E-commerceInbound MarketingMarketing digital

O que é ROI e como calculá-lo?

Toda empresa deve calcular o ROI para saber se está no caminho certo e se suas ações estão obtendo retorno significativo.

ROI, ou Return on Investment,  que em português significa Retorno sobre Investimento, é a relação entre o dinheiro ganho ou perdido através de um investimento e o montante de dinheiro investido.

Para ficar mais claro, vamos colocar assim: no caso do marketing digital, ROI é a relação do custo de campanhas de publicidade com o lucro gerado por conversões, como vendas ou leads.

Toda empresa deve calcular o ROI para saber se está no caminho certo e se suas ações estão obtendo retorno significativo. Medir e monitorar continuamente os investimentos que estão sendo feitos é essencial para verificar se o dinheiro de sua empresa está sendo empregado de maneira correta.

Conhecer a sua realidade financeira e saber planejar metas atingíveis em cima dela é um passo para o sucesso do seu negócio.

Como calcular o ROI?

A fórmula para calcular o ROI é essa:

ROI = (Lucro do investimento – Investimento Inicial) / Investimento Inicial

Ou seja, você deve pegar o valor do lucro de um investimento e subtrair o valor que você investiu nele. Depois divida o resultado pelo valor do investimento.

Se o ROI for maior que zero, você ganhou dinheiro, se for negativo ou abaixo do esperado, é sinal de que a empresa precisa traçar novas estratégias.

Cada ação para promover uma empresa, como investimentos em mídias sociais, e-mail marketing, promoções, links patrocinados, etc, pode e deve ter o ROI calculado.

Assim você conseguirá avaliar quais ações estão gerando maiores resultados e quais não estão e poderá aplicar o seu dinheiro de forma acertada.

Com o cálculo do ROI a empresa consegue aprimorar e otimizar seus investimentos, podendo redefinir suas estratégias de marketing digital e voltar-se para as mídias cujo ROI foi mais positivo e que contribuirão para o seu crescimento.

Como os resultados são mensurados em tempo real, os problemas conseguem ser contornados de forma mais rápida, visando sempre o sucesso financeiro da sua empresa.

Não perca tempo, calcule o ROI das suas campanhas e saiba qual delas gera resultados para sua empresa. Se precisar de uma ajuda, conte com a gente! Deixe seu comentário ou entre em contato.


 

Mostrar mais

Artigos relacionados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo