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Golden Circle: a ferramenta de Simon Sinek para encontrar o propósito da sua marca.

Simon é um importante guru do Marketing e da Inovação. Em 2010, ele apresentou para o mundo a Ferramenta Golden Circle em um TED super inspirador.

A ferramenta tem como objetivo criar e desenvolver o valor de uma nova ideia, negócio ou campanha por meio de três níveis: why, how e what.

  1. O que fazemos?
  2. Como fazemos?
  3. Por que fazemos?

É um metodologia muito simples e que se usada corretamente pode ajudar a causar um impacto extremamente positivo, tornando as empresas que a usam em negócios realmente inspiradores.

Continue a leitura e saiba mais sobre essa ferramenta incrível!

Quem é Simon Sinek? E o que ele faz?

Simon Sinek é um dos palestrantes mais influentes do TED. Ele também é autor do livro Start With Why: How Great Leaders Inspire Everyone to Take Action.

Simon se formou em 1991 na Northern Valley Regional High School em Demarest, estudou direito na City University de Londres e também recebeu um bacharelado em antropologia cultural.

Sua carreira iniciou em agências de publicidade. Alguns anos depois, Sinek abriu seu próprio negócio — a Sinek Partners — e escreveu quatro livros.

Em 2010, ele ficou mundialmente conhecido pela palestra How Great Leaders Inspire Action (Como Grandes Líderes Inspiram Ação) onde apresentou o Golden Circle nos palcos do TED.

O que é Golden Circle?

Template Golden Circle

O Golden circle nada mais é do que uma metodologia/ferramenta para ajudar um negócio a encontrar seu propósito e impactar sua comunicação.

Depois de muito estudo, Simon percebeu que os principais lideres conhecidos por inspirar organizações e as principais marcas do mundo pensam, agem e se comunicam da mesma forma.

Essas empresas não dizem apenas que tem o melhor produto ou serviço, afinal todas tentam fazer/ falar isso. Elas se destacam mostrando o “porquê” fazem o que elas vendem (o que)  e com isso as chance de convencer seu consumidor é maior e claro, mais motivadora.

Com toda essa pesquisa,  ele percebeu que:

… as pessoas não compram o que você faz, elas compram o porquê você faz!”  Simon Sinek

O resultado de toda essa observação foi a ferramenta do Círculo de Ouro que veremos a seguir.

Golden Circle: descobrindo o propósito da sua marca

O raciocínio por trás do Golden Circle

Fugindo do senso comum, um negócio precisa comunicar o que vem de dentro da fora e não de fora para dentro, como fazem a maioria dos empreendedores.

Seguir essa linha e comunicar seu propósito para o mundo, focando naquilo em que se acredita, permite a um negócio se comunicar bem com os colaboradores  e clientes de forma muito mais clara. Isso faz com que os colaboradores vistam a camisa da empresa e os clientes se tornes leais à marca.

Acontece que, ainda, a maioria das empresas cria uma campanha de marketing apresentando seus produtos ou serviços falando que são os melhores de suas categorias.

Com isso, elas caem no senso comum de posicionar seus produtos e entrar em uma guerra em busca de atenção sem fim.

Os adeptos do Golden Circle buscam o caminho inverso e preferem comunicar seus propósitos e apresentar o que fazem/vendem como consequência do propósito.

Isso faz sentido porque quando você pensa em um negócio, sua razão de existir (why)  não precisa mudar, já a forma de monetizar e garantir que o negócio seja sustentável (how/ what) sim, esses podem. Quer um exemplo?

Exemplo de Golden Circle nos negócios:

Apple

  • Why / Por quê: tudo o que nós fazemos é desafiar o que está no mercado e fazemos pensando diferente;
  • How / Como: desenvolvemos produtos lindos e fáceis de usar;
  • What / O quê: computadores, celulares, mp3 players, serviço de venda de apps e música, etc.

Natura

  • Why / Por quê: Somos apaixonados pela cosmética e pelas relações.
  • How / Como: A forma que expressamos nossa paixão é promovendo o bem estar das pessoas consigo e com os outros.
  • What / O quê: através de fragrâncias, texturas e composição dos nossos produtos de beleza e higiene pessoal.

Como aplicar o Golden Circle nos negócios?

Como aplicar o Golden Circle

Lembre-se que para aplicar essa metodologia, você deve partir de dentro para fora dos seus negócios e entender o porquê do sua empresa existir.

Para isso, comece se perguntando a razão de você ter criado sua empresa e o que te motiva a levantar todos os dias e fazer o que você faz.

Os clientes vão comprar seu produto porque compartilham os valores defendidos pelo seu negócio. Entenda cada um dos círculos proposto por Sinek:

Why? Por quê?

Esse é o grande propósito do seu empreendimento.

Empresas conhecidas por seus propósitos deixam de ser commodities e se diferenciam das concorrentes no mercado. Por isso você deve encontrar o seu porque  — aquilo que sustenta o que você oferece, seja um serviço ou produto.

Com isso definido, sua empresa  tem grandes chances de prosperar. Afinal, o propósito da sua marca definirá campanhas publicitárias, produtos e serviços de qualidade que despertarão os olhares dos consumidores.

How? Como?

O nível How trata do como sua empresa atingirá seu propósito. Ou seja, as atitudes de mercado que você precisa tomar para crescer.

Na prática, seria o plano de ação do Why. É nesse nível que você incluirá seus valores e crenças. Tudo isso fará  sua empresa se tornar inspiradora e com uma base firme. Afinal, confiança faz toda a diferença para o cliente e resulta em um melhor desempenho, principalmente nas vendas.

What? O quê?

Depois de definidos os dois primeiros níveis, é hora de pensar no que você tem a oferecer para a sociedade.  Essa é a parte final do trajeto, onde você entende e define o que seu público-alvo busca de sua empresa

Se você fez toda uma definição do porquê criou sua empresa e como você trabalha em busca do objetivo que se espera, será quase impossível errar no produto final.

Viu só o fundamento dessa ferramenta e como ela pode ajudar sua empresa a se destacar? Não deixe de aplicá-la no seu empreendimento para obter os resultados desejados, lembre-se que para chegar ao destino desejado, é importante ter conhecimento do trajeto.

Agora que você já conhece a ferramenta Golden Circle, nos acompanhe nas redes sociais e não perca as próximas novidades, estamos no Facebook, Instagram e Linkedin.

// Bônus:

Simon Sinek no TED: Como grandes líderes inspiram ação

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