E-commerce

Aprenda como gerenciar uma loja virtual

Em meio ao período de crise, muitas pessoas estão optando por investir em lojas virtuais, considerando ser uma opção mais “fácil”. Embora em alguns pontos realmente seja, engana-se quem pensa que basta colocar um site no ar, com os produtos devidamente cadastrados, para conseguir vendas e crescer no ambiente virtual. Saber como gerenciar uma loja virtual se torna fundamental para o sucesso de um negócio.

Justamente por falhas básicas de gerenciamento, vários gestores acabam abandonando seus e-commerces logo nos primeiros meses. Sem planejamento, comprometimento e dedicação, as chances de insucesso são gigantes.

Pensando nestas questões, listamos os pontos mais importantes que devem ser observados por qualquer pessoa que pretende gerenciar uma loja virtual com sucesso.

Cuidados Básicos para gerenciar um e-commerce

Para comandar um e-commerce, é preciso atuar em várias frentes: da busca por um novo cliente até a experiência que este terá em seu site, tanto na compra quanto na entrega.

Esteja sempre atento aos mínimos detalhes em: estoque, processamento, pagamentos, atendimento, análises métricas de visitas, conversão do site e toda a partida burocrática. Todos os processos precisam ser acompanhados de forma minuciosa.

Organização é fundamental

As lojas virtuais costumam ter operações enxutas, sendo assim, além de ser multitarefa, é preciso que você seja muito organizado. Mantenha o controle de estoque, vendas, pedidos e entregas. Seja em uma planilha ou no papel, o importante é não deixar passar nada.

Acompanhamento dos resultados

Quando o assunto é análise de resultados, o primeiro indicador lembrado é o número de vendas, não é mesmo? Mas, embora seja importantíssimo, ele não é o único que deve ser acompanhado com atenção. Número de visitas, o tempo médio, as páginas mais visitadas, os termos mais procurados, tudo deve ser mapeado no site, toda informação é útil e pode lhe ajudar a direcionar sua gestão.

Cuidado com as finanças

Vender muito nem sempre significa vender bem. Por isso, para saber se seu negócio está indo bem, faça um planejamento das despesas e receitas, e mantenha o controle do fluxo de caixa.

Fornecedores confiáveis

O cliente tem sempre razão, certo? E, em caso de falhas, ele não irá querer saber de quem é a culpa. Irá cobrar da sua loja. Por isso, é importante buscar referências antes de fechar contratos com novos fornecedores. Tenha sempre mais de uma opção na manga.

Seja precavido

Não fique refém dos Correios, ou de uma única transportadora. Em períodos de pico de vendas, como no Natal, estes meios costumam falhar e atrasar. Isto sem contar os imprevistos como estradas interditadas, possíveis greves ou até mesmo chuva.

Administrando a loja virtual

Antes de qualquer coisa, você precisa saber quais são os produtos que você tem disponíveis em sua loja e organizá-los da melhor maneira possível. Quanto maior a variedade, mais trabalho você terá nestas tarefas.

Categorias da loja

Além do cadastro, é necessário que todos os produtos estejam organizados por categorias, para facilitar a busca do cliente. Cuidado para não exagerar, pois o excesso pode acabar confundindo o usuário e torna a navegação mais cansativa.

Após concluir todo o processo de cadastro e categorização, será necessário que haja uma averiguação quinzenal (ou mensal), para saber se não há nenhum tipo de erro, ou algo que pode ser melhorado.

Cuidados com o estoque

É preciso que haja um controle da quantidade de produtos que você tem em seu estoque, além de verificar aqueles que mais e menos estão sendo vendidos. Caso o fluxo de vendas esteja grande, é interessante buscar um sistema que gerencia seu estoque.

Novidades

Esteja sempre atento ao mix de produtos que sua loja oferece. Caso haja alguma nova tendência no mercado ou necessidade do consumidor, é interessante que você busque e ofereça na loja.

Gerenciamento de pedidos, envio e logística

Tanto para o cliente quanto para o dono da loja virtual, o momento em que o produto chega em seu destino é um dos mais gratificantes. Mas até esta etapa é necessário um processo que exige muita atenção e responsabilidade. Com muita atenção, o responsável pelo e-commerce precisa conferir qual o bem foi adquirido e fazer a separação no estoque. Uma vez embalado e etiquetado com o nome e endereço do cliente, eles devem ser enviados para os Correios (ou transportadora) e despachado de acordo com a modalidade de frete escolhida.

A palavra chave nesta etapa é: atenção. Confira tudo, mais de uma vez se necessário. Enviar um pedido errado pode sair caro para a loja virtual, já que ela é obrigada a fazer a troca ou devolver o dinheiro.

Emissão de nota fiscal

Toda empresa precisa emitir notas fiscais, controlar o fluxo de caixa e ter anotados todos os gastos, receitas e investimentos. Seja como microempresa ou como microempreendedor individual, é preciso buscar a ajuda de um contador para se informar melhor sobre quais impostos precisam ser pagos e toda a burocracia relacionada ao negócio.

Divulgação da loja virtual

Para ser lembrado e conseguir boas vendas, é preciso sempre estar buscando novos visitantes para conhecer o e-commerce, além de fidelizar aqueles que já compraram por lá. A divulgação pode ser feita de muitas formas distintas, mas algumas se destacam e trazem um ótimo retorno:

Mídias sociais

As empresas devem estar presentes neste importante canal de relacionamento com o cliente, criando conteúdo e gerando engajamento com do público-alvo.

Blog para e-commerce

Este é um investimento de longo prazo, mas que pode ser uma importante ferramenta para o crescimento da loja virtual. Crie textos com conteúdos relevantes, que tenham ligação direta com a sua loja e que despertem o interesse do seu cliente. Desta forma você vai construir um público para o seu blog que se converterá em visitantes da sua loja virtual e posteriormente em compradores.

Newsletter

O e-mail marketing é um canal de comunicação barato e com ótimo retorno em vendas. A frequência de envios pode ser semanal ou mensal, mas o importante é segmentar o público e enviar mensagem certeiras, sempre focando no interesse do cliente e no dos inscritos em sua newsletter.

Análise de desempenho

A análise de desempenho do e-commerce é importante para saber se suas estratégias de marketing estão surtindo o resultado esperado. Essa é uma atividade importante e que muitos gestores acabam deixando de lado na hora de administrar a loja virtual.

Ao menos uma vez por mês, é preciso verificar os acessos e o comportamento dos usuários na loja, no blog, nas redes sociais e nas newsletters enviadas. Analise e tente entender os produtos que mais despertam o interesse do comprador, em qual etapa da venda as pessoas mais desistem da compra e os motivos.

Avaliação dos serviços prestados

Ninguém melhor que o cliente para dizer se o atendimento em sua loja virtual é bom, falho ou apontar possíveis pontos que podem ser melhorados. Por isso, questione -o.

Isto pode ser feito por meio de avaliações no site ou e-mails de follow up após a compra. Veja a opinião do cliente sobre o atendimento, preço, concorrência, facilidade na busca de produtos, entrega etc. Estas respostas facilitarão sua vida na hora de corrigir problemas.

Metas e plano de negócios

O mercado está sempre mudando, e no digital isto é ainda mais rápido, então é importante que pelo menos uma vez ao ano o gestor confira se as metas do negócio se concretizaram e o que foi feito de certo e errado para chegar ao atual momento do negócio. É preciso traçar novas metas, reformular o que deu errado, melhorar o que funcionou e se renovar, sempre.

Saber gerir um e-commerce corretamente é o que diferenciará empresas que estão surfando na onda da internet de empresas profissionais. Por isso é importante que você se atente aos pontos que listamos neste artigo.

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Queremos ver seu e-commerce se destacando na internet em pouco tempo!

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