Loja VirtualMarketing digital

O que você precisa saber antes de abrir um e-commerce?

O comércio eletrônico no Brasil não para de crescer e é estimado que em 2016 ele prospere ainda mais e tenha um aumento de 8% no faturamento, atingindo um total de R$ 44,6 bilhões.

Diante desses números, fica claro o porquê de muitos empresários enxergarem o e-commerce como estratégia essencial para ampliação de seus negócios. A loja virtual permite que a empresa aumente o alcance de suas ações e que os consumidores a encontre e mantenham uma comunicação mais ampla e clara.

Montar uma loja virtual pode sim ser o melhor caminho para expandir seu mercado de atuação. No entanto, diferente do que aparenta, não é tão simples abrir um e-commerce. Ter um comércio virtual exige um trabalho com estratégias muito bem pensadas, elaboradas e executadas. É preciso saber gerenciar adequadamente uma loja online para que ela seja bem sucedida e garanta o retorno esperado.

Então, antes de se precipitar e montar de qualquer maneira a sua loja, se atente a todos os detalhes que poderão levá-la ao sucesso. Para te ajudar nessa empreitada, fizemos um compilado do que você precisa saber – e fazer – antes de abrir um e-commerce:

Faça um plano de negócios

Antes de abrir seu comércio online você precisa fazer um plano de negócios completo, definindo o nicho que quer seguir, os produtos que quer trabalhar, o público que pretende atingir, como a concorrência atua, etc. De posse dessas informações, você começará a entender melhor o mercado, a rota que deve seguir e a prever as despesas, te dando uma visão de quanto precisará investir.

Defina a plataforma que usará

Definir qual plataforma usar é de extrema importância, já que será ela que abrigará a sua loja e a estrutura influenciará diretamente em seu funcionamento e disponibilidade. Por isso, é fundamental escolher uma plataforma que ofereça toda a estrutura e ferramentas necessárias para a montagem e gerenciamento de uma loja virtual.

• Busque um diferencial

O consumidor está cada vez mais exigente e costuma se fidelizar as lojas que o apresentam algo diferente. Busque algo que diferencie a sua marca das demais. Pode ser a forma de atendimento, um produto, os preços, ou algum outro ponto que a faça se destacar.

• Conheça e descreva bem os seus produtos

Se você não conhecer bem os produtos que comercializa como vai dar garantia de qualidade e esclarecer possíveis dúvidas de seus compradores? Procure conhecer os detalhes dos seus produtos e até mesmo compará-los com os concorrentes para assim descobrir o que mais te favorece nas vendas.

As descrições dos produtos também são de extrema importância. Se o seu conteúdo for igual ao de todos, como se destacará? Ter uma descrição bem feita e original do produto é uma importante forma de posicioná-lo favoravelmente nos motores de busca (SEO) e também pode fazer a diferença na hora do consumidor se decidir pela compra.

• Divulgação

Quando sua loja estiver pronta, será necessário divulgá-la e atrair clientes.  As redes sociais são de extrema importância nessa divulgação, pois elas aproximam a empresa das pessoas. Use-as a seu favor, produzindo conteúdo de qualidade e conquistado cada vez mais possíveis compradores. Será necessário também utilizar outros meios de divulgação online, como inserir a loja em sites de buscas, enviar e-mails marketing, fazer anúncios em outras páginas, criar um blog com conteúdo interessante, etc. Todo esse trabalho de divulgação requer investimento, financeiro e de pessoas.

Logística e Logística Reversa

Consumidor nenhum gosta que suas entregas sejam demoradas, que seus produtos cheguem errados ou que tenham dificuldade em fazer uma troca ou devolução. Situações assim o afastam da loja e de futuras compras. Por isso é necessário ter processos bem estruturados para receber um produto de volta à empresa, caso seja necessário, assim como o processo de envio do pedido.

• Diversifique a forma de pagamento

Quando mais formas de pagamento sua loja virtual oferecer, melhor. Mas nem sempre ela tem suporte para administrar todas elas. Por isso, analise quais são as formas mais adequadas para o seu negócio com base na preferência do seu público e que ofereçam a ele segurança e praticidade.

Para abrir uma loja virtual que atenda as suas expectativas, te direcionando ao sucesso, você deve levar em conta essas e tantas outras dicas. É importante você ter em mente que o e-commerce está em ascensão e permite que novas empresas surjam e se destaquem e, também, que as que já estão no cenário digital se reinventem.


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