Branding

Sua marca tem boas histórias para contar?

Um dos grandes desafios das marcas atuais é ter a atenção de seu público e em um mundo onde a informação chega cada vez mais rápido e por diversos canais, conseguir capturar a atenção é no mínimo um desafio. Alguns dizem inclusive que “atenção é o bem mais precioso dessa época”.

A internet trouxe novos hábitos e a publicidade tradicional não nos atinge da mesma forma, por isso é preciso atrair os olhares de outra forma e convenhamos, há algo que atraia mais do que uma história bem contada? É daí que vem o Storytelling, ou como descrita por Bruno Scartozzoni, “a arte de contar histórias ou o conjunto de técnicas de comunicação usadas pelos seres humanos desde o inicio dos tempos”. Desde sempre as pessoas contam histórias, seja para transmitir conhecimento, dar sentido a um fato, preparar alguém para os desafios da vida ou simplesmente para entretenimento.

A indústria do entretenimento, como Hollywood, enxergou a vantagem de uma boa história faz algum tempo e a indústria publicitária está começando a fazer releituras sobre o assunto e isso se deve ao surgimento de novas mídias sociais, já que hoje todos são produtores de informação em potencial e a atenção do público está cada vez mais valiosa.

Histórias são sempre sobre pessoas e seus sentimentos, nunca sobre marcas e produtos e todas elas possuem uma estrutura comum: um personagem que enfrenta desafios para chegar a um objetivo que vai transformar sua vida.

Além disso, transmídia é uma grande tendência no cenário da comunicação e algumas empresas trabalham muito bem esse conceito. Bem, o termo é bem autoexplicativo e você entenderá seu significado com o exemplo: pense comigo, se você tem o mesmo assunto abordado da mesma forma em duas mídias, há uma grande chance de você mudar de canal em uma das mídias, por outro lado se você tiver conteúdos complementares em cada mídia, essa chance diminui bem. É o caso de Assassin’s Creed, que conta sua história em diversas plataformas complementares, desde games à livros, unindo o mundo off-line com o online. Aliás, cibridismo é outra grande tendência.

Essas técnicas – Storytelling e transmidia –  podem ajudar no branding e enriquecem a comunicação da marca com seus consumidores.  Foi  o que fez a Panvel Farmácias com “A História do Lilinho”, um filme lançado em outubro de 2011 que tenta resgatar os laços de amor e carinho que nós temos com quem amamos. Confira:

Outra marca que usou essa técnica foi a Johnnie Walker, marca de whisky escocês,  ao criar um vídeo institucional contando a trajetória da marca: como foi criada, os obstáculos que enfrentou e como chegou ao reconhecimento mundial do mercado de whisky. É importante destacar o cenário do vídeo com a identidade da marca, como, por exemplo, o personagem narrando a história o tempo todo andando do vídeo – keep walking – e passando por ícones que simbolizam momentos importantes para a marca.

E é com “The man who walked around the world” que encerro o texto de hoje:

 

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