. De que adianta estar nas primeiras posições e não oferecer o acesso ao usuário? Quando isso acontece a página é penalizada e perde cada vez mais posições.

Para solucionar esse problema é preciso levantar quais são os links quebrados e a correção pode ser feita por meio do redirect 301.

5. Não ter um campo de reviews

Ter um campo de reviews significa proporcionar um momento para a interação com o usuário. Isso traz benefícios de diferentes formas, por exemplo: interatividade que diminui a taxa de rejeição, aumenta o tempo de permanência do usuário, gera um conteúdo exclusivo e ainda permite uma experiência melhor para os próximos clientes que terão maior segurança na compra ao ver a opinião de terceiros.

Para elaborar um campo como esse, não é preciso de nada muito complexo. Um espaço para comentários e a possibilidade de dar notas de 0 a 5 estrelas já é o suficiente.

6. Não otimizar o site para aparelhos mobile

Foi-se o tempo em que as compras online eram feitas exclusivamente pelos computadores. Hoje, é possível ver uma forte tendências de crescimento de transações por meio de aparelhos mobile, sejam smartphones, tablets ou similares. Por isso, adaptar-se para o acesso nesses dispositivos é essencial para uma boa taxa de conversão no e-commerce.

A empresa SEMRush realizou em maio de 2017 uma pesquisa que mostra que cerca de 50% do tráfego de todo o mundo tem sua origem em dispositivos mobile. Além disso, os dados ainda mostram que o Brasil está em terceiro lugar no que diz respeito ao número de usuários que realizam buscas por meio desses dispositivos.

Ou seja, o e-commerce que não investir nessa otimização estará fadado a perder a maior parte dos clientes em potencial para o seu negócio por conta de um detalhe simples de ser implementado na estrutura do site.

Um site responsivo ou mobile podem resolver esse problema, a escolha fica por conta de suas demandas e características do próprio negócio.

7. Palavras-chave inadequadas

As palavras-chave são um dos principais fatores para um bom posicionamento em termos de SEO. Afinal, essa é uma questão que está diretamente relacionada com a intenção de busca do usuário no momento de encontrar o seu produto.

Para isso, antes de mais nada, é importante que você conheça seu nicho de mercado e público com quem está falando. Entenda seus hábitos de consumo, necessidades e principais dúvidas sobre o produto que está comercializando para saber como o cliente se relaciona com essa mercadoria na prática. Dessa forma, a intenção de busca fica mais clara e é possível criar uma estratégia mais eficiente.

Feito isso, basta verificar qual é o termo do tipo long tail que possui maior número de buscas, para escolher o ideal para cada produto. Por exemplo: o uso do termo “coturno feminino preto de couro” faz muito mais sentido do que “sapato feminino” quando estamos falando de um produto específico. Além de garantir que o resultado apareça para um público mais decidido, o alcance da página estará muito mais segmentado.

Algumas ferramentas que podem ajudar nessa escolha são o Keyword Planner do Google e o SEMRush.

8. Falta de conteúdo relevante

Quem foi que disse que o seu e-commerce também não merece um blog? Afinal, é na internet que o seu público busca por informações sobre os produtos e também é lá que você os oferece. Então, não há melhor forma de atrair clientes em potencial do que com a produção de conteúdo relevante.

Imagine que você trabalha em uma loja online que comercializa itens de beleza, maquiagem e estética. Agora imagine estar posicionado na primeira página do Google toda vez que alguém pesquisar sobre como usar algum produto específico, dicas de aplicação ou lançamentos desse segmento?

Se o seu blog oferece esse tipo de conteúdo, basta fazer a conexão adequada por meio de CTAs e link building para que essa busca por informações sejam transformadas em vendas. Por isso, é importante investir em marketing de conteúdo para e-commerce.

Agora que você já descobriu todos os erros de SEO para e-commerce que podem estar atrapalhando a atração de novos clientes e impedindo o sucesso do seu negócio, basta resolvê-los colocando todas as dicas  dadas em prática.

Aprenda também sobre como otimizar o checkout de sua loja para garantir que as vendas não sejam perdidas na última etapa da decisão. Afinal, depois de tanto trabalho para garantir a atração, você não pode deixar o cliente ir embora na hora do pagamento!

Esse conteúdo foi produzido pela equipe da Rock Content.

 

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