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Ciclo de vida do produto na moda: entenda como funciona

Já percebeu a quantidade de produtos que entram e saem do mercado? Por trás de cada lançamento nas vitrines e passarelas existe toda um planejamento e chamamos isso de ciclo de vida do produto.

Todo empreendedor que trabalha não só com moda deve tomar conhecimento disso para se destacar em meio a concorrência presente no mercado.

Além das novas tendências que surgem, as estações do ano contribuem muito para a renovação de produtos, o que é muito favorável para as empresas, sabendo administrar o ciclo de vida do produto, claro.

Se você trabalha nesse ramo, continue a leitura e entenda melhor todas as etapas pela qual o produto passa.

O que é o ciclo de vida do produto na moda?

O ciclo de vida do produto se trata do intervalo de tempo em que o produto tendência entra no mercado, se destaca, declina e então desaparece.

No mundo da moda alguns ciclos de vida de determinados produtos são maiores do que outros. Isso pode variar de acordo com as estações do ano, coleções e claro, de acordo com as roupas usadas em diferentes ocasiões.

Existem produtos que alcançam seu auge rapidamente, mas que logo declinam. Sabendo cada uma dessas etapas as chances de um empreendedor aproveitar melhor as oportunidades de vendas e o momento exato para recuar, são muito maiores.

Quais são as etapas do ciclo de vida do produto na moda?

Introdução

A introdução começa no lançamento do produto e vai até o ponto em que as vendas ganham crescimento. Essa é uma das principais etapas, já que ela cuida do processo que faz o produto ser um sucesso ou não.

Na introdução, a empresa deve se esforçar para se destacar e atrair os clientes. Nesse esforço estão os investimentos em marketing e publicidade, a definição do preço e escolha dos canais de distribuição.

Ciclo de Vida de Produto de Moda - Clássicos

As ferramentas de Business Intelligence fazem boas previsões de tendências na qual você pode se basear no lançamento do produto de sua loja.

Com isso, é mais fácil acertar no desenvolvimento do produto, já que as necessidades e desejos do mercado serão visíveis para sua empresa.

Crescimento

Agora que o produto já é conhecido pelos consumidores, o número de vendas aumenta de forma mais rápida a empresa pode produzir em maior escala. Nessa etapa, surgem os concorrentes com peças similares.

Sua empresa pode aumentar o valor do produto e investir em ações de diferenciação e preferência da marca. Com os canais de distribuição é normal que as demandas cresçam, nesse caso é indispensável estar preparado para atender todas elas.

Chegar à maturidade antes que os competidores é um dos principais objetivos, por isso ter o domínio do mercado e investir na força da marca são vistos como prioridades.

Maturidade

Essa costuma ser a etapa mais longa do ciclo. Aqui, o mercado se estabiliza e fica saturado — o surgimento de novos concorrentes para.

Também temos o ápice das vendas nessa etapa. onde a concorrência continua crescendo e fazendo de tudo para conquistar os consumidores através de preços e/ou vantagens adicionais.

A demanda continua grande, então o lojista deve procure atrair o cliente de todas as formas possíveis, que pode ser se diferenciando nas características do produto ou até mesmo do atendimento.

Saturação

Na saturação a competição aumenta ainda mais, outras lojas começam a oferecer os mesmos produtos e com isso a desvalorização do mesmo é certa.

Por isso, é importante investir em uma boa estratégia de branding para manter seus produtos originais e preferidos.

Declínio

Por fim temos o declínio, onde o interesse cai significativamente e é hora de investir em novos produtos. Mas calma, não o descarte sem verificar o motivo de sua queda, existem formas de prolongar o ciclo de vida de um produto, com uma boa estratégia de marketing, por exemplo.

Caso não tenha jeito, retire o produto do mercado da melhor forma possível para que não haja prejuízos

É bom estar atento, nem todos os produtos percorrem as etapas ao mesmo tempo. Além disso, a variação de um produto para o outro pode ser grande, e nem sempre terão a mesmo mesmo ciclo de vida.

Na moda muitos produtos tem um ciclo bem curto, são as chamadas modinhas. Afinal, as novas tendências vem surgindo e o mercado precisa acompanhar essa evolução para melhorar suas vendas.

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