BrandingInbound MarketingStartup

Tudo que você precisa saber sobre Startups

Virou rotina abrir canais de comunicação e encontrar notícias sobre startups. O assunto está tão em evidência que grandes portais agora possuem sessões exclusivas sobre o tema, como é o caso da Exame e da PEGN.

Apesar disso, muita gente ainda tem dúvidas quanto a definição de startup. Por isso, hoje, vou te ajudar a entender de vez por todas o que é uma startup.

. Definição:

Sendo bem literal, o termo “Startup” vem do inglês “start up” que significa “comece”. Quanto ao meio business, a definição ganhou interpretações ao longo do tempo. Inicialmente, o conceito estava relacionado ao simples fato de abrir uma empresa de qualquer tipo. Em um segundo momento, o termo passou a ser utilizado para novas empresas com baixos custos de subsistência.

Atualmente, o termo possui uma definição com critérios bem específicos, embora não exista um consenso. De uma maneira geral, startups são empresas com modelo de negócios escalável e replicável, com capacidade de crescimento rápido. Há uma fácil associação à empresas que trabalham com tecnologia, mas isso não é uma regra.

. Startup x empresa tradicional

Uma boa maneira de ilustrar o que é uma startup é comparando com uma empresa tradicional.

Imagine duas mudas de plantas, iguais em essência. A diferença entre elas é que uma foi plantada em um ambiente tradicional e a outra está sendo cultivada em laboratório.

Uma média ou pequena empresa é como a planta cultivada no meio natural: cresce a seu tempo, está sujeita a mais fatores externos (com menor controle) e dá o seu retorno de acordo com sua capacidade “natural”. Enquanto isso, uma startup é a planta gerada em laboratório: seu crescimento foi planejado e com isso há um maior controle interno para que seu crescimento seja acelerado, escalonável e replicável.

Vale lembrar de uma coisa: não é por estar em um ambiente mais controlável que ela não apresente riscos.  Não existe fórmula preestabelecida para o sucesso, por isso as startups vivem uma grande fase beta, em que um produto é testado, validado e suas melhorias são constantemente implementadas!

Sendo assim, toda startup começa como uma pequena empresa, mas não é toda pequena empresa que pode ser considerada uma startup.

. Características e vantagens

Inovação

Essa pode ser uma das palavras que você mais encontrará sobre esse assunto. Inovação precisa estar no DNA de uma startup, seja no produto, na equipe, na gestão ou ainda em todas essas coisas: a inovação é o norte de uma startup.

Afinal, é ela que move esse crescimento acelerado, a diferenciando de uma empresa comum. E nesse ponto pode surgir aquela confusão de que toda startup é ligada a tecnologia, já que inovação costuma ser associada à esse segmento. Entretanto, segundo o Aurélio, inovação significa introduzir novidade, renovar, inventar, criar, e é possível fazer isso sem uma ação tecnológica, concorda?

Escalabilidade

Sem ela, definitivamente um negócio não se enquadra como startup e é classificado apenas como pequena ou média empresa. Talvez, por isso, seja a principal característica de uma empresa desse tipo.

Escalabilidade é a capacidade de ganhar escala, ou seja, crescer quanto aos lucros. Alguns fatores contribuem para que essa projeção seja possível e constante, como por exemplo, aumentar a sua capacidade de atendimento sem que isso afete de maneira proporcional os seus custos, tanto em pessoal quanto em infraestrutura.

Boas opções para sua empresa ser escalável são a automação do máximo de processos que conseguir, sem que isso prejudique o cliente e a contratação dos melhores profissionais apenas quando existir uma real demanda.

Velocidade

Ver um negócio de sucesso com menos de um ano de vida não é algo incomum. Embora não exista uma fórmula, a possibilidade de criar algo revolucionário somado à escalabilidade, faz com que as startups trabalhem em alta velocidade e que tragam os resultados em menor tempo. Mas isso não significa que o processo seja fácil.

Normalmente, ele depende de muitos testes, um bom plano de negócios, obviamente de existir realmente uma demanda de mercado para o projeto proposto e de entender o timing de tomada de cada decisão. Principalmente se for preciso pivotar, isso é, seguir outra direção, o que não é incomum.

Planejamento

Não planejar ou planejar mal são uns dos maiores motivos que fazem com que algumas startups e empresas tradicionais não cresçam e entrem para a estatística de empresas que faliram ou fecharam.

Abrir uma empresa é embarcar em um ambiente de incertezas. E se você fizer isso sem planejamento, você estará colocando todo o seu dinheiro ao lado da sorte. Boas startups investem tempo em planejar, organizar as ideias, documentar o processo e estabelecer metas reais para tornar viável seus projetos.

Menos burocracia

A possibilidade de trabalhar com algo inovador faz com que não existam muitos processos preestabelecidos para o novo negócio. Isso pode ser difícil um desafio no início, por não existirem muitas referências de como começar, mas também pode ser algo muito bom!

Criar um processo “do nada” permite que ele seja testado, experimentado, e se torne um processo mais simples em relação aos observados em outras empresas.

. Gestão de Marca/Personalidade

A inovação dá às startups uma identidade única. Tudo é muito pessoal: o produto/serviço, a forma de execução, os processos, o atendimento, as rotinas… Por isso, a definição da Missão, da Visão e dos Valores da empresa pode ajudar no direcionamento e no fortalecimento de sua identidade.

No quesito contratação, as startups também possuem critérios peculiares, o que reflete em equipes que, literalmente, vestem a camisa da empresa. Além do conhecimento técnico, a cultura da empresa deve refletir os valores pessoais do colaborador, por isso o branding é tão importante para um startup. Sabendo quem a empresa é e onde ela quer chegar, há uma conversa e alinhamento de expectativas com cada colaborador e isso diminui a rotatividade de funcionários.

Conseguiu entender melhor o conceito de uma startup? Ficou alguma dúvida? Deixe sua dúvida ou sugestão nos comentários que teremos prazer em respondê-lo. No próximo texto, falaremos sobre 8 dicas de marketing digital para startups, aguarde.


Mostrar mais

Artigos relacionados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo