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Conheça os principais motivos de abandono de carrinho

O abandono de carrinho está muito presente no comércio online,  para tristeza dos empreendedores digitais. De fato, não dá para evitar que isso aconteça, já que muitas pessoas estão apenas pesquisando preços, mas o número pode ser menor com alguns ajustes na sua loja virtual.

Os fatores contribuintes para que isso aconteça podem ir desde um cadastro muito burocrático até o pagamento da compra, seja por pouca opção de pagamento ou problemas técnicos mesmo. Por isso, é necessário ficar atento a cada detalhe do seu site.

No decorrer do post listamos os principais fatores que contribuem para que o cliente desista de finalizar a compra. Quer saber quais são os principais motivos para um visitante abandonar uma compra? Continue a leitura e confira!

5 motivos pelo qual o abandono de carrinho acontece

1. Cadastro burocrático

Se coloque no lugar do seu possível cliente: você quer um produto, decide comprá-lo, mas aparece um formulário cheio de perguntas irrelevantes para realizar o pagamento ou entregar o pedido.

Certamente isso o deixará infeliz e a compra poderá não ser feita. Principalmente se estivermos falando de uma compra por impulso.

Ter um processo de vendas facilitado garantirá mais vendas para sua loja virtual.

2. Checkout complicado

Quando o cliente está próximo da finalização de uma compra e a loja o redireciona para outra página, é normal que o visitante tenha receito de continuar a compra.

Por isso, dependendo da sua plataforma de e-commerce e gateway de pagamento, você pode optar por deixar o checkout transparente — dessa forma o cliente finalizará a compra sem sair da sua loja virtual.

3. Não pensar na Usabilidade da loja virtual

Seu e-commerce pode ter os melhores produtos, mas ele pode não se destacar por conta dos obstáculos que impedem o consumidor de realizar sua compra com facilidade.

Desse modo, a credibilidade ao seu e-commerce cai e o fantasma do abandono de carrinho retorna.

Procure facilitar o caminho para que os clientes não tenham uma experiência frustrada. Diminua o número de etapas na compra ou até mesmo no pagamento, organize o layout, crie uma barra de pesquisas e facilite o que mais for possível.

4. Poucas opções de pagamento

Algumas lojas virtuais só aceitam o pagamento feito por cartão de crédito. Mesmo sabendo que uma grande maioria dos brasileiros já tem seu próprio cartão, há quem prefira outros meios de pagamento.

Nesse caso, é bom ter mais opções para atender a um número maior de pessoas. É um motivo muito simples, mas inúmeras pessoas abandonam o carrinho por ele.

Ampliar as opções de pagamento para seu e-commerce podem influenciar positivamente em novas vendas.

5. Frete muito alto ou demorado

O frete muito alto é um dos principais motivos de abandono de carrinho e que faz o consumidor repensar sobre a compra, afinal, alguns fretes se tornam até mais caros que a compra ou tornam a compra uma desvantagem.

Outro motivo é a demora que o produto pode levar para ser entregue. Quem compra um produto em um e-commerce, espera ansiosamente pela sua chegada e quanto mais demorada, mais desanimado o cliente fica para realizar a compra.

Para evitar decepções como essas, permita que o cliente calcule o frete antes mesmo de adicionar o produto no carrinho. Será uma vantagem e tanto e o consumidor não ficará irritado por ter preenchido várias etapas e no fim não poder comprá-lo.

Achou algum desses motivos em sua loja virtual? Agora você já sabe como evitá-los e como melhorar suas vendas. É sempre bom se colocar no lugar do consumidor e verificar o que precisa ser reparado, desse modo seu empreendimento terá uma melhora significativa.

Agora que você já conhece os 5 principais motivos de abandono de carrinho, que tal assinar nossa newsletter e receber mais conteúdos como esse direto na sua caixa de entrada?

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