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7 Gatilhos Mentais para aumentar as vendas da sua loja virtual

Se eu te disser que após a leitura deste post você conhecerá uma técnica eficiente para atuar na decisão de compra do seu cliente, e que esta poderá lhe render mais vendas, certamente você acompanhará o texto com o dobro da atenção, não é mesmo?

Pois bem, ao fazer isso, estou utilizando um gatilho mental para chamar sua atenção.  E é sobre este assunto que trataremos neste post.

Vamos entender o que são os gatilhos mentais e como você pode fazer seu e-commerce vender mais usando esta técnica simples.

O que são os gatilhos mentais?

Basicamente, os gatilhos mentais são técnicas utilizadas dentro do marketing e vendas de diversas maneiras e em diferentes tipos de conteúdo — sejam eles textos ou imagens.

Eles atingem pontos emocionais dos clientes e, quando aplicados da maneira correta, são capazes de ajudar no engajamento dos seus consumidores, motivando-os a agir.

Em outras palavras, os gatilhos mentais podem atuar como incentivadores em uma decisão de compra.

Digamos, por exemplo, que seu produto seja interessante para um determinado cliente, mas que por algum motivo ele esteja postergando a compra. Isso geralmente acontece quando o cliente está em dúvida ou com receio.

É neste momento que os gatilhos mentais entram em ação, impactando o cliente em aspectos emocionais para que ele sinta mais confiança para finalizar o pedido.

Os gatilhos mentais no e-commerce

Os gatilhos mentais podem ser usados em qualquer tipo de comércio. Em uma loja virtual, eles também ajudam o lojista a compreender melhor os comportamentos e hábitos de consumo do público.

Desta forma, ele poderá oferecer exatamente o que os consumidores desejam e precisam, aumentando a quantidade de vendas e os lucros.

Mas quais são estes gatilhos e como eles podem ser aplicados? É o que veremos a seguir.

7 gatilhos mentais que podem fazer seu e-commerce vender mais

Listamos abaixo sete dos principais mecanismos utilizados em marketing que poderão ser úteis ao seu negócio.

1. Prova social

O gatilho da prova social é um método eficaz para conquistar vendas, sendo ainda mais influente em situações de incerteza.

Em várias ocasiões, a decisão de compra está diretamente ligada ao fato de outras pessoas falarem bem e/ou indicarem seus produtos para outros potenciais clientes. Isso se deve ao fato de que, quando estamos em dúvida, costumamos observar o que os outros fazem para tomarmos uma decisão

Ou seja, qualquer demonstração pública de um consumidor satisfeito pode desencadear um estímulo de desejo de compra. Selecione comentários de clientes satisfeitos , por exemplo, e coloque-os na página do produto específico em seu e-commerce.

Outro método eficaz para aplicar este gatilho em sua loja é informar quais são os produtos mais vendidos. Assim como os motivos que os fazem ser tão desejados.

2. Autoridade

Quer gerar credibilidade e confiança na percepção dos clientes em relação ao seu e-commerce? A autoridade é um dos gatilhos mentais que trabalha com estes aspectos.

Por isso, é imprescindível que seu produto tenha algo que o destaque dos demais concorrentes. Afinal, seu consumidor precisa ter certeza de que seu produto é o melhor do segmento.

A produção de conteúdo relevante é uma das melhores formas de ganhar autoridade de mercado. Para isso, você tem que compreender quais são as necessidades do seu potencial cliente e agregar valor às suas entregas em forma de posts de blog, vídeos, e-mails marketing e o que mais fizer sentido.

Há também a indicação de especialistas. Se alguma pessoa de renome, celebridade ou digital influencer, falar bem de seus produtos, consequentemente o reconhecimento da sua marca aumenta.

3. Urgência

A urgência é um importante  gatilho mental, muito eficiente para estratégias de marketing em e-commerce. Ela é responsável por criar a sensação de oportunidade de compra imediata no cliente. Do contrário, ele poderá perder um bom negócio.

Entretanto, é preciso cuidado na hora de aplicá-la. Usar o argumento de urgência de forma falsa pode frustrar o consumidor.

Um bom exemplo prático do uso deste gatilho são as famosas promoções imperdíveis. Confira abaixo:

  • “Hoje é o ultimo dia”
  • “Últimas horas”
  • “Somente hoje”

Lembre-se, é importante deixar claro que valores e condições de pagamento são por tempo limitado (ou enquanto durar o estoque).

4. Escassez

Assim como o gatilho de urgência, o gatilho mental da escassez é muito eficiente para estratégias de marketing. Ele serve para informar que determinado produto possui uma quantidade limitada em estoque.

O ser humano tende a tomar uma decisão quando algo que está em sua frente é escasso.

Por exemplo: “Matricule-se no curso X. Vagas Limitadas”

Porém, também é preciso cuidado na hora de aplicá-lo. Utilizar o argumento da escassez quando, de fato, seu produto não está se esgotando, pode frustrar o cliente.

5. Reciprocidade

A reciprocidade também entra na lista dos gatilhos mentais mais fortes. Ela se baseia na ideia de que se disponibilizamos algo gratuitamente, a pessoa que receber esse “presente” sentirá o desejo de retribuir o gesto.

Um método muito eficaz de aplicar este gatilho, é enviar um brinde junto com a primeira compra de um cliente. Assim, o cliente se sentirá motivado a realizar uma segunda compra.

Mas este presente não necessariamente precisa ser algo físico. Ao entregar informações de valor, por exemplo, você está aplicando o gatilho mental da reciprocidade.

6. Novidade

Aplicar o gatilho mental da novidade é essencial. Como o nome bem diz, o principal objetivo deste é anunciar alguma novidade em seu e-commerce.

Ele causa a sensação de expectativa. Isso ajudará a manter o interesse público. Afinal de contas, quem não curte uma boa novidade?

Por isso, trabalhar um conjunto de ações e promoções com novidades que despertem o cliente para o novo é uma das maneiras mais eficazes de aumentar o desempenho das vendas em lojas eletrônicas.

Você pode aplicar o gatilho da novidade por meio de mensagens ou e-mails marketing.

7. Antecipação

Por meio do gatilho da antecipação, você pode criar um cenário futuro e estimular o cliente a desejar um terminado produto.

Assim como o gatilho da novidade, ele gera expectativa e pode ser um grande aliado na busca por mais vendas.

No mundo do cinema, ele é constantemente usado para promover os filmes e, logicamente, despertar nossa ansiedade. O foco principal dos trailers, por exemplo, é atrair a atenção das pessoas e obviamente antecipar algumas das principais cenas para que gere interesse e desejo por parte do público.

Você pode utilizar este gatilho em seu e-commerce, anunciando uma promoção especifica que ocorrerá em uma determinada data, um evento ou um produto.

Para usá-lo de forma eficiente, entretanto, é importante fazer um planejamento das suas atividades.

Use os gatilhos mentais de forma adequada

Dia do Consumidor

Lembre-se, os gatilhos mentais não devem ser utilizados de forma displicente. Afinal de contas, você não quer que seus clientes pensem que você está tirando proveito da situação, não é mesmo?

Planeje bem cada passo que você dará e utilize os gatilhos mentais de forma adequada.

Agora que você já sabe o que são gatilhos mentais e como fazer seu e-commerce vender mais usando estas técnicas simples, que tal assinar nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades do blog?

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