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Dia do Consumidor: o que fazer para vender mais neste dia?

Você sabe o que fazer para vender mais no Dia do Consumidor? Se a resposta for negativa, você pode estar perdendo uma ótima oportunidade de faturar mais.

Não entendeu? Eu te explico tudo no texto abaixo. Continue a leitura e saiba tudo sobre essa data comercial!

Dia do Consumidor: a Black Friday do primeiro semestre

Historicamente, os primeiros meses do ano são complicados para os lojistas. Neste período, devido aos diversos gastos com contas, os clientes têm pouquíssimo dinheiro sobrando para fazer compras.

É justamente aí que entra a importância do Dia do Consumidor. Comemorado mundialmente no dia 15 de março, o evento vem ganhando cada vez mais força e já é considerado por alguns especialistas em mercado como a “Black Friday do primeiro semestre”— tão grande é o seu potencial para o mercado.

O motivo é simples: trata-se de uma boa oportunidade para oferecer benefícios e vantagens, criando um senso de urgência no seu público e, por consequência, impulsionando as vendas.

O Dia do Consumidor tem potencial mesmo?

Se ainda resta alguma dúvida sobre o potencial da data, os resultados dos anos anteriores devem lhe convencer.

De acordo com a E-bit, empresa especialista em análise de e-commerce, em 2016, mesmo em retração, o mercado registrou R$ 271 milhões em faturamento no período. O valor foi 19% maior que o do ano anterior.E não para por aí.

Segundo o Google, as buscas relacionadas ao Dia do Consumidor praticamente dobraram de 2017 para 2018. Se levarmos em conta apenas o ano passado, o crescimento foi de 8%. Ou seja, trata-se de um importante período para vendas.

E a sua empresa não pode ficar de fora, não é mesmo?

Como aproveitar o Dia do Consumidor para aumentar as vendas

Abaixo, vamos mostrar algumas ações que podem lhe ajudar a aproveitar essa data comercial para faturar mais.

Você conhece seu cliente?

Antes, entretanto, precisamos falar sobre uma personagem muito importante na equação das vendas: o cliente. Tenha sempre em mente que é o consumidor quem definirá o sucesso do seu negócio.

Ou seja, para realizar ações mais assertivas, seja para vender mais ou fidelizar clientes, é indispensável possuir o máximo de informação sobre ele.

Pesquise os hábitos de consumo, de compra, de pagamento e de mídia dos consumidores. Com esse tipo de dados em mãos fica muito mais fácil desenvolver estratégias que dão certo de verdade.

Você identificará para quem você vai vender online e, principalmente, como se comunicar com essas pessoas através de alguns questionamentos, como:  seu produto soluciona os problemas de quem? Agrega valor para a vida dela? Que problemas ele soluciona para essa pessoa?

Definir uma persona é importante

O conceito de persona é diferente da definição de público-alvo. Mais especificamente, tem como objetivo estabelecer um cliente ideal, adaptando a comunicação e direcionando as ações estratégicas para uma audiência segmentada.

Essa etapa é fundamental para um bom planejamento de marketing digital. Afinal, é nela que você definirá com quem falará, qual o tom de voz que deverá ser utilizado e isso ajudará a pensar nas ações que serão executadas.

Essa estratégia geralmente é baseada em dados e pesquisas, por isso a coleta de informações sobre os usuários é extremamente benéfica.

Seguindo esses dados, você consegue criar a persona da sua marca.

Ações para vender mais no dia do consumidor

Dia do Consumidor ações

Se você já sabe bem quem é o seu público, como conversar com ele e impactá-lo, chega a hora de conferirmos as dicas para você vender mais e fidelizar clientes aproveitando o Dia do Consumidor. Prossiga com a leitura e confira.

1. Promoções

Quem não gosta de uma boa promoção? Assim como os grandes e-commerces do país, qualquer empresa pode oferecer promoções e descontos no Dia do Consumidor.

Basta planejar bem as ofertas que fizerem sentido para a data, mantendo uma margem de lucro razoável.

Lembre-se que as promoções precisam ser reais e não podem ser utilizados de forma displicente. Afinal de contas, não queremos que seu cliente pense que você está tirando proveito da situação divulgando uma oferta “pela metade do dobro do preço”, não é mesmo?

E nada de oferecer o que não pode cumprir. Clientes insatisfeitos com promoções “furadas” são um pesadelo para qualquer negócio.

2. Descontos 

O cupons de desconto podem ser um trunfo para sua loja. Ofereça um cupom de desconto na primeira compra ou na próxima, induzindo ao cliente a voltar.

Além disso, experimente fazer a oferta de desconto no segundo item comprado, isso pode fazer com que seu cliente traga um amigo para conhecer seu estabelecimento.

3. Ações exclusivas para quem já é cliente

Ações exclusivas para quem já é cliente também são uma ótima opção.

Você pode enviar um cupom de desconto diferenciado ou incentivar uma nova compra oferecendo brindes e condições especiais por e-mail pode fazer com que os consumidores voltem a comprar.

Dessa forma, além de ganhar em vendas, você dá passos importantes rumo à fidelização do cliente.

4. Surpreenda seu cliente

Por que o Dia do Consumidor da sua marca vai ser diferente do restante dos e-commerces? Sair da mesmice, é preciso. Pense em benefícios e vantagens que não podem ser encontrados na sua loja durante outras épocas do ano.

O que poderia ser um ótimo presente para o seu consumidor?

Foque em coisas que possam deixá-lo feliz ou que ajudem decisão de compra. Por exemplo, no caso de uma loja de acessórios femininos: compre uma colar e ganhe um par de brincos.

Não há ninguém melhor do que você para decidir quais itens são os mais valiosos para o seu público e como impactá-lo.

Fidelização dos clientes no Dia do Consumidor

Por último, mas não menos importante: use o Dia do Consumidor para fidelizar seu consumidor. Afinal de contas, melhor que um cliente satisfeito é um cliente satisfeito e fiel.

Nem todas as ações motivadas pela data precisam ter foco direto em vendas. Criar uma relação saudável com o consumidor traz benefícios diversos além do financeiro.

Abaixo, listamos algumas ações que vão lhe ajudar na hora de fidelizar seus clientes.

Estabeleça uma boa comunicação:

Crie canais para se comunicar com seu cliente da mais direta e pessoal possível. Ao estabelecer este contato, você estará deixando claro que sua marca se importa com ele e quer vê-lo feliz e satisfeito.

Cuide da satisfação do cliente:

Ouvir o que o cliente tem a dizer é fundamental — e pode ser um grande trunfo para que você otimize a loja. Pesquisas de satisfação ajudam nessa tarefa, já que oferecem ao consumidor uma chance de opinar sobre seu serviço. Realize-as regularmente.

Esteja sempre disponível: 

Tanto para vender quanto para conversar com o cliente, as empresas precisam estar disponíveis. Criando canais de comunicação eficazes, mandando e-mail com certa frequência ou acionando diretamente os clientes. Vale tudo para mostrar disponibilidade para quando o cliente precisa vir até você, por qualquer motivo que seja.

Conheça e respeite os direitos do consumidor:

Não importa quais são as ações que for desenvolver, nem se elas serão feitas no Dia do Consumidor ou no resto do ano. É imprescindível conhecer e respeitar os direitos do consumidor.

Com bastante planejamento, boas estratégias e conhecendo seus clientes, elaborar ações para vender mais no Dia do Consumidor acabar se transformando em uma tarefa tranquila. Lembre-se, entretanto, da importância de fidelizar estes clientes.

Agora que você já entendeu a importância do Dia do Consumidor e sabe algumas ações que podem lhe ajudar a faturar mais, que tal assinar nossa newsletter? Desta forma, você não perderá nenhum conteúdo publicado em nosso blog.

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