Inbound MarketingMarketing digital

Marketing Digital para pequenas empresas: tudo o que você precisa saber

Entenda como a estratégia de marketing digital pode fortalecer o relacionamento com seu público e aumentar suas vendas.

Marketing Digital para pequenas empresas é um termo muito buscado no Google, seja alinhado a um curso, a um e-book ou simplesmente por pessoas procurando um guia.

Meu objetivo nesse post é ilustrar como uma pequena empresa pode iniciar seu planejamento de marketing digital.

Marketing Digital, o que é afinal?

Marketing Digital para pequenas empresas

Existem muitas definições para o tema, mas uma das que mais gosto está no blog da Rock Content, o Marketing de Conteúdo:

O marketing digital é o conjunto de atividades que uma empresa (ou pessoa) executa online com o objetivo de atrair novos negócioscriar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca. Dentre as suas principais estratégias estão o SEO, Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.”

As buscas por soluções em marketing digital são cada vez maiores. O marketing está vivendo uma nova era e nessa era as pequenas empresas estão descobrindo cada vez o seu poder.

Elas estão percebendo que não é preciso ser uma gigante do mercado nem ter uma verba milionária para conversar com seus clientes no ambiente digital.

Outra coisa que não posso deixar de falar é que a internet já está incorporada às nossas vidas e a tendência é que isso aconteça de forma cada vez mais intensa. Muitos estudiosos estão falando em cibridismo, ou seja: não exista mais o on ou off, estamos vivendo com os dois interligados.

Começamos um processo de compras fazendo uma pesquisa no google e vamos até a loja para finalizar a compra ou entramos em loja, vemos um produto, sacamos o celular do bolso e pesquisamos sobre aquele mesmo produto para encontrá-lo no menor preço.

Dito isso, vale ressaltar  que desde a década de 1990, quando surgiu, o Marketing Digital mudou a maneira como empresas utilizam a tecnologia na promoção de seus negócios.

Tirou a responsabilidade do processo de compra e de vendas do vendedor e deu poder para o cliente. Muitas vezes, o cliente chega a uma loja sabendo exatamente qual produto quer porque ele pesquisou antes de ir à loja.

Pesquisas do Google mostram que cerca de 60% do processo de compra já foi realizado antes mesmo de o consumidor entrar em contato com o vendedor.

Por isso, eu acredito que ter uma boa estratégia de marketing digital é uma excelente oportunidade para as empresas se relacionarem com seus clientes e multiplicarem suas oportunidades de negócios, seja levando o possível cliente à sua loja virtual ou à sua loja física.

E o que não falta, nesse sentido, são canais de atuação. Quando falamos em marketing digital, podemos usar o marketing de conteúdo, e-mail marketing, redes sociais, mídias pagas e outras tantas para influenciar o processo de compra.

Como fazer marketing digital para pequenas empresas?

Neil Patel, um dos grandes nomes da internet, define marketing digital como

Marketing digital é qualquer forma de marketing de produtos ou serviços, que envolva aparelhos eletrônicos.”

Ué, Walace, voltamos para a definição do tema? Não. Só precisava dessa frase para começar o raciocínio sobre como fazer marketing digital para sua empresa.

Elaborar um plano de marketing digital pode ser visto como uma etapa trabalhosa, teórica e tediosa e por isso muitas vezes é deixado de lado. Até concordo que é uma etapa bem operacional, mas sem um bom planejamento estratégico digital você estará perdido.

É aqui que uso aquela clássica frase que Lewis Carol diz em Alice:

Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.

E no marketing, como na vida, isso é bem verdade. Por isso, a primeira etapa para começar o seu plano de marketing digital é saber onde você está e onde você quer chegar. A partir dai, definir metas é um passo importante. Do contrário, qualquer caminho serve.

Diagnóstico de presença digital

Saber onde você está é o primeiro passo, então. Certo? Realizar um diagnóstico de presença digital é bem importante para você ter ciência do desempenho da sua empresa no ambiente digital em relação aos seus clientes e possíveis clientes.

Outra ponto de destaque é que esse diagnóstico pode te fazer identificar ou criar diferenciais em relação às estratégias de seus clientes. Gostou disso, né? Ok, vamos seguir então. E como fazer um diagnóstico desses?

Bem, primeiramente, você pode fazer por conta própria utilizando ferramentas que auxiliam a pesquisa, mas mesmo assim é necessário ter um mínimo de conhecimento sobre como funcionam as mídias digitais, SEO, etc. Algumas ferramentas que podem ser utilizadas nessa etapa são a Similar Web e o SEMrush.

Defina metas, encontre o caminho.

Agora que você já sabe onde está, só falta saber onde você quer chegar.  Para essa etapa, a metodologia que acho mais completa é a S.M.A.R.T. Isso significa que toda meta deve ter os cinco elementos que compõem a palavra Smart, que em inglês significa “inteligente”. Vamos lá:

eSpecíficas – está na hora de parar de dizer “quero mais visitantes no meu site” e especificar quantos visitantes você quer e o que você quer que eles façam.

Mensuráveis – Quando sua meta será atingida? Tenha certeza de que as suas metas podem ser medidas de maneira objetiva, sem precisar de recursos “mágicos”. Saiba como cada atividade será rastreada, quantificada e interpretada.

Atingíveis – Seja realista e não planeje dar passos muito maiores do que as pernas.

Relevância – esta meta é realmente importante? O que você vai fazer depois de atingi-la? O que significará atingi-la ou não? Tenha certeza que essa é não métrica de vaidade, algo para o ego.

Temporal – coloque um prazo para que a meta seja atingida. Assim você aumenta a motivação para chegar lá.

Olhe para o mercado, escolha seu nicho

Depois de definidas suas metas, é hora de descobrir se você está em um oceano vermelho ou azul. Se você leu o livro “A estratégia do Oceano Azul – Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante” de W. Chan Kim e Renée Mauborgne você sabe do que estou falando.

O oceano vermelho é aquele mercado que já está cheio de concorrentes e fica difícil encontrar um lugar para chamar de seu.

Enquanto o oceano azul é aquele lugar ao sol, onde a concorrência praticamente não existe e há espaço para você desenvolver o seu negócio.

Nesse ponto, outra ferramenta se torna importante. É a análise SWOT, que, se for bem feita, pode servir como um guia precioso neste caso. A análise SWOT é composta por quatro pontos, dois referentes ao mercado interno e dois sobre o mercado externo. São eles:

Ambiente interno:

  • Strenghts (Pontos fortes) – Quais são as suas vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes?
  • Weaknesses (Pontos fracos) – Quais são as suas desvantagens competitivas em relação aos seus concorrentes?

Ambiente Externo:

  • Opportunities (Oportunidades) – Quais cenários favorecem ou favoreceriam a sua empresa?
  • Threats (Ameaças) – Quais cenários desfavorecem ou desfavoreceriam a sua empresa?

Não se limite, liste quantos itens forem necessários na matriz SWOT. Depois que ela estiver pronta, podemos começar a desenvolver sua buyer persona.

Buyer Persona

As personas, para marketing, são perfis semificcionais que representa o cliente ideal da sua empresa.

Criar essa persona ajuda a compreender melhor quem é o seu cliente e do que ele precisa, permitindo que seja criado um conteúdo bem focado para ele.

Agora que você já conhece o seu mercado e o seu consumidor, você tem base para começar o planejamento de marketing digital 

Para ajudar, nós criamos juntos com a Resultados Digitais um E-book para te ajudar a planejar suas campanhas com sucesso. Baixe, é gratuito! E se tiver ficado com alguma dúvida, deixe seu comentário 😉

Até a próxima.

Mostrar mais

Artigos relacionados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira também:
Fechar
Botão Voltar ao topo