Branding

Branding, que bicho é esse?

Você já escutou o termo Branding e não entendeu? Bem, branding ou Brand Management se refere a gestão de marcas, ou seja, ao trabalho de construção e gerenciamento de uma marca em um mercado, tomando decisões para a criação de valores na relação empresa X consumidores.

E o que é marca?

Antes de falar sobre o que é uma marca, vamos falar  o que ela não é. Dessa forma, uma marca NÃO é:

  •  Um logotipo;
  •  Um sistema de identidade visual;
  •  Um produto;
  •  O que você diz que ela é.

Uma marca é o que os outros pensam, sentem e dizem sobre a sua empresa/produto/você, é o elemento que gera identificação, vínculo, e que conduz o consumidor a um sentimento especial, um sentimento que deve ser único e que retrate a experiência com sua empresa.

O branding vem para superar as dificuldades de diferenciação dos seus produtos e serviços diante do consumidor, criando valores que fazem com que as pessoas percebam, sintam e experimentem sua marca de forma diferenciada.

Já se foi o tempo em que as pessoas compravam um produto ou serviço somente pelo preço, hoje as pessoas compram pelos benefícios que a marca oferece e principalmente pelos valores que ela entrega. As pessoas esperam transparência, personalidade, diálogo e propósito de uma marca.

O Branding não deve ser visto como um investimento a curto prazo nem como uma ação pontual da empresa e sim como algo contínuo. A empresa deve respirar branding, e quando digo a empresa estou me referindo a todos, desde o mais simples colaborador até o CEO.

Deixo aqui também um super obrigado ao Daniel Padilha pelo ótimo papo sobre Branding junto com o pessoal da TrêsPontos. E para finalizar, um vídeo sobre branding que ilustra muito bem o que falamos, divirta-se!

Mostrar mais

Artigos relacionados:

3 Comentários

  1. Parabens pelo Artigo Walace.
    É interessante como mudou a aquisição dos produtos, Atualmente um produto simples pode agregar um valor muito grande apenas pela experiência ou pelo posicionamento da marca quanto a sociedade, com certeza, um bom branding faz toda a diferença!
    Abraços

  2. Muito esclarecedor seu texto, Walace.

    Tenho ouvido muito sobre esse tema, mas confesso que tinha certa dificuldade em entendê-lo e seu texto me ajudou na compreensão do assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo