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SEO on page para e-commerce: entenda o que é agora mesmo!

Apesar de ser uma excelente oportunidade para empreendedores, o mercado digital também é muito competitivo. Por isso, engana-se quem pensa que basta colocar um site no ar para conseguir vendas e crescer no ambiente digital.

É preciso contar com recursos que contribuam para que o seu site se destaque dos concorrentes nas buscas. É aí que entra o SEO on page para e-commerce.

Você já ouviu falar desse conceito? Hoje, os sites de busca são a principal fonte de procura de informações pelos que navegam na web. Por isso, ter um site bem posicionado nesses buscadores é fundamental para ser visto.

Ao longo deste post, explicaremos o que é o SEO on page, sua importância e como iniciar uma boa estratégia. Então, se você quer entender mais sobre o assunto, continue com a leitura.

O que é SEO on page?

SEO on page para e-commerce: entenda o que é agora mesmo!

O SEO on page (Search Engine Optimization) consiste em estratégias que são utilizadas no e-commerce para a otimização do conteúdo que fica disponível para os visitantes.

Em outras palavras, é um processo com o objetivo de deixar a loja virtual mais amigável para os mecanismos de busca como o Google.

Fazendo uso dessa estratégia, o lojista pode gerar tráfego orgânico (sem investimento em anúncios) e captar mais clientes.

Isso envolve a escolha de um bom título, que contenha as palavras-chave, que são buscadas pelo seu público na busca, e também o uso de:

  • title tag;
  • meta descrição;
  • imagens;
  • URLs amigáveis (que contenham o assunto tratado na páginas);
  • conteúdos;
  • descrição de produtos.

Ou seja, é preciso ter em mente que a ideia principal do SEO on page é garantir uma página que tenha uma visualização agradável, mas que, ao mesmo tempo, faça os robôs dos sites de buscas perceberem que o conteúdo é organizado e relevante para o público.

Afinal de contas, você não quer perder acessos por causa de erros de SEO, não é mesmo?

Quais são os benefícios dessa otimização para lojas virtuais?

Além de posicionar seu e-commerce nas primeiras colocações do Google, fato que já justificaria os esforços em aplicar o SEO em sua loja, a técnica gera uma serie de benefícios, como:

Gerar mais visitas orgânicas: Mais visitas orgânicas representam um menor custo por lead, menor custo por aquisição de cliente e maior retorno sobre o investimento. Resumidamente, trata-se de gerar mais oportunidades gastando menos dinheiro.

Maior tráfego qualificado: nada melhor do que ser encontrado por aquelas pessoas que estão verdadeiramente interessadas em consumir seus conteúdos e ofertas, não é mesmo?

Aumento da credibilidade da sua marca no mercado: há uma visão entre os consumidores de que se um site está lá na primeira página ou entre os primeiros resultados de pesquisa, é porque ele é relevante e confiável. E esses dois valores são importantes para uma marca ter mais credibilidade no mercado.

SEO on page: quais as técnicas podem ser adotadas para colocá-lo em prática?

Agora que você já entendeu o que é o SEO on page e quais são seus benefícios, chega a hora de conhecer as técnicas que podem ser adotadas para colocá-lo em prática. Confira abaixo.

Palavra-chave

Para que você tenha um bom ranqueamento dos seus produtos e da sua loja no mecanismo de busca, a definição das palavras-chave é fundamental.

Afinal, de nada adianta ter um produto diferenciado e destacá-lo com uma palavra-chave que não tem um volume de buscas considerável, deixando de destacar a sua página nas primeiras posições na busca.

Elas deve devem ser definidas de acordo com o seu produto e o que os potenciais consumidores andam pesquisando. A dica é: no momento da escolha, foque na persona. Leve em conta o perfil do público e seus hábitos de consumo.

Além disso, lembre-se de prezar pela quantidade de conteúdo e evitar repetições excessivas dos termos ao longo da página — o Google leva em consideração a experiência dos usuários e pode punir essa ação.

Outro ponto relevante é a escolha do tamanho da palavra-chave. Existem dois tipos: a head tail e a long tail. Também conhecidas como Palavras de Cauda Longa.

As head tail são mais genéricas e, por isso, têm uma concorrência mais acirrada. Por exemplo: “camisa de time”.

Por sua vez, as Long Tail são expressões mais longas, recebem menos tráfego de pesquisa, mas apresentam uma taxa de conversão maior. Por exemplo: camisa do Flamengo masculina para adulto”. Elas são mais específicas.

Otimização das Imagens

O uso de imagens e vídeos pode ajudar a melhorar a experiência dos usuários dentro da página e aumentar a permanência deles no seu site. Esses recursos, entretanto, também precisam ser otimizados para o SEO.

No caso de imagens, deixe o arquivo com um nome parecido com a palavra-chave, em vez de “fotoproduto3.jpeg”, por exemplo.

Essa dica é simples, mas ajuda a aumentar as chances de conseguir um bom ranqueamento no Google Imagens. Além disso, o uso do texto informando do que se trata a foto em questão é um ótimo apoio para deficientes visuais e visitantes que não conseguem carregar o site por completo.

No caso dos vídeos, se forem publicados no YouTube, é preciso seguir as estratégias de SEO para a plataforma.

Título da página

O título da página do site (ou title tag) é aquele que aparece nos resultados dos mecanismos de pesquisa. Trata-se uma ferramenta valiosa na hora de atrair o cliente, porque ele é um dos primeiros aspectos avaliados em uma visita ao site.

É o title tag que indica do que se trata aquele conteúdo em questão – isso vale tanto para os clientes quanto para os motores de busca. Ou seja, é indispensável para seu negócio ganhar mais visibilidade e aumentar as vendas.

Então, fique atento a isso e gere uma boa experiência para o seu público. É necessário que ele entenda, com clareza, qual é o assunto principal da página.

Recomenda-se deixar a palavra-chave já como o primeiro termo que vai aparecer no título da página. Se não houver a possibilidade, é interessante colocá-la o mais à esquerda possível, de forma que seja identificada o mais rapidamente possível.

Vale lembrar que o título deve conter no máximo 63 caracteres (para que não seja cortado pelo Google).

URL

A URL precisa ser bem amigável. Assim como a title tag, trata-se de um lugar bem estratégico para indicar o conteúdo para os usuários e os motores de busca.

Além de incluir a palavra-chave, lembre-se de usar termos que estejam ligados ao produto.

Tenha em mente, entretanto, que “menos é mais”.  Usando a palavra-chave na URL de forma direta e compreensível, crie endereços fáceis a amigáveis. Evite combinações longas de números e letras aleatórias.

Repare a diferença entre as duas opções hipotéticas a seguir:

www.lojavirtual.com/categoria/produto/colchao-de-solteiro-espuma

www.lojavirtual.com/categoria.php?pesquisa=UoDoMjyjv8fjJ

Meta descrição

A meta descrição é o texto que aparece logo abaixo do título nos resultados das buscas. Quando bem elaborada, é uma importante ferramenta para levar o consumidor até a sua página.

Embora não seja considerada um fator que contribui para o ranqueamento, a meta descrição é importante para atrair mais tráfego de leads qualificados para o seu site.

Ao elaborá-la, não se esqueça de fazer um resumo bem atrativo do produto que está sendo ofertado. Isso é essencial para reduzir a sua taxa de rejeição e abandono.

Outra ótima sugestão é informar seus diferenciais. Por exemplo, frete grátis.

Layout responsivo, prático e ágil

Lembre-se  sempre do foca na experiência do usuário. Com a popularização dos smartphones, por exemplo muitas pessoas acessam a internet por meio dos celulares. Devido a isso, o Google também leva em consideração os sites que são adaptados para dispositivos móveis.

Se a sua loja não teve o código adaptado para que as páginas possam ser exibidas em qualquer formato de tela, sem prejuízo na leitura das informações e não oferece boa navegabilidade para quem acessa pelo telefone, corre-se o risco de ser penalizado no ranqueamento.

Também vale a pena planejar a arquitetura do site, de forma que o cliente consiga ter acesso a tudo que precisa com poucos cliques, e garantir que tudo seja feito com uma boa velocidade.

Afinal de contas, ninguém gosta de passar incontáveis minutos em um site à procura de um determinado produto ou serviço.

A demora, inclusive, é um dos grandes motivos que levam os visitantes à deixarem de acessar um endereço.

Entendeu a importância do SEO on page? Apesar de serem um pouco mais técnicos, estes recursos quando colocados em prática da forma adequada são de suma importância para garantir o crescimento do seu e-commerce.

Agora que você já sabe o que é o SEO on Page para e-commerce, assine nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades do blog!

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