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5 motivos para investir em uma loja virtual mesmo em meio à crise

A confiança dos pequenos empresários cai a cada novo dado apontando a retração da economia enfrentada pelo país. De acordo com pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 54% dos comerciantes têm medo de que a crise econômica de 2016 se prolongue. Para 75%, 2015 foi pior para a economia brasileira do que 2014. Quem pensava em expandir os negócios, abrir novas lojas, ampliar linha de produtos, agora pensa duas vezes diante de um cenário cheio de incertezas.

Na contramão de todo pessimismo, o comércio digital desponta como uma alternativa para driblar a crise. Dados mostram que entre 2014 e 2015, o comércio online teve um saldo positivo, aumentando seu volume de vendas em 16%. Por isso, muitos empresários têm considerado investir em uma loja virtual nesse momento, o que faz muito sentido.

Em uma sociedade cada vez mais digitalizada, o número de pessoas que compram através da internet vem aumentado consideravelmente a cada ano. Mas existem ainda muitas razões que atestam a viabilidade de levar sua empresa para o mundo digital, mesmo em um período de retração econômica.

Confira abaixo 5 principais motivos para você investir em uma loja virtual mesmo em meio à crise:

  1. Levar sua empresa para o mundo digital é ampliar o seu campo de ação e atingir um número maior de consumidores, o que pode compensar a falta de giro de produtos da sua loja física;
  2. Uma loja virtual requer um menor investimento e custo de manutenção. Embora exija investimentos em marketing e uma boa plataforma, nada se compara aos custos fixos de uma loja física, como aluguel e energia elétrica (que aumentou mais de 40% no último ano);
  3. A loja virtual aumenta e estreita o relacionamento com os clientes. Já sabemos que manter um cliente é mais barato que conquistar um novo. Uma loja virtual é uma maneira de estar 24h disponível para atender a seus clientes e torná-los ainda mais fiéis.
  4. As chances de calote são mínimas. Os meios de pagamento digitais estão a cada dia mais seguros.
  5. Ao contrário do que muita gente imagina, o comércio eletrônico pode até aumentar as vendas de uma loja física, atendendo aqueles consumidores que pesquisam na internet para depois se encaminharem para a loja física.

Conclusão: Uma loja virtual que possua uma estratégia bem elaborada, planejada, com bom conteúdo, produtos diversificados e preços acessíveis, pode ser uma alternativa para recuperar o faturamento perdido pelo baixo movimento de clientes que sua loja física pode estar enfrentando nesse período.

Em tempos de recessão, o mercado tende a se tornar pessimista e conformado. Nesse cenário, fazer um movimento contrário ao da maioria é ter grande chance de sucesso. Use a crise a seu favor e busque o espaço deixado pelos pessimistas para se estabelecer. É tempo de criar, não de lamentar.

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