Como fazer para minha loja virtual vender mais?
As visitas à sua loja virtual não estão se transformando em vendas? Veja como melhorar sua conversão e crescer!
Bons produtos, preços competitivos, uma identidade atraente: você acha que isso é suficiente para que seu e-commerce venda mais?
É hora de repensar essa ideia! Técnicas de Marketing Digital são excelentes ferramentas para melhorar a atração do público e, principalmente, converter e fidelizar com mais eficiência. Neste artigo, nós te mostramos algumas atitudes que podem fazer a sua loja virtual crescer com relevância e confiança. Acompanhe!
Acompanhe sempre as métricas
Existe uma máxima no mundo corporativo, principalmente em negócios digitais, que diz que não é possível melhorar aquilo que não foi medido. A coleta e gerenciamento de métricas são a base para entender o estado atual da loja virtual e a origem para novas estratégias de atração e conversão.
Por isso, invista em ferramentas especializadas e meça tudo: número de visitantes, taxa de rejeição, origem dos acessos, taxa de conversão, páginas mais populares, qualquer número que possa te ajudar a entender seus problemas de usabilidade e como corrigi-los.
Melhore o SEO da sua loja virtual
Como você já deve saber, o SEO (Search Engine Optimization) é fundamental para que uma loja virtual ganhe notoriedade e relevância.
Para melhorar sua posição nas ferramentas de busca, é preciso um planejamento que envolva reconhecer as palavras-chave mais importantes para atrair o público certo e uma revisão no código da página para criar o conteúdo mais adequado.
Essa etapa é tão importante que o melhor a se fazer é investir em ferramentas ou serviços terceirizados para garantir resultados mais consistentes.
Aposte em um site responsivo
Muitos donos de e-commerce tratam este como um assunto de menor importância, mas ter um site responsivo (que se adapte a qualquer tamanho e resolução de tela) é uma grande vantagem competitiva atualmente.
Isso acontece porque estamos em um período de transição: muitas pessoas ainda compram em lojas virtuais por notebooks e PCs, mas o acesso mobile é cada vez mais predominante. As lojas virtuais que conseguem atender com a mesma qualidade em qualquer dispositivo são aquelas que hoje têm as melhores taxas de conversão.
Crie um relacionamento baseado em confiança
A confiança é a moeda de mais valor nas compras digitais, mais até do que o preço. Para conseguir que o público confie na sua empresa e se sinta à vontade para comprar, você precisa investir em um relacionamento próximo.
Isso significa entrar em contato com clientes que têm mais dificuldade, participar de discussões, atender dúvidas nas redes sociais e fazer pesquisas de comportamento.
A grande vantagem do relacionamento próximo é criar uma relação emocional com o cliente, difícil de ser quebrada. É esse tipo de confiança que leva à fidelização e às compras recorrentes.
Invista em Inbound Marketing
E a construção desse relacionamento, além de um branding que crie uma personalidade própria para a sua loja virtual, pode vir do Marketing Digital, principalmente em técnicas de Inbound.
A ideia do Inbound Marketing é produzir conteúdo relevante para o público, que atraia e conquiste pessoas e, em seguida, as converta em clientes. Essa técnica é mais barata do que a propaganda tradicional e tem resultados de engajamento muito mais eficientes.
Afinal, quantidade não importa tanto quando sua empresa não consegue converter esse volume em clientes. Para crescer, sua loja virtual precisa conversar com o público, oferecer conteúdo e criar uma relação de confiança que aumente, além do número de visitas, o número de vendas.
E aí, ficou com alguma dúvida? Quer discutir mais sobre alguma dessas técnicas? Então deixe seu comentário aqui e vamos conversar sobre como tornar sua loja virtual ainda mais relevante no mercado!
4 Comentários