Inbound CommerceInbound Marketing

Inbound marketing para e-commerce funciona?

Sim, inbound marketing para e-commerce funciona e nesse post te mostraremos o motivo!

A gente tem falado muito sobre Inbound Marketing, então, você já deve saber como funciona.  Mas hoje o foco é outro, vou falar sobre como podemos aplicar a metodologia de Inbound Marketing para e-commerce ou, como alguns estão chamando: inbound commerce.

Muitas pessoas acreditam que a metodologia Inbound tem um ciclo de vendas muito demorado e por isso não é adequado para um e-commerce. Mas essas pessoas estão equivocadas.

É bem possível adequar a metodologia para aumentar as vendas de um e-commerce, reduzindo o ciclo de vendas ou estimulando a recompra.

O conteúdo bem produzido junto a uma bom relacionamento com o cliente, permite que a loja virtual se destaque da concorrência e transmita mais confiança para o consumidor ao demonstrar autoridade no assunto.

Com Inbound Marketing também podemos pensar uma estratégia de pós-venda e trabalhar a fidelização de clientes, através de uma automação de marketing que pode ser executada mantendo os consumidores ativos por meio de novos conteúdos relacionados às paginas visitadas ou produtos consumidos.

A metodologia do Inbound Marketing segue uma sequência lógica de etapas.

  • Atrair  visitantes qualificados;
  • Converter esses visitantes em Leads;
  • Relacionar-se com os Leads para avança-los no funil de vendas;
  • Vender para os Leads mais quentes e qualificados;
  • Analisar os resultados para otimizar todo o processo.

Essas etapas também podem ser aplicadas no e-commerce. Com estratégias de Inbound Marketing, é possível conhecer o consumidor e acompanhá-lo em sua visita à loja virtual, desde a pesquisa que ele faz para chegar até as páginas que acessa e a conclusão da venda.

Esta estratégia facilita a criação de ações ao mapear a jornada de compra dos consumidores, oferecendo o conteúdo certo, no momento e local certos.

Processo de Inbound marketing para e-commerce

Antes de começar uma estratégia de Inbound Marketing para e-commerce, é preciso ter em mente quem a empresa quer atingir, ou seja, qual é o seu cliente ideal.

Chamamos esse perfil de persona. A definição de personas permite que a loja virtual entenda não apenas se aquela pessoa tem interesse em comprar ou não, mas qual comportamento ela segue.

Esse método baseia-se na jornada de compra de cada persona da empresa, que se divide em 4 fases.

Inbound marketing para e-commerce

1. Aprendizado e descoberta

Fase em que o potencial cliente não sabe que tem necessidade pela sua solução e ainda está começando a se interessar por determinado tema.

É hora de capturar a atenção dele para mais tarde fazê-lo perceber que tem um problema ou uma oportunidade que você pode solucionar.

2. Reconhecimento do Problema

Nessa fase, sua persona já se aprofundou um pouco mais no assunto e percebe que tem uma dor ou oportunidade de crescimento.

Sua empresa deve, então, aprofundar nos temas e tocar diretamente na ferida dele, levando-o a estudar mais o problema e ir atrás de soluções para resolvê-lo.

3. Consideração da Solução

Após pesquisar mais, ele entrará na fase de avaliação de possíveis soluções para o seu problema. É quando a empresa deve criar um senso de urgência para a compra e mostrar a ele por que o seu serviço ou produto é a melhor solução.

4. Decisão de compra

Neste momento o consumidor chega ao fim do processo e, após analisar as opções, toma sua decisão: é o momento da compra.

Aqui é necessário mostrar seus diferenciais em relação aos concorrentes e convencê-lo em comprar o produto em seu e-commerce.

O que pode ser automatizado na sua loja virtual?

É necessário que o seu e-commerce tenha uma estratégia de conteúdo para converter os 98% dos consumidores que ainda estão nas fases 1 e 2 do processo de compra.

Essa conversão é sinalizada quando o visitante da loja fornece suas informações de contato. Nesse ponto, o segredo é criar o gatilho certo para que ele seja convencido a deixar essas informações.

Automatizando processos você libera sua equipe para cuidar de atividades mais estratégicas, aquelas que se refletem em ganhos reais para seu e-commerce. Mas exatamente o que pode ser automatizar dentro de um e-commerce?

  • Nutrição de leads
  • Envio de promoções
  • Status dos pedidos
  • Abandono de carrinho
  • Compra recorrente

Em outro post descrevemos minuciosamente como cada uma dessas automações de marketing.

Aqui na UB House, nossos clientes usam o RD Station – excelente alternativa para quem busca uma ferramenta robusta. Com ela você também será capaz de gerenciar todo o aspecto promocional de sua loja virtual, como os CTAs, criação de landing pages e todo o processo de nutrição de leads.

Com o Inbound Marketing, o e-commerce da Neon Pet Shop aumentou seu faturamento em 92% e o ticket médio das vendas online cresceu 16% em 2016.

Ficou alguma dúvida sobre automação de marketing para e-commerce? Baixe nosso e-book e saiba mais detalhes sobre como implementar a metodologia de Inbound Marketing para e-commerce.

 

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