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Frete grátis no e-commerce: como aplicar?

Uma atividade fundamental para sua loja e que pode ser um diferencial sobre os concorrentes é o frete grátis. É o principal elo entre a empresa e o cliente, e influencia diretamente na satisfação dele. Mas antes de oferecer essa vantagem, você precisa prestar atenção a alguns pontos.

Antes de qualquer coisa, precisamos lembrar que alguém tem que pagar pelo frete, e esse alguém pode ser você. Existem 3 formas de absorver esse custo sem perder muito dinheiro.

. Nos preços dos produtos: estudar quais os produtos mais vendidos e se eles possuem um valor competitivo para que você possa aumentar o valor dele e recuperar parte do frete.

. No aumento do número de pedidos: depois de começar a trabalhar com frete grátis, analise se houve crescimento nas vendas e se seu lucro subiu. Os custos com o frete grátis devem ser debitados desse lucro. Se ele continuar positivo, siga com o plano, pois está funcionando. O tempo médio para poder mensurar esses valores é de um mês.

. Na redução do custo operacional: identificar e cortar gastos desnecessários e negociar prazos e pagamentos com fornecedores. O que seria gasto pode ser utilizado para custear o frete grátis.

É importante conhecer os motivos e oportunidades que podem ser geradas com a oferta do frete grátis. A taxa de abandono de carrinho no Brasil é estimada acima de 80%. Se a pessoa já entrou no site, escolheu o produto, inseriu no carrinho e segue para o checkout, ela mostrou uma grande intenção de compra. O que fez ela sair sem fechar? Como o CEP é uma das últimas coisas que “mudam” nesse processo todo, ele acaba sendo um dos maiores vilões para o abandono. Em todas as pesquisas sobre abandono, “achei o frete muito alto” é sempre o maior vilão. Para aplicar esse frete grátis, podemos seguir alguns passos:

1 – Identificar e definir se a sua margem de lucro pode ser calculada sobre todos os produtos ou se determinada categoria tem margens muito maiores que os outros. Em caso positivo, podemos nessa margem, diminuindo os riscos de ter prejuízo.

2 – Conhecer seus dados: quais são suas taxas de abandono de carrinho? Qual é o seu custo de aquisição de clientes? Somente assim você conseguirá medir se oferecer frete grátis trará vantagens de vendas para seu negócio.

3 – Criar as campanhas de teste para frete grátis, sem mudanças adicionais à experiência de compra para comparar os resultados de conversão e faturamento durante o período.

Depois de algumas dicas importantes, é hora de começar a aplicar o frete grátis, mas de que forma?

Você pode oferecer todos os produtos com frete grátis, num curto espaço de tempo (um ou dois dias), na intenção de uma promoção com produtos fáceis e baratos de transportar ou para atrair novos clientes. Mas essa é uma estratégia que não pode durar muito tempo e tem que ser muito bem acompanhada, para que não termine com saldo negativo.

Frete grátis para clientes que já tem uma fidelidade com sua loja é uma forma muito boa para manter esses clientes por mais tempo, deixando clara a importância deles para você.

É possível também usar esse recurso apenas para um raio de ação. Nesta modalidade, você pode definir uma distância limite do seu centro de distribuição para oferecer a gratuidade. Digamos que você usará uma distância de 150 km. Você deverá simular entregas para endereços nessa distância, assim terá uma ideia do seu custo.

Em datas importantes, como Dia do consumidor, Black Friday, Natal, dia dos pais, dia das mães e etc, são ótimas oportunidades para um frete grátis.

Não cobrar pelo frete numa ocasião de troca ou devolução, é muito válido. Muitas pessoas deixam de fazer a troca por saber que vão ter que pagar mais uma taxa. Além disso, você pode aumentar o fluxo de acesso do seu site, pois a pessoa pode optar pela troca por outro produto, e até acabar comprando algo a mais.

Por último e não menos importante, é o frete grátis a partir de um determinado valor. Esta é uma das melhores estratégias, pois absorve o custo do frete e aumenta seu ticket médio. É importante ter uma boa margem para arcar com o frete, então leve em consideração todos os fatores, tanto negativos quanto positivos.

Na maioria dos casos, o transporte é visto apenas como um custo que a empresa precisa absorver para atender às necessidades de seus clientes. Porém, é possível utilizar os dados levantados com as operações para avaliar o quão dispostas as pessoas estão a pagar pelo serviço que esperam. Isso é o que se chama de valor. Ou seja, o que o cliente percebe como diferencial para seu e-commerce e faz com que ele esteja disposto a pagar um pouco mais por isso.

Como você pôde ver, existem diversas maneiras de usar os tipos de entrega de forma estratégica no seu negócio e, principalmente, se tornar mais próximo dos clientes. Porém, antes de tomar decisões a respeito das mudanças necessárias, é preciso avaliar quais são as necessidades desses consumidores e a viabilidade de satisfazê-las. Lembre-se, o objetivo do frete grátis é a taxa de conversão, não atração. É essencial que você consiga criar vários testes com estratégias diferentes de frete grátis, dentro da sua margem de lucro, para obter sempre o melhor retorno do investimento.


 

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