E-commerceLoja Virtual

Dicionário do e-commerce

O e-commerce é uma modalidade de comércio que realiza suas transações financeiras por meio de dispositivos e plataformas eletrônicas, como computadores e celulares. Junto ao comércio eletrônico, uma série de palavras e expressões começaram a fazer parte do nosso dia a dia.

Para acabar com as dúvidas, listamos uma série de palavras que abordam esse universo. Claro que nem todas as palavras estão listadas, por isso se você procura por algum termo específico e não localizou nessa página, entre em contato e nos ajude a completar esse imensa lista.

Nota: Algumas palavras estão listadas em Inglês e outras em Português, dependendo da forma mais popular.

 

A

 

24×7 – Referência a algo que fica aberto 24 horas durante os 7 dias da semana. É o caso das lojas no comércio eletrônico.

Abertura de Capital –  Processo pelo qual a propriedade de uma empresa fechada é transferida total ou parcialmente, para um grande número de pessoas que desejam dela participar e que não mantém, necessariamente, relações entre si ou com o grupo controlador.

Ação nominativa – Ação que identifica o nome de seu proprietário. Sua transferência deve ser registrada em um livro da empresa denominado Livro de Registro de Ações Nominativas.

Ação ordinária – Ação que dá ao seu proprietário o direito de voto em Assembléia.

Ação Preferencial  –  Ação que não dá direito de voto a seu titular, mas tem preferência no recebimento de dividendos e, em casos de dissolução da empresa, no reembolso do capital.

Acesso – Hit – Cada vez que o servidor é acessado em busca de uma imagem, texto, arquivo, etc. Não confundir com visitas.

ADSL – (Linha de Assinante Digital Assimétrica) Tecnologia digital para transferência de dados que opera nas linhas telefônicas de cobre existentes.

Ad views – Número de vezes que um anúncio é visto em um determinado período de tempo em uma página de Internet.

Afiliado – Uma organização com a qual é realizado um acordo formal para a venda ou divulgação de produtos ou serviços com eventual contrapartida financeira.

Agito (buzz) –  Forma de divulgação de uma empresa utilizando-se a mídia, eventos e fatos para gerarem notícia.

Angel investor – pessoa física ou empresa disposta a investir na startup. Muitas vezes, é literalmente o pai, um parente próximo ou um amigo do empreendedor e eventualmente, até um recurso a fundo perdido.

Anunciante – Aquele que assina a propaganda e é responsável pelo seu conteúdo.

Anúncio – Mensagem comercial para veículos impressos. Para outros meios, como rádio e TV, a palavra mais freqüente é comercial.

Applet – pequeno programa cuja função é animar textos e figuras na Internet. O applet sempre aparece incorporado ao conteúdo de uma página de Internet.

Audiência – percentual de pessoas atingidas pelos veículos de comunicação. Por exemplo: 46 pontos de audiência significa que 46% da população da área em estudo assistiu a um programa, no caso da televisão, ou visualizou uma página, no caso da Internet.

Auto responder – Programa que responde automaticamente as mensagens, utilizando informações programadas.

B

B2B ou Business-to-Business – Refere-se a transações de negócios realizadas entre empresas através da Internet.

B2C ou Business-to-Consumer – Refere-se à venda de produtos feita na Internet diretamente para o consumidor.

Backbone –  Conjunto de redes e sub-redes por onde flui em alta velocidade todo o tráfego da INTERNET.

Banner – Propaganda em forma de imagem gráfica utilizada na página da Internet. Normalmente, possui um link direcionando para um site promocional ou que traga mais informações sobre o produto mencionado na propaganda.

Break-even point – é o ponto de equilíbrio, quando as receitas da empresa se equivalem às despesas.   Quanto mais tempo a empresa estiver operando no vermelho, maior a chance de se inviabilizar por falta de capital. Uma das principais causas da quebradeira das ponto-com em 2000 foi o descuido com esse “pequeno” detalhe. Esse quadro já mudou e hoje, o equilíbrio financeiro em um prazo não muito longo, é uma das principais preocupações dos empreendedores e investidores.

Bit – Significa dígitos binários.  Um sistema é construído a partir de duas unidades de informação: 0 ou 1. Cada uma delas é um bit.

Bitmap – Um dos formato de arquivo de imagem utilizado na Internet.

Break – Intervalo comercial em rádio e TV.

Browser ou navegador – Programa de software que permite que o computador tenha acesso à Internet, como o Explorer, Netscape ou Ópera.

Byte – Conjunto formado por oito bits. Bit é a menor unidade digital de informação, representada por 0 ou 1.

Burn rate – A velocidade que um negócio gasta com os fundos de investimento.

C

 

Cable modem – Conjunto de placa e software que codifica e decodifica os sinais de computador através de cabo, permitindo a comunicação em rede. A transmissão de dados é similar à da TV a cabo. O cable modem possibilita a transmissão de informação em uma velocidade, no mínimo, 125 vezes mais rápida do que no modem comum, que utiliza a linha telefônica para transmissão de dados.

Cadeia de suprimento (Supply Chain) – Todo o processo de aceitação de um pedido de um cliente até a entrega do produto, incluindo as fontes de suprimento.

Campanha – Série de peças de propaganda, anúncios, comerciais e cartazes, etc. de um produto, serviço, marca ou empresa, para um ou mais meios.

Capa interna – Também denominada segunda e terceira capas. Qualquer uma das capas interiores de uma revista. Caracteriza-se por maior preço de tabela em relação às páginas internas.

Capital Social –  Total de recursos próprios dos sócios mobilizados para a constituição de uma empresa.

Outdoor – Modalidade de publicidade exterior na qual a mensagem é impressa em folhas de papel, coladas sobre chapas metálicas, emolduradas por madeira pintada. Usualmente com 32 folhas.

Categoria de produtos – Agrupamento mais específico (de itens) dentro do setor econômico.

Centimetragem – Área de um anúncio de jornal, que é a multiplicação do número de colunas pela altura em centímetros (cm x coluna).

CG – Comitê Gestor Internet do Brasil, órgão do governo brasileiro.

Chamada – Mensagem publicitária que promove programas ou eventos especiais, no meio em que é veiculada.

Cheque eletrônico – Um tipo de transferência eletrônica de recursos financeiros que pode ser entregue a uma empresa on-line para depósito em uma instituição financeira on-line.

Chat – Página que reúne usuários conectados simultaneamente no mesmo serviço para troca de mensagens em tempo real. Também conhecido como sala de “bate-papo”.

Ciberespaço – Assim como Ambiente Virtual. Conjunto das redes de computadores interligados e de toda a atividade aí existente.

Cisão – Operação na qual uma empresa tem seu patrimônio dividido e transferido para uma ou mais empresas constituídas para esse fim.

Click ou clique – Quando o usuário seleciona qualquer elemento da página, como um link ou banner,  usando a tecla do mouse.

Click rate (click through ou click through rate) – Percentual de cliques que um banner ou outro elemento publicitário gera. Para calcular o click rate, divide-se o número de cliques pelo número de exibições do banner.

Click Stream – Caminho percorrido pelo Internauta ao clicar nos links de um ou mais sites.

Comércio Eletrônico – e-commerce – Negócios realizados eletronicamente envolvendo entrega de mercadorias ou serviços.

Comunidade de Valor – ou Comunidade Virtual – Um conceito da WEB na qual os visitantes de um determinado site se identificam e interagem como pertencentes a um grupo com identidade de interesses ou características.

Contracapa – Capa oposta a frontal de uma publicação. Também chamada quarta capa. Seu preço é superior ao das capas internas.

Conselho de Administração –  Órgão de deliberação colegiada eleito pelos acionistas. Responsável pela nomeação, fiscalização e destituição de diretores e convocação de Assembléia Geral.

Conteúdo –  Arquivos, textos, imagens,.. contidos em um Web site. Um bom conteúdo é considerado imprescindível para o sucesso de um site.

Controle Acionário – Poder de decisão sobre a empresa, garantido pela posse da maior proporção de ações com direito a voto.

Cookie – Pequeno arquivo que fica armazenado no computador do usuário e guarda todas as informações importantes sobre sua navegação. O cookie permite que um site tenha um histórico da navegação do usuário e, assim, personalize o conteúdo do site de acordo com o perfil de cada Internauta.

Correio eletrônico ou e-mail – sistema de troca de mensagens eletrônicas através de redes de computadores.

CPM (Custo por Mil) – forma de cálculo para pagamento de anúncios. Um determinado valor é cobrado a cada mil vezes que um anúncio é impresso na tela do computador.

CPV – Custo por visitantes. O valor de um anúncio é dividido pela quantidade de visitantes de um site.

Criptografia – Técnica para converter um arquivo ou mensagem utilizando uma codificação secreta, mantendo, assim, os dados do usuários em segurança. É necessário que os dois usuários tenham o mesmo software para que o arquivo seja decodificado e compreendido.

 

D

 

Domínio – A  marca de um negócio na Internet. Por exemplo, a empresa Yahoo! (propriedade) é dona das marcas Yahoo.com e Geocities.com (domínios).

Domínio público – Algo que está na rede e é disponibilizado de forma gratuita.

Download – Transferência de um arquivo. Fazer um download significa copiar um determinado programa para o seu computador, sempre utilizando a Internet como fonte.

Duração – É o tempo do comercial, medido em segundos, também chamado de secundagem.

Duração da visita – Tempo que o usuário fica conectado à Internet.

 

E

 

E-book –  Livros escritos em formato eletrônico.

E-Business – Qualquer empreendimento baseado na WEB, ou,  as transações de negócio feitas entre empresas pela Internet. Normalmente é utilizado em seu lugar o termo e-commerce, embora não tenha a mesma abrangência.

E.B.I.T.D.A. –  arnings efore nterest, axes, epreciation and mortization, ou seja, é o ganho líquido de uma empresa antes da contabilização dos juros (Interest), impostos (Taxes), depreciação(Depreciation) e pagamento de dívidas (Amortization). É um dos muito parâmetros utilizados para se avaliar a lucratividade e valor de uma empresa.

E-procurement – A palavra “procurement” significa de adquirir, comprar.  Acrescentando-se o tradicional  “e” tem-se processo de compra realizado de forma eletrônica. É uma aplicação ou um site que tem por objetivo a aquisição de mercadorias, geralmente suprimentos.

Econet – 1.Rede de pessoas (ecology +network)  interessadas em assuntos ligados a ecologia e ambientalismo.  2. Rede de empresas  de Comércio Eletrônico (e-commerce + network) que possuem  sinergia e atuam de forma integrada.

E-Mail – Significa Electronic Mail, em português: Correio Eletrônico. São as mensagens trocadas pelos Internautas em programas como Outlook Express ou Lotus Notes, etc.

E-zine –  Revista on-line enviada com regularidade a uma grande quantidade de leitores.

EDI – Eletrônic Data Interchange –  Troca de dados realizada em formato eletrônico especifico.

Edição – É o número de uma publicação.

Editora – Empresa responsável pela publicação de veículos de mídia impressa – revistas e jornais.

E.R.P – Enterprise Resource Planning – Planejamento de Recursos para um empreendimento na qual os sistemas utilizados são integrados.

Empreendedor – indivíduo criador e gestor de emprendeentimentos. Normalmente trata-se de uma pessoa criativa, ousada e persisente nos negócios.

Empreendedorismo – Processo de gerir um empreendimento, desde sua concepção até a implementação e desenvolvimento.

Espaço – Unidade de medida da mídia reservada pelos Veículos, para inserção de mensagens publicitárias.

Extranet – É uma rede de computadores interligados exclusiva, montada, normalmente, para comunicação e desenvolvimento de negócios entre uma empresa, seus clientes e fornecedores.

 

F

FAQs – Frequently Asked Questions, ou seja, são as dúvidas mais freqüentes dos visitantes de um site com  a apresentação de suas respectivas respostas. É uma forma de facilitar o trabalho dos call-center e suportes.

Flash – Linguagem de programação que torna possível a animação de textos e figuras na Internet de forma interativa.

Frame – Moldura ou subdivisão da tela de um site.

Freeware – São programas gratuitos que, normalmente, podem ser conseguidos diretamente na Internet, via download.

Frequency – É o número de vezes que um único usuário acessa uma página.

FTP – Abreviação de File Transfer Protocol. É uma maneira mais rápida de transferir dados entre computadores interligados à Internet. Um sistema FTP é  utilizado, por exemplo, por um Web Master para transferir arquivos do cliente para o servidor.

Fusão   (Merger) – Operação pela qual se unem duas ou mais sociedades para formar uma nova sociedade, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações.

 

G

 

GIF   – Abreviação de Graphic Interchange Format. É um formato gráfico com grande capacidade de compressão. A maioria das imagens na Internet é um GIF.

GIF animado – Formato gráfico que parece se mover ou se alterar como resultado de várias camadas de imagem.

Gross exposures – Trata-se de termo publicitário que indica a quantidade total de vezes que um anúncio é visto.

Grp – É a sigla para Gross Rating Point , cuja tradução é Ponto Bruto de Audiência. Além da soma das audiências, o GRP é o número representativo do cálculo realizado de acordo com a fórmula: audiência do programa x número de inserções.

 

H

 

Hacker –  Pessoa com conhecimento de programação e segurança,  que invade sistemas externos, quebrando bloqueios de senha e alterando dados.  Embora ainda não esteja tipificada legalmente, essa prática é considerada criminosa.

Hits – (Batidas)  Utilizado nas estatísticas de visitação de um site. Significa a quantidade de elementos (textos, imagens,..) que foi descarregada do provedor para o computador do visitante. Não é um bom indicador de mercadológico do site na medida em que esse número se altera  conforme  a quantidade de elementos de cada página. Um site cheio de penduricalhos, tem um  números de hits por visita muito maior.   Veja também Visitas

Holding – são conglomerados de empresas que operam em determinados países ou região. Elas selecionam projetos que tenham capacidade de expansão internacional. Assim como as incubadoras, oferecem capital, consultoria e infra-estrutura. A regra é manter relacionamentos de longo prazo.

Home page – É a primeira e mais importante página de um site. Com freqüência o termo é usado também para se referir ao site como um todo.

Hospedagem – É o processo de armazenagem de páginas para a Internet em um computador denominado servidor. Este equipamento está conectado ininterruptamente a uma rede mundial que liga os computadores.

Host – Computador conectado à Internet onde um site é hospedado para poder ser acessado pelos usuários.

Hotsite, sitelet ou mini-site – Funciona como um site comum, mas, normalmente, é menor, mais objetivo e fica no ar apenas em um determinado período.

Html ou htm – significa Hyper Text Markup Language. É a linguagem padrão de formatação de documentos para a Internet. (ver também XML

Http – Hypertext Transport Protocol.  Protocolo de comunicação utilizado na transferência de páginas da Internet

 

I


ICQ 
– em inglês, significa I Seek You (Eu procuro você). É um programa que possibilita às pessoas se comunicarem em tempo real.

Incubadora – o termo, emprestado dos aparelhos que mantém bebês prematuros nos hospitais, não poderia ser mais adequado. Uma incubadora de negócios tem a função de prover toda a estrutura necessária para que a startup funcione – por exemplo, espaço físico, consultoria estratégia, infra-estrutura tecnológica e até mesmo capital. O termo chegou ao Brasil através das incubadoras instaladas nas grandes universidades, que apoiavam os projetos desenvolvidos pelos alunos. Desde 2000, começaram a proliferar por aqui as incubadoras privadas, bastante voltadas para o mundo pontocom. Elas trocam o capital e o apoio de estrutura por uma participação acionária na startup. Hoje existem aproximadamente, 135 incubadoras em atividade no Brasil

Inserção – Ato físico da veiculação da publicidade.

Interatividade – Relativo aos meios de comunicação que permitem ao usuário intervir e controlar o curso das atividades. A Internet pode ser considerada o melhor exemplo, pois permite ao Internauta alterar padrões visuais, participar de atividades com outros Internautas, etc.

Internauta – Pessoa que navega (visita vários sites) na Internet.

Internet – Teve início em meados de 1969 pelo Departamento de Defesa do EUA. É a interligação de computadores das mais variadas regiões em uma mesma rede, possibilitando a comunicação em tempo real. Os computadores podem ser ligados por linha telefônica, rádio, satélite, fibra ótica, etc.

Intranet – O conceito é o mesmo da Internet, mas o acesso não é aberto, ou seja, apenas pessoas autorizadas podem acessar uma Intranet. Normalmente, é usada por empresas ou instituições para comunicação entre os funcionários.

IP – Abreviação de Internet Protocol. É uma das linguagens, ou protocolos, mais importantes da Internet, responsável pela identificação das máquinas e redes e pelo encaminhamento correto das mensagens entre elas. Todo endereço na Internet é compreendido pelos servidores, que armazenam os site, como uma seqüência numérica, como se fosse um número de RG. A isto é dado o nome I.P.Adress.

IPO – sigla de Initial Public Offering, a oferta inicial de ações nas bolsas de valores, ou seja, a abertura de capital da empresa. Há algum tempo atrás, era considerada a mina de ouro de muitas startups, uma vez que o preço inicial das ações era multiplicado por dezenas, centenas e até milhares de vezes em um curtíssimo período de tempo. Essa espécie de “exuberância irracional”,  como dizia Alan Greenspan, já não existe mais

Item – É o descritivo do produto anunciado, no sentido amplo do termo:

  • Produtos de Consumo = leite, cerveja, desinfetante, cigarro, livro, adubo, etc.
  • Bens Duráveis = automóvel, televisor, fogão, microcomputador, mesa, tapete, etc.
  • Serviços = transporte, locadora, cabeleireiro, escola, etc.
  • Comércio = loja, supermercado, shopping center, etc.
  • Entidades, Empresas ou Instituições = banco, indústria têxtil, construtora, governo, editora, gravadora, emissora de rádio, circo, etc.
  • Idéias, Conceitos = campanhas de cunho social, político, etc.

 

J


Java 
– .  linguagem de programação orientada a objeto desenvolvida na década de 90  na empresa Sun Microsystems. usadas na Internet para criação de desenhos, textos e pinturas animadas interativas

JPEG – Significa Joint Photografic Expert Groups. É um formato de arquivo de imagem utilizado com freqüência na Internet.

 

K

 

Kbits – Abreviação para quilobits por segundo, unidade de velocidade de transmissão de dados.

Keyword – Palavra-chave para utilização em um sistema de busca.

L

 

Link – Conexão entre duas páginas ou dois sites. Ou seja, quando o Internauta seleciona uma palavra ou figura com link é levado ao assunto desejado, que pode estar em outra página do site ou mesmo em outro site.

Login – Identificação de um usuário na rede solicitada por alguns site para serviços exclusivos ou personalizados. O login é formado pela senha do usuário e uma identificação.

Logomarca – Desenho característico que identifica uma instituição, empresa ou produto. Pode eventualmente fundir-se com o logotipo da empresa, tornando-se indissociável.

Logotipo – Palavra ou letra com desenho característico, pela forma tipográfica ou decorativa, de marca industrial ou comercial, que identifica um produto ou empresa.

Logout – Ação realizada para sair de uma página na qual o usuário tenha digitado seu login (conjunto de senha e identificação). Basicamente, o logout é uma “quebra”desta identificação, o que evita que outros usuários possam utilizar um serviço exclusivo.

Love Money – É o Capital Inicial com que os empreendedores contam para iniciar seu negócio sem contrair encargos financeiros, em geral oriundo de suas poupanças pessoais ou de seus familiares.

M


Mail Box 
– Caixa de correio.

Mailing List – Lista de distribuição de endereços eletrônicos.

Mailto –  O protocolo Internet usado para enviar mensagens de Correio Eletrônico

Marca – Nome do produto veiculado em campanhas publicitárias. Pode ou não conter uma sub marca ou um complemento de marca.

Massa Crítica – Conceito: Quantidade de clientes ou usuários necessários para viabilizar um produto, empreendimento ou mercado.  É a meta fundamental de toda empresa ponto-com.

M-commerce – comércio móvel realizado através de celular

Media – Termo em Inglês para Mídia, significa meios de comunicação, veículos

Meio de comunicação – Um conjunto de veículos, canal, uma mídia. Exemplo: televisão, rádio, jornal, revista, outdoor, etc.

Mercado de Capitais – Conjunto de empresas, investidores, instituições intermediárias e entidades reguladoras que executam ou promovem operações envolvendo valores imobiliários ou seja, destinados a investimentos fixos ou de longo prazo das companhias abertas.

Merchandising – É o aparecimento de produtos, em programas, com ou sem comentários sobre os mesmos. São considerados como merchandising, também, as citações de apresentadores com ou sem aparecimento de logomarca.

Mídia – São os meios de comunicação, veículos.

Mídia eletrônica – televisão (aberta ou por assinatura), rádio e cinema.

Mídia impressa – jornal, revista e outdoor.

Mídia Interna – São inserções publicitárias de um veículo nele mesmo.

Mídia offline – Todas as mídias que não estão ligadas à Internet, como, por exemplo, TV ou jornal.

Mídia online – Internet, meio de comunicação no qual as ações podem ser feitas em tempo real.

Mineração de dados – data mining – Busca de dados, em qualquer meio, interno ou externamente à empresa, que possam ajudar na correta compreensão do meio competitivo e na tomada de decisões. A WEB é um excelente meio de se conseguir informações úteis.

Modem – Conjunto de placa e software que codifica e decodifica os sinais de computador para uma linha telefônica, permitindo a comunicação em rede.

Mouse over ou Roll  over – Termo utilizado para descrever uma determinada animação: imagens ou sinais acendem ou surgem quando o mouse é passado sobre eles.

MP3 – Formato de compressão de arquivos de som para transmissão via Internet.

MPEG – Formato de compressão de arquivos de som e imagem para transmissão via Internet.

Multimídia – Recurso que une textos, imagens, áudio e vídeo.

N

Network – Relacionada à Internet, a palavra significa rede de computadores interligados.

Newsletter ou e-letter – Notícias enviadas por e-mail. Normalmente, são enviados boletins periodicamente.

Nickname – Apelido de identificação utilizado pelos usuários na Internet.

 

O

Offline – Desconectado, não está ligado à Internet.

Online – Conectado à Internet o que permite comunicação e transmissão de dados em tempo real.

Operadora de cabo – Empresa responsável pela recepção, processamento e retransmissão dos sinais das tvs por assinatura.

Opt-in – Forma autorizada, e adequada, de se adquirir endereços de e-mail.  Nesta, o proprietário do e-mail fornece o seu endereço, consentindo em receber comunicação referente a assuntos de seu interesse. diferentemente do que ocorre no chamado:  Spam

Outdoor – Publicidade exterior composta de Cartazes impressos em 32 folhas.

 

P

P2P – sigla de Path to Profitability, ou caminho para a lucratividade. É o conjunto de ações tomadas pelas startups para antecipar os lucros – e aumentar as perspectivas de sobrevivência da empresa. O P2P é uma das estratégias para ficar mais atrativo a novas rodadas de capital. Por isso, invadiu os discursos dos empreendedores.

Page ou página eletrônica – São as páginas que formam um site. Cada uma é um documento em formato html com textos, fotos, figuras, etc.

Page views – Número total de vezes que uma página é  visualizada pelos Internautas. Por exemplo,  4 milhões de page views  significa que a página foi aberta 4 milhões de vezes.  Para ser contabilizada, a página precisa ser aberta totalmente.

Página determinada / indeterminada – As páginas tem diferentes preços de comercialização são chamadas determinadas e indeterminadas. As determinadas tem preço mais alto, variável página a página, seção por seção. As indeterminadas tem preços mais baixo que as determinadas, variando conforme o setor anunciante (jornal). Como o nome indica, fica a critério do paginador do jornal a colocação do anúncio autorizado para esta categoria.

Patrocinador – Empresa, marca ou produto anunciante que se associa a um programa de tv ou rádio, seção de revista, jornal ou site para veicular suas mensagens, ou que se responsabiliza pelas despesas parciais ou totais de um evento, beneficiando-se com a exposição de suas mensagens publicitárias.

Patrocínio – Forma de comercialização, exclusiva ou não, de um programa de tv, rádio ou site. Em geral, o anunciante tem como direito veicular seu produto/serviço ou marca na abertura e encerramento, chamadas, vinhetas de passagem, textos foguete e comerciais nos intervalos. De forma menos freqüente, usado em mídia impressa associado a cadernos ou suplementos especiais ou cobertura de eventos, como a copa do mundo de futebol.

PDF – Portable Document Format –  Formato de arquivo muito utilizados na Internet, principalmente por não permitir fáceis alterações. Para um arquivo .pdf ser visualizado, é necessário o programa Acrobat Reader.   Utilizado com frequência nos E-books.

Penetração – Termo utilizado para definir a percentagem de pessoas de uma determinada região que são atingidas por um meio de comunicação ou que consomem um determinado produto. Exemplo: afirmar que a Internet tem um penetração de 10% no Brasil significa dizer que 10% dos brasileiros têm acesso à rede (os números são apenas para exemplo e não correspondem à penetração real).

Periodicidade – Regularidade com que é editada uma publicação, como por exemplo uma NEWSLETTER.  A periodicidade pode variar desde diária a anual, passando por edições semanais, quinzenais, mensais, bimestrais, trimestrais, etc.

Pixel – Sistema de medida utilizado na Internet. Um pixel equivale a 0,010 mm. É o menor ponto de um imagem dentro do monitor.

Plano de Negócios – (Business Plan) – Resumo descritivo de um empreendimento contendo descrição do negócio, metas, custos estimados, entre outras. É imprescindível para a obtenção de financiamento, mas não serve somente para isso. Mesmo que você não esteja procurando o investidor, o plano de negócios é uma ótima ferramenta para planejar e acompanhar a evolução do seu negócio.

Plugin – Software utilizado para complementar as funções de outro software. Por exemplo: um software de edição de imagem pode receber um plugin com um novo recurso que originalmente não existe nele.

Pop Up – Janelas flutuantes que se abrem sobrepondo a tela do browser. Muito utilizada para notícias importantes ou promoções, é considerado por muitos uma propaganda invasiva.  Para ser considerada como pop up, as janela devem ser menores que a tela do browser.

Portal – Sites que reúnem grande quantidade de informação e serviços e acabam tornando-se portas de entrada para a Internet. Os portais possuem vários canais com conteúdo específico, como chats, shopping, notícias, busca, etc.

Private equity – nome dado aos investimentos em companhias privadas que já estão em operação.

Programa – Termo genérico relativo a tv e rádio, designando transmissões, regulares ou não, de shows, novelas, filmes, noticiários, etc, e que compõem a programação de uma determinada emissora.

Programação – Conjunto de programas que compõem o repertório de determinada emissora de tv ou rádio.

Propaganda – Qualquer forma impessoal de apresentação e promoção de idéias, bens e serviços, cujo patrocinador é identificado.

Propriedade – Empresa responsável por marcas de sites na Internet. Por exemplo, a empresa Yahoo! (propriedade) é dona das marcas Yahoo! e Geocities (domínios).

Protocolo – Linguagem pela qual dois computadores interligados se comunicam. O protocolo na informática tem o mesmo significado do idioma para os humanos. Para duas máquinas se comunicarem elas devem possuir o mesmo protocolo de comunicação, assim como as pessoas precisam falar a mesma língua.

Provedor – Empresa que fornece acesso à Internet.

Proxy – Em português, significa procuração. Um servidor proxy recebe pedidos de computadores ligados à sua rede e, caso necessário, efetua os pedidos ao exterior dessa rede usando como identificação o seu próprio número IP, e não o IP do computador que requisitou o serviço.

Q

Quadro – É uma parte do programa, cujo conteúdo é destacado do restante, até mesmo por vinhetas de abertura ou destaques especiais. Em linhas gerais é mais comum em programas de longa duração.

Quarta capa – Última capa de uma revista, também chamada de contracapa, cujo preço de tabela é superior ao das capas internas.

R

 

Rádio – Meio de comunicação que compreende as empresas de radiodifusão, divididas em ondas curtas, médias (am) e freqüência modulada (fm).

Ranking – Nível, ordem ascendente ou descendente alfabética ou de valor.

Rede – Grupo de emissoras de tv ou rádio pertencentes a uma mesma empresa ou afiliadas a uma estação emissora central, que transmitem no todo ou em grande parte uma programação comum nas várias praças em que estão sediadas.

Região geográfica – Divisão do Brasil em partes, constituídas por um agrupamento de Estados.

Response rate – Número de vezes que um anúncio recebeu um clique, sempre dividido pela quantidade de impressões que o mesmo recebeu.

Revista – Meio de comunicação e propaganda impressa, de publicação periódica, em que são divulgados artigos, reportagens e outras matérias de interesse geral ou setorial. É o conteúdo editorial da revista que determina seu público, gênero e tipo de propaganda que deve nela ser inserido. Segundo a distribuição, as revistas podem ter circulação nacional ou regional.

R.O.I –  Retorno sobre o Investimento.  Índice que mede a rentabilidade de um investimento em relação ao  volume de recursos investido.

 

S

Scroll – Barra de rolagem, mecanismo que permite acessar o conteúdo sem precisar mudar de tela.

Seção – É a divisão de assuntos dentro de um caderno ou site.  Veja também sessões

Seed money , – Capital fornecido à empresa num estágio pré-operacional, para, por exemplo, a construção de um protótipo, a condução de uma pesquisa de mercado, elaboração do Plano de Negócios, etc..

Segmento – Parte de um mercado que pode ser desenvolvido por um produto ou serviço.

Segmento de atuação de jornal – É o conjunto de produtos ou serviços semelhantes, que anunciam no meio jornal. Ex. : mercado financeiro, veículos, varejo, entre outros.

Segunda capa – Também denominada capa interna.

Servidor Internet – equipamento (hardware) que hospeda as páginas de um site e distribui as informações solicitadas para os computadores ligados à rede.

  • Serviço ao Consumidor: são serviços prestados por empresas diretamente ao consumidor final, como locação de veículos, manutenção e reparos, empresas públicas, restaurantes, transporte, telefonia, entre outros.
  • Serviços Públicos e Sociais: são empresas prestadoras de serviços a comunidade, como associações de classe, entidades beneficentes, administrações municipais, estaduais, federais, partidos políticos, etc.
  • Vários Setores: reúne campanhas de produtos e/ou serviços de mais que um setor econômico e também comunicados, fúnebres, publicidade legal e teaser.

Sessões – Visitas realizadas a um determinado site. Se o visitante navegar pelo o mesmo endereço de manhã e à tarde, as duas visitas são contadas,  mas se a volta acontecer em menos de 20 minutos, apenas uma sessão é considerada.

Shareware – Programa fornecido gratuitamente pela empresa que o produz por um determinado tempo para avaliação do usuário. Após o vencimento desse prazo, o software para de funcionar ou opera com restrições.

Seed money – Injeção de capital para dar um empurrão inicial no negócio – justamente por isso chamado de semente. Em geral, vem do bolso de angel investors ou incubadoras.

Site – Conjunto de páginas eletrônicas reunidas em um só endereço. Ex.: www.commerce.hpg.com.br

Startup – Mais simples, impossível. Startup é uma empresa iniciante, que está começando um novo negócio.

Slogan – Assinatura qualificativa de produto ou serviço.

Software – Programa de computador.

Spam – Envio não autorizado de e-mails, geralmente em grandes quantidades. A prática é eticamente desaconselhável e pode gerar prejuízos à imagem da empresa/pessoa que enviou (o spammer)

Star – Empresa que tem tanto sucesso que compensa por todos os fracassos e desempenhos mediados da carteira de um capitalista de risco.

SQL – A sigla significa Structured Query Language, é uma linguagem de interação com banco de dados

Suplemento – Parte integrante de uma publicação que, grampeada ou não a ela, só pode circular com essa publicação, não podendo, portanto, ser vendida separadamente.

T

Tabela – Relação de preços de inserções de propaganda, medidas em tempo para a mídia eletrônica e em espaço para a mídia impressa.

Tablóide – Formato especial de jornal, cuja página representa a metade de um jornal de tamanho convencional.

TCP/IP – Transmission control Protocol/Internet Protocol . Protocolo de comunicação entre computadores na Internet.

Teaser – São mensagens pequenas e freqüentes de preparação de atenção para um lançamento.

Tempo por pessoa – Tempo médio que cada internauta fica conectado em um endereço.

Terceira capa – Também denominada capa interna.

Texto foguete – Texto curto de rádio, contado por palavras ou segundos. Também usado na tv, quando a locução é acompanhada de exibição da marca do anunciante, geralmente inserida diretamente sobre a imagem do evento ou programa transmitido.

Tipo – Classificação dos diferentes formatos de comercialização do espaço publicitário (vinheta, chamada, top, normal, promoção, publicidade legal, classificados, etc).

Título – Veículo de mídia impressa.

Top – Tipo de inserção cuja característica é a contagem regressiva do tempo que antecede a abertura de determinados programas.

Tráfego – Termo muito usado na internet. Quantidade de pessoas que visitam determinado site.  A geração de tráfego é um dos principais objetivos mercadológicos de qualquer negócio on-line

Tv por assinatura – Emissora de tv cujo sinal só é distribuído mediante contrato com o usuário, que paga uma taxa mensal (a assinatura) conforme o número de emissoras recebidas.

 

U

Unique audience – Número de visitantes que acessam um site pelo menos uma vez em um determinado período. Por exemplo, uma unique audience de 3 milhões significa que 3 milhões de pessoas visitaram um determinado site no mínimo uma vez.

Unique visitor – ( ver Visitante único )

Universo ativo – População de Internautas que acessaram a web no mínimo uma vez durante o período de análise.

URL – Conjunto de caracteres usado para identificar uma página na Internet. Cada URL representa um endereço único em todo planeta.

User session – ( ver Sessões )

V

Valoração – Valor monetário dado a uma inserção publicitária.

Valuation – o termo do jargão da economia define o momento em que os investidores e empreendedores sentam para definir quanto a startup vale. Com base nesse resultado, definem a quantos por cento da empresa corresponde o aporte de capital.

Veiculação – O mesmo que inserção.

Veículo – Meio, o emissor da mensagem publicitária. Pode ser uma emissora de rádio / tv ou um título de revista / jornal.

Venture capital – Capital de risco – É o dinheiro dos investidores de capital de risco. Eles colocam dinheiro em startups com grande potencial de crescimento, em troca de uma participação acionária.  Podem ter, ou não, envolvimento direto na administração da empresa financiada.

Venture fórum – Evento onde os empreendedores apresentam seus planos de negócios e propostas de financiamento para a comunidade empresarial e de investimentos.

Verba – Volume de investimento publicitário ou recursos disponíveis para uma campanha publicitária.

Versão – Nome da peça publicitária, tema central do comercial. Tem como objetivo auxiliar a identificação do comercial veiculado no trabalho de fiscalização.

Vinheta – Identificação breve do patrocinador de um programa de tv ou rádio, na abertura, passagem e/ou no fechamento de um intervalo, no qual apresentam recursos de áudio e vídeo (logotipo próprio e música).

Vírus – Programa elaborado com o objetivo de destruir arquivos ou perturbar o funcionamento de computadores.

Visitas ou visitantes – Número de vezes em que o um site é visitado por usuários.

Visitante único –   Usuário com um único endereço IP (número de identificação de cada computador) registrado sempre quando o mesmo acessa um endereço)   Neste caso, as visitas são contadas apenas uma vez para cada IP address em um determinado período. Por exemplo, se você visitar 1, 5, 10 ou 1000 vezes o site da Playboy em um determinado dia, será contado sempre como um visitante único.   veja também sessões.

W

Wap – A sigla significa Wireless Application Protocol, em português, protocolo de aplicação sem fio. Trata-se de um sistema que permite que celulares e outros equipamentos sem fio naveguem pela Internet.

Wave – Formato de arquivo de som utilizado frequentemente na Internet.

Web –  Simplificação para WORLD WIDE WEB.  Termo muito utilizado nos Estados Unidos.

Web Mail – Correio eletrônico.

Web Page – Páginas que formam um site. Cada uma é um documento em formato html com textos, fotos, figuras, etc.

Web Site – conjunto de página eletrônicas reunidas em um só endereço. Ex.: www.commerce.hpg.com.br

WWW –  Abreviatura de World Wide Web

World Wide Web – ( Rede de Alcance Mundial). Conjunto interligado de documentos escritos em linguagem HTML que fazem parte da INTERNET e estão armazenados em servidores HTTP ao redor do mundo.

 

X

XML  –  ( xtensible arkup anguage)  XML  –   Linguagem e protocolo de comunicação entre sistemas que permitem troca de informações, dados e procedimentos mesmo entre sistemas completamente distintos que poderão decodificar a  informação.

Y

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Z

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