Retrospectiva do e-commerce 2016 e tendências para 2017
Tendências foram lançadas, testadas e confirmadas durante o ano de 2016 e muitos resultados positivos foram alcançados no setor de e-commerce. Além de mostrar o quanto as lojas virtuais vêm ultrapassando as lojas físicas em porcentagem de crescimento e em inovações para o setor. Então, que tal uma retrospectiva?
Dados do e-commerce em 2016
O primeiro semestre de 2016 apresentou um crescimento de 5,2% em relação à 2015, com um faturamento de 19,6 bilhões. Foi um aumento de 7% no ticket médio, ficando em R$403,46, tendo maior participação das classes AB e aumento de vendas por meio dos dispositivos móveis.
Este valor foi reflexo das vendas em datas especiais, principalmente pelos pedidos feitos no dia das mães, dia do consumidor e dia dos namorados. O dia das mães apresentou 8% de crescimento no faturamento, com R$ 1,62 bilhão, tendo as categorias de eletrônicos, moda e acessórios como destaque.
O dia do consumidor, data bastante explorada durante períodos mais longos para promoções no e-commerce, teve um número de pedidos 19% maior do que em 2015, chegando a faturar 562 mil nas primeiras 24 horas. Durante todo o período, mais de R$271 milhões foram faturados. Nessa data, as categorias em destaque foram Livros, Assinaturas, revistas e eletrodomésticos.
O dia dos namorados, data que só cresce no e-commerce brasileiro, faturou R$ 1,65 bilhão. Isso mesmo! Esse valor representou um crescimento de 16% em comparação à 2015, com 8% de aumento no número de pedidos. Assim como no dia do consumidor, livros, assinaturas e revistas foram destaque, seguidos de eletrodomésticos.
No segundo semestre de 2016 temos o famoso Black Friday, mas antes dele, outra data em que as vendas aumentam é o dia dos pais. O dia dos pais apresentou 12% de crescimento com relação a 2015, gerando uma receita de R$ 1,76 bilhão para as lojas virtuais.
Durante a Black Friday, o mercado digital registrou 17% de crescimento em comparação ao ano anterior, com um crescimento de 4% no número de pedidos e alcançando 2,92 milhões no faturamento com ticket médio de R$653,00. Uma tendência do e-commerce ficou ainda mais clara durante este período: compras por dispositivos móveis representaram 20% das vendas na Black Friday.
A previsão do e-Bit no começo de 2016 era de que o e-commerce faturasse R$44,6 bilhões durante este ano, com um crescimento nominal de 8% com relação ao ano anterior. O número quase foi alcançado. Segundo o 35º Webshoppers, levantamento realizado pelo Ebit, o e-commerce brasileiro cresceu 7,4% em 2016, quando comparado com 2015, faturando R$44,4 bilhões.
Quer embarcar nesse oceano de possibilidades? Confira algumas tendências para o setor em 2017:
Tendências para 2017
Com todos estes resultados, diversas tendências vieram a tona durante o ano de 2016 e permanecem no próximo ano. A principal dela é a compra via mobile. Durante as principais datas do setor ficou evidenciado o crescimento do uso de dispositivos móveis para finalizar a compra. Na média, o mobile abocanhou 21,5% do volume de vendas, uma verdadeira explosão em relação ao ano anterior, quando o m-commerce representou apenas 15% dos canais de comércio.
Junto ao mobile, vem o omnichannel ampliado em todos os canais de venda. É preciso ter uma integração inteligente para que seja possível começar a compra em um dispositivo e finalizar em outro, assim como comprar um produto por meio do e-commerce e retirar na loja física e vice versa. Mas não se esqueça, uma equipe treinada para responder esses clientes de forma pessoal, direta e coerente em todos os canais é de vital importância.
Outra mudança que começou a ser evidenciada é a forma de envio dos produtos no e-commerce, devido as diversas alterações dos Correios em 2016.
Uma última tendência que se destacou em 2016 e deve ganhar forças em 2017 são os e-commerces de nicho. Foi percebido um grande crescimento nas lojas que utilizam um marketing mais assertivo para nichos específicos.
Se os números apresentados ainda não foram o bastante, deixo aqui a fala do Pedro Guasti, CEO do Ebit para o-ecommerce em 2017:
“A gente espera que o pior tenha passado e entra em uma fase de chuva forte, mas mais otimistas neste ano” Pedro Guasti, CEO do Ebit.
Pelas suas contas, o faturamento das lojas virtuais em 2017 deve chegar a 49,7 bilhões, o que representa um crescimento de 12%.
“Essa é uma visão realista, mas dá para superar [a projeção] no segundo semestre de 2017. No primeiro, porém, devemos andar de lado.”,
Então, você está preparado para participar desse crescimento? Aqui na UB nós trabalhamos com Inbound Commerce e podemos te ajudar a ganhar uma ótima fatia desse mercado. Para isso, o primeiro passo é falar com um de nossos consultores.
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