Inbound CommerceLoja VirtualMarketing digital

Entenda a Taxa de conversão no e-commerce

Saber o que é e como calcular a taxa de conversão no e-commerce é uma questão vital para mensurar o sucesso de uma loja virtual.

De uma maneira bem resumida, a taxa de conversão é a métrica mais importante de um e-commerce, pois é ela que vai mostrar o sucesso de um e-commerce, uma vez que se baseia em demonstrar quantos compradores passivos a loja virtual transformou em clientes pagantes.

O que é a conversão no e-commerce?

Taxa de conversão é a porcentagem de visitantes que realizam uma determina ação. No caso de uma loja virtual, a ação mais desejada é compra efetiva, certo?

A taxa de conversão é uma forma de entender o sucesso dos esforços em marketing para converter visitantes em clientes. Por exemplo, se sua loja recebeu mil visitas e essas visitas geraram 10 vendas, sua taxa de conversão é de 1%

Taxa conversão e-commerce

Bem simples calcular a taxa de conversão do seu e-commerce, né? Mas, aumentar essa taxa é outra questão. Aqui encontramos um desafio.

Números da taxa de conversão no e-commerce

Muitos fatores afetam a taxa de conversão de uma loja virtual. Indo desde o design que pode afetar a usabilidade de quem acessa a loja até valores dos produtos, frete e processo de checkout.

Talvez, o fator mais importante seja a confiança. Pensa comigo, você já deixou de comprar um produto em um e-commerce por medo da confiabilidade da loja, não deixou? O cliente, sobretudo o digital, faz bastante pesquisa para garantir que não tenha nenhuma surpresa indesejada após a compra.

A incapacidade de tocar os produtos acaba se tornando uma barreira para os varejistas online aumentarem a taxa de conversão. Por isso, investir em passar confiança para o comprador online é uma ótima dica.

Taxa de Conversão por categoria do e-commerce

Não adianta colocar tudo no mesmo saco e tentar identificar a taxa de conversão média do e-commerce, certo? Assim como a gente viu acima, vários fatores influenciam essa métrica e uma delas é o segmento/categoria da sua loja virtual.

Segundo a Atlas, software de inteligência para e-commerce desenvolvido pela Neomove, a taxa de conversão média das principais categorias de e-commerce brasileiro são:

Essa é uma média de mercado, é bom para se ter um parâmetro, até porque, tudo que é medido pode ser melhorado.

Micro-conversões: olhando fora da caixa

O objetivo final de uma loja virtual é a venda de um produto ou serviço, como vimos. Mas, segundo as métricas do mercado, somente cerca de 1,5% dos visitantes de uma loja convertem em vendas.

Algumas pessoas vão olhar para essa taxa e pensar: muito esforço para poucas vendas. Outras irão olhar e vão pensar: tenho que encontrar um jeito de aproveitar essas visitas. Para os que tiveram esse segundo pensamento, existe a metodologia de Inbound Commerce.

Utilizando os princípios dessa metodologia, você pode oferecer gatilhos para esse visitante se cadastrar em sua loja virtual e a partir de uma série de automações de marketing, converter em uma venda.

 

As compras via mobile estão aumentando

Em outro artigo do blog, falamos que a cada dia que passa, ficamos mais atarefados e “sem tempo”. Nos dividimos entre trabalho, estudo, mais um pouco de trabalho, tarefas de casa e assim por diante. Mas, uma ação tem se tornado cada vez mais constante: a mão no bolso para retirar o celular!

Principalmente depois que os celulares ficaram “inteligentes”, a gente passou a usá-lospara diversos fins: acessar e atualizar as redes sociais , fazer anotações, ler noticias, jogar, comprar e, de vez em quando, até ligar para alguém. Cada segundo livre é um momento para desbloquear a tela e ver as atualizações.

Mas quando o assunto é compra virtual, a maioria das pessoas ainda prefere realizar a compra via dispositivos tradicionais (notebooks e desktops). A tendência é mudar esse cenário, por isso investir em um layout responsivo é bem importante para ter uma loja virtual de sucesso.

Ou seja

Essa é uma fatia da realidade do comércio eletrônico brasileiro. Os empreendedores digitais estão sempre em busca de aumentar a taxa de conversão da loja virtual. E com razão, né?

Essa taxa é muito maior do que há alguns atrás. O uso de novas tecnologias ajudou bastante nesse ponto.

Uma das principais maneiras de aumentar as conversões é gerar confiança para o usuário. Esse ponto te ajudará a não perder vendas.

 

 

Mostrar mais

Artigos relacionados:

Botão Voltar ao topo