Loja Virtual

TED Talks que todo profissional de e-commerce precisa assistir

Quem me conhece sabe o quanto sou viciado em assistir TEDs. Para quem não conhece, TEDacrônimo de Technology, Entertainment e Design – é uma organização sem fins lucrativos que trabalha com a disseminação de ideias pelo mundo. O movimento procura pessoas notáveis para as melhores palestras de suas vidas em até 18 minutos em um formato bem característico. As palestras, ou os chamados TED Talks podem todas ser encontradas gratuitamente na internet e são legendadas por voluntários de todo o mundo.

O conteúdo é gerado semanalmente falando dos mais diversificados assuntos. E como um bom entusiasta que sou, pensando no mercado de e-commercefiz uma seleção de apresentações que todo profissional de e-commerce precisa assistir.

1. O que os consumidores querem

Consumidores querem sentir que o que estão comprando é autêntico, mas Joseph Pine, o autor de “Customização em Massa“, diz que vender autenticidade é complicado porque, bem, não existe tal coisa. Ele fala sobre algumas experiências que podem ser artificiais geram fazem milhões mesmo assim.

2. A Cauda Longa da Tecnologia

Chris Anderson, editor da revista Wired, explora os quatro estágios de qualquer tecnologia viável: estabelecer o preço certo, ganhar fatia de mercado, mudança de uma tecnologia estabelecida e tornar-se onipresente.

3. Como fazer sucesso na mídia social

Em divertidos e rápidos 4 minutos, Alexis Ohanian da Reddit conta a fábula real de uma baleia jubarte que se torna estrela da Web. A lição do Senhor Splashy Pants é o clássico favorito dos criadores de meme e marketeiros na Era Facebook.

4. Como o Airbnb cria confiança por meio do design

Joe Gebbia, co-fundador do Airbnb, apostou tudo na crença de que as pessoas conseguem confiar o suficiente umas nas outras para ficar nas casa de outra pessoa. Como superamos o preconceito do estranho-igual-perigo? Por meio do bom design. Agora, 123 milhões de noites (e contando) de hospedagens, Gebbia expõe seu sonho de uma cultura de compartilhamento, em que o design ajuda a fomentar o sentimento de comunidade e conexão em lugar de isolamento e separação.

5. O caso para o consumo cooperativo

Rachel Botsman diz que estamos “conectados para compartilhar” — e apresenta sites como o Zipcar e o Swaptree estão mudando as regras do comportamento humano.

6. Três maneiras de (eficientemente) perder o controle de sua marca

Os dias são passado (se é que existiram) quando uma pessoa, empresa ou marca podia controlar rigorosamente sua reputação – conversas e opiniões on-line significam que, se você é relevante, haverá uma conversa constante e livre acontecendo sobre você, e que você não tem controle sobre isso. Tim Leberecht oferece três grandes ideias para aceitar essa perda de controle, e até se preparar para isso — e utilizar isso como impulso para renovar o compromisso com seus valores.


E aí, o que você achou da lista? Já havia assistido a algum? Na sua opinião, esqueci de algum?Dê sua opinião e/ou compartilhe outros TED Talks para o profissional de e-commerce nos comentários! 🙂

Mostrar mais

Artigos relacionados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo