Inbound MarketingMarketing digital

Planejamento de Conteúdo Digital em 5 tópicos

Ser ativo nas mídias sociais e produzir bom conteúdo em seus canais seus canais de comunicação é de vital importância para que uma empresa  se torne referência no segmento em que atua. Por essa razão, vamos dar algumas dicas para o seu planejamento de conteúdo digital.

Segundo estudo do  The Socialisation of Brands, 71% dos usuários são mais propensos à compra após terem se relacionado com a marca pelos canais sociais. Dessa forma, se você tem interesse em ingressar no mundo do content marketing ou deseja pensar uma nova estratégia digital para o seu negócio, planeje sua atuação e pense nos seguintes tópicos:

1. Pense em quem é seu cliente.

O planejamento de conteúdo digital ajuda a garantir que o material publicado nos canais sociais da empresa seja pensado e escrito para seu público-alvo. Se o conteúdo for produzido para “personas” diferentes das estabelecidas, os leitores não se sentirão contemplados e as taxas de conversão e relacionamento serão prejudicadas. Defina sua persona, conheça suas necessidades, tipos de mídia preferidos e comportamentos sociais. Com essas informações na mão, as etapas seguintes são facilitadas, como a criação de pautas, categorias e adequação da linguagem.

2. Encontre bons profissionais para escrever

Busque profissionais com conhecimento na área e que escrevam bem para cuidarem do abastecimento do blog e mídias sociais da sua empresa. Opte por aqueles profissionais que não se limitam a escrever, mas que saibam construir um relacionamento. Afinal, conteúdo digital nada mais é que relacionamento entre marca e cliente. Se você realmente deseja ser útil e agregar conhecimento aos seus leitores, pense e invista nisso.

3. Invista em conteúdo original

Escrever sobre o seu produto ou serviço já é escrever sobre o assunto que você tem domínio e isso já elimina qualquer motivo para só replicar conteúdos de outros sites. E quando isso acontecer, mesmo que creditada a fonte, deve ser feita com moderação. Em determinados casos, o Google pode, penalizar o ranqueamento da sua página. Seja original, crie novas pautas, eduque o seu público com base em sua experiência. O bom conteúdo dará confiança ao leitor e ele se lembrará disso quando for contratar alguma empresa do seu setor ou recomendar o serviço a um amigo.

4. Pense em materiais além do texto

Um dos benefícios do ambiente digital é a possibilidade de pensar em conteúdos multimídia. Invista na produção de posts com fotos, vídeos, imagens e infográficos como suporte. Esses anexos tornam o conteúdo digital mais atrativo ao leitor.

5. Foque nos resultados

Não adianta ter uma estratégia e planejamento de conteúdo digital se não forem utilizadas ferramentas de mensuração dos resultados. Além de você se basear nos números para convencer a diretoria da sua empresa de que tal investimento é importante, as métricas auxiliam a detectar o que está indo bem e o que precisa melhor em uma estratégia digital. Os resultados, sejam eles de relacionamento ou conversão, funcionam como termômetros no ambiente digital.

Depois de ler essas dicas, responda: você quer que sua empresa seja reconhecida por publicar assuntos aleatórios ou como referência na sua área de atuação?

Mostrar mais

Artigos relacionados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira também:
Fechar
Botão Voltar ao topo