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Missão, Visão e Valores, modismo ou necessidade?

Três das palavras mais conhecidas no mundo empresarial, mas pouco entendidas nesse mesmo mundo e raramente aplicadas como deveriam ser.

Não é nada raro encontrar um belo quadro pendurado na recepção das empresas contendo sua Missão, Visão e Valores, mas se ousarmos perguntar à pessoa que está nesta mesma recepção se ela conhece esses conceitos que direcionam a empresa, é muito provável que ela diga não.

Nesse mesmo mundo ainda existem aqueles que desacreditam nesses pontos, alegando não passar de um modismo empresarial. O fato é que a definição da Missão, da Visão e dos Valores da empresa pode ajudar no direcionamento e no fortalecimento de sua identidade.

A principal função desses pontos é orientar o empresário ou o colaborador sempre que ele estiver em dúvida do que fazer, como agir ou o que decidir, para que não venha a ferir os valores ou prejudicar os objetivos da empresa.

Missão

A missão deve responder o porquê da empresa ou organização existir, o que se propõe a fazer e para quem. Essa resposta é algo com muito mais significado do que a simples descrição do produto ou do serviço que executam, ela deve retratar a verdade de que o resultado da empresa é maior do que a soma das partes que a compõem.

Uma empresa pode simplesmente vender um colar para mulheres da Classe B ou oferecer um acessório que exalte a beleza dessa mulher e com isso alegrar o mundo e todos que se relacionam com essa consumidora, que por sua vez, estará muito feliz usando esse acessório que levantará sua autoestima. Nesse sentido, a empresa que vende o colar tem um propósito de existência, exaltar a beleza da mulher ao invés de simplesmente vender um produto.

Visão

Esse conceito está relacionado às metas e objetivos da empresa, aonde ela almeja estar em um determinado período de tempo. Ao contrário do que a gente vê por ai, essa meta precisa ser real e estar de acordo ao mercado em que a empresa está inserida.

Não podemos nos fixar na mentalidade de “ser a maior empresa do mundo no ramo X”, isso é o que todo mundo faz sem realmente planejar como chegar à esse objetivo. Quando você almeja algo realista e faz um planejamento real de como alcançar essa meta, tudo fica mais fácil de ser alinhado e mensurável. Com a empresa sabendo onde ela quer chegar, todos os colaboradores podem alinhar os esforços para leva-la até esse objetivo.

Valores

Muitas vezes o ponto mais fácil de ser entendido, porém a prática se distancia. Os valores são princípios, ou crenças, que servem de guia para os comportamentos, atitudes e decisões de todos os colaboradores.

Cada valor anunciado pela empresa deve ser apresentado e vivenciado no dia a dia da organização. Não adianta pregar um valor e a equipe não agir seguindo o mesmo. Os valores não devem ser do conhecimento apenas dos proprietários, mas sim de todos que participam da vida da empresa, incluindo os colaboradores e fornecedores da empresa e mais do que isso, devem ser sentidos pelo público.

A definição desses pontos é importante, mas o fato é que a empresa não pode ficar na teoria e deve vivenciar esses pilares em seu cotidiano. Ter a meta é importante, mas talvez mais importante seja planejar como chegar a essa meta. E ai, qual a missão da sua empresa?

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