BrandingModa

A Rua dos Biquínis de Cabo Frio e as marcas de Moda Praia

Você conhece a Rua dos Biquínis, em Cabo Frio/RJ? Trata-se da primeira e única rua do mundo a concentrar exclusivamente lojas especializadas em moda praia.

Além de ser um verdadeiro paraíso para os amantes da moda praia, o local é o cartão de visita das mais de 100 empresas instaladas no município dedicadas à atividade.

Quer saber mais sobre a rua dos biquínis? Prossiga com a leitura.

Rua dos Biquínis: sua relevância para a moda praia

Calcinha PH Moda Praia

Como dissemos anteriormente, a Rua dos Biquínis de Cabo Frio é única.

Situado no bairro de Gamboa, o local notabiliza-se como grande polo da moda praia na América Latina e é parada obrigatória para quem pretende curtir alguns dias de lazer na bela Região dos Lagos, no Rio de Janeiro.

São quase 100 metros onde estão reunidas grifes de diversos portes, responsáveis por fabricar cerca de 5 milhões de peças por ano.

Variedade e preços baixos

O shopping — oficialmente chamado de Shopping Gamboa — oferece mais de 150 lojas especializadas em moda praia e acessórios.

Embora algumas marcas se repitam em várias lojas, sempre há algo novo em cada uma delas. Você encontra tanto coleções antigas quanto dos modelos que serão tendência na próxima estação.

Além da grande variedade, destacam-se os preços. Tanto no varejo quanto no atacado. É fácil encontrar peças a partir de R$10,00.

Outra grande vantagem é o fato de poder montar o biquíni como desejar, seja na combinação de modelos, seja na de tamanhos. 

A história da Rua dos Biquínis

A história da Rua dos Biquínis é quase tão antiga quanto a própria peça. Por isso, é necessário falar sobre a chegada no biquíni ao Brasil.

Invenção francesa, o biquíni começou a ser usado por aqui no final dos anos 50. Primeiro, pelas vedetes, como Norma Tamar e Carmem Verônica, que juntavam multidões nas areias de Copacabana, na capital fluminense e, mais tarde, pela maioria decidida a aderir à sensualidade do mais brasileiro dos trajes.

A partir daí, a história do biquíni se confunde com a das praias cariocas, verdadeiras passarelas de lançamentos da moda praia nacional.

Dona Nilza Rodrigues e o início da famosa rua

Em 1953, a costureira cabofriense Nilza Rodrigues Lisboa resolveu investir na confecção das peças criadas na França. Com uma ajudinha da atriz Tônia Carrero, que emprestou os biquínis, ela copiou os moldes e fez da artista sua primeira cliente.

A costureira fez escola e, com a ajuda da família, sua produção foi crescendo. Em pouco tempo, contava com 32 funcionárias e 22 máquinas.

Sob a luz do lampião, Nilza começava uma das principais atividades econômicas de Cabo Frio e a Rua dos Biquínis.

Em meados dos anos 1980, alguns microempresários já haviam se instalado no local em lojas adaptadas: salas e quartos das famílias de pescadores que lhes alugavam para a abertura de estabelecimentos comerciais.

A partir de então, novos empresários, não só de Cabo Frio mas também de outras cidades do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Minas Gerais, instalaram-se na rua e ampliaram a produção local.

Marcas presentes na rua

Gamboa shopping - rua dos biquinis

Abaixo, listamos algumas lojas presentes na Rua dos Biquínis. Confira:

Pátria Amada:

Nessa loja você encontrará bolsas, shorts, vestidos, saias e outros artigos no universo da moda praia.

PH Praia: 

Possui diversos modelos de biquínis, maiôs e saídas de praia.

Pitanga Moda Praia

A Pitanga é uma marca tradicional de Cabo Frio. Estilo único e peças únicas para as amantes de moda praia.

Cor de Jambo:

A loja produz suas peças com estilo próprio. No local, você encontra biquínis, sungas, maiôs, saídas de praia, fitness e acessórios em geral.

Enseada biquinis:

Desenvolve looks beachwear com muito charme e estilo.

Mar & Cia Kid:

Especializada em moda praia infantil.

Toccare: 

Na Toccare você encontrará biquínis, sungas e vários outros produtos de moda praia. Vendas no atacado e no varejo.

Mais informações:

A Rua dos Biquínis está localizada na Rua Jorge Veiga, nº 310, no bairro Gamboa.

O horário de funcionamento é de 8h às 00h, na alta temporada (dezembro à março) e de 9h às 21h, na baixa temporada (abril à novembro).

Agora que você já conhece a Rua dos Biquínis e sabe qual é sua importância para o mundo da moda praia, que tal assinar nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades do blog?

Mostrar mais

Artigos relacionados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo