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Pokémon GO: saiba como sua empresa pode se beneficiar com o App do momento

Você certamente já ouviu falar no fenômeno mundial – e agora brasileiro – chamado Pokémon Go. Mas o que a maioria das pessoas ainda não sabe é que negócios locais podem, através de ações criativas, atrair novos clientes e aumentar muito suas vendas.

Lançado oficialmente no dia 6 de Julho nos Estados Unidos, Nova Zelândia e Austrália, o clássico que fez parte da infância de praticamente todas as crianças do mundo ocidental conseguiu, em menos de uma semana:
– Ultrapassar o número de usuários no Tinder;
– Ter o dobro de engajamento do que o Snapchat;
– Alcançar o Twitter em número de usuários diários;
– Ultrapassar o Whatsapp e Instagram em tempo de uso diário.

E esse sucesso não surgiu do nada. Além de Pokémon já ser uma “marca” mundialmente conhecida, com fãs engajados e apaixonados, o jogo Pokémon Go funciona sob uma tecnologia inovadora, que permite a visualização e interação de objetivos 3D com o mundo físico – essa tecnologia é a realidade aumentada. Não é a toa que o valor de mercado da empresa japonesa Nintendo já dobrou no último mês, sendo avaliada atualmente em 42 bilhões de dólares.

No Brasil, o Pokémon Go só foi lançado oficialmente no dia 4 de Agosto, e não é surpresa para ninguém que o jogo já se tornou uma febre nas terras tupiniquins, com criança matando aula para capturar Pokémon e adultos indo a pé para o trabalho só para ver se encontra um Charizard. Mas não são só as pessoas que podem se beneficiar do jogo, as empresas podem e devem aproveitar essa oportunidade!

Como criar um PokéStop para meu negócio?

Se você já baixou o app e mora em uma cidade do interior, deve ter percebido como é um pouco sem graça quando não existem PokéStops ou Ginásios. Em cidades pouco populosas simplesmente não há PokéStops ou Ginásios disponíveis mas existem algumas soluções não garantidas que podem te ajudar a criar um destes espaços para o seu negócio.

Você pode fazer uma solicitação no site oficial da Niantic – desenvolvedora do jogo – para que seu estabelecimento se torne um PokéStop ou Ginásio. Porém, infelizmente, essa opção está temporariamente desativada, devido à muitas solicitações pelo fato do jogo estar tão ‘’bombado’’. Pois é, por enquanto o site oficial de Pokémon GO para a criação de PokéStops e Ginásios não está aceitando solicitações, porém, existem algumas maneiras ou possibilidades ainda não comprovadas que você pode fazer para tentar criar um PokéStop ou Ginásio para o seu negócio.

  • Alternativa #1: Solicitação de parceria via email
    No mesmo site onde diz que não é possível solicitar novos PokéStops ou Ginásios, existe um email para solicitação de parcerias com o aplicativo Pokémon GO. Você pode enviar um email direto para a Niantic Labs com sua solicitação. O email é: partnerships@nianticlabs.com. Vale lembrar que o email precisa ser escrito em inglês 😉
  • Alternativa #2: Criar um portal em Ingress
    Todos os PokéStops e Ginásios existentes são baseados nos portais do jogo do Google Ingress. Se você conseguir criar um portal no Ingress, provavelmente você já terá um PokéStop durante seu lançamento. Lembrando que essa é uma teoria e que não foi comprovada, mas é uma possível solução pra criar um PokéStop em seu negócio. Para criar um portal em Ingress, você irá precisar de uma conta do Gmail e um aparelho compatível, no caso do Android, apenas o 4.0 ou superior.
    Existem duas maneiras de criar portais no Ingress: A primeira e mais simples é pressionar e segurar o local onde quer criar o novo portal e selecionar a opção NEW PORTAL, a camêra será ativada, tire a foto do portal no mundo real (não pode haver ninguém posando para a foto), depois coloque o nome do portal (pode ser qualquer nome, desde que não seja ofensivo) e pressione SEND. A descrição é opcional. O portal será então analisado, o que demora cerca de um mês.
    A segunda maneira é pegar alguma foto já existente, e compartilhá-la pela opção NIA Super Ops, daí em diante o processo é semelhante à primeira maneira, com a diferença que você também deve informar a localização do portal caso a foto não tenha o local definido.
    Se aceito, o portal no Ingress se tornará um PokéStop nas próximas atualizações de mapa de Pokémon GO. É possível que seu nível e seu tempo de jogo influencie no processo de criação de portais. Caso você queira ver todos os PokéStops e Ginásios em sua cidade antes de baixar o jogo em seu smartphone, existe um site chamado Mapa Pokemon GO que reuniu todas as cidades do Brasil que já tem as PokéStops e Ginásios definidos. Ele não é oficial, mas é bem simples e intuitivo de usar.

Se o local de seu empreendimento se tornar um PokeStop, você poderá atrair sua clientela usando de “Lure Modules”, um item que atrai Pokémon para o seu PokeStop. Quando o Lure Module for ativado, todos os jogadores nas redondezas poderão ver no mapa, assim eles podem ir ao local onde a presença das criaturinhas é mais forte.
Se seu local de negócio é um PokeStop, ou fica perto de um, você pode facilmente aplicar o Lure Modules. Os Lure Modules duram 30 minutos cada, e você pode comprá-los individualmente ou um pacote com oito. Com cerca de US$20, você consegue deixar o Lure Module ativo pelo dia inteiro.

Ginásios Pokémon são um pouco mais difíceis de gerenciar. Diferente dos PokeStops, jogadores em três times diferentes batalham pelo controle dos ginásios. O controle dos ginásios pode mudar diversas vezes no dia, e o jogo estimula que os jogadores se encontrem e batalhe em um ginásio. Já tivemos notícias de lojas que se tornaram ginásios Pokémon e que oferecem um certo desconto a quem se tornar o líder do referido ginásio, o que estimula que os jogadores permaneçam no local, comprem e mantenha sempre a “casa cheia”.
Alguns estabelecimentos oferecem descontos para jogadores que capturarem pokémons no local, ou que tenham um Pokémon raro para exibir.

Contudo, nem todos negócios poderão se beneficiar com Pokémon GO e alguns podem até achar o aumento no movimento local um incômodo. Se você não quer que seu negócio esteja envolvido com Pokémon GO, você pode pedir à desenvolvedora do jogo que remova a sua locação do jogo.

Dicas para atrair clientes

Você já sabe como incluir o Pokémon GO no seu negócio. Agora saberá como atrair os clientes e, principalmente, mantê-los.

1- Use seus canais para convidar a galera para caçar Pokémons em seu estabelecimento aproveitando, também, pra fazer aquela promoção imperdível;
2 – Disponibilize uma rede de sinal Wi-Fi que possa ser oferecida aos jogadores, fazendo com que as pessoas tenham que vir até você para pedir a senha do roteador;
3 – Para que fique mais convidativo ainda, crie impressos na frente de sua loja e, se conseguir, escreva os nomes dos Pokémons que já foram capturados lá;
4 – Distribua produtos, descontos ou serviços específicos para quem conseguir capturar o maior número de Pokémons ou o Pokémon mais raro;
5 – Coloque um quadro com o nome da pessoa ou time que mais capturou Pokémons naquele lugar, e ofereça descontos especiais para quem conseguir superá-los;
6 – Se seu local for um Pokestop, compre Lure Modules (módulos de aproximação), eles atraem os monstrinhos, que aparecem também para outros usuários;
7 – Compartilhar as fotos dos Pokémons e marcar seu estabelecimento no Facebook ajuda no engajamento da galera, fazendo com que as pessoas conheçam o local;
8 – Caso seu local ainda não seja um Pokestop, utilize os Lures para que os atraia.

Por que não aproveitar que tudo isso ainda é uma novidade e vender mais com o Pokémon Go? Como toda novidade, a tendência é que com o tempo tudo se normalize, e as pessoas que a usaram no início são sempre as que conseguem tirar o maior proveito. E se precisar de uma ajuda, conte com a gente!

 

 

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