Inbound MarketingMarketing digital

O que é Inbound Marketing?

No mundo atual, onde as pessoas tem total liberdade de escolha sobre o que querem consumir e quando querem consumir, é cada vez mais evidenciada a importância de uma boa estratégia para conseguir se comunicar com o público-alvo, não é mesmo? Uma metologia específica vem se destacando como uma ótima opção para aqueles que querem se aproximar dos seus respectivos clientes: o Inbound Marketing.

Mas, o que é Inbound Marketing? Basicamente é uma metodologia que visa ganhar o interesse das pessoas. A ação baseia-se na ideia de criação e compartilhamento de conteúdo voltado para um público-alvo específico, visando a comunicação direta com os clientes e gerando um relacionamento que pode ser duradouro.

Da mesma forma como um torcedor dará uma maior atenção ao texto jornalístico que fala do seu time, o cliente se aproximará mais de uma empresa que se comunica diretamente com ele.

Para entender melhor o Inbound Marketing é interessante conhecer o seu principal concorrente, o Outbound Marketing. Trata-se de uma outra metodologia, que possui uma abordagem completamente distinta do marketing de conteúdo.

O Outbound é o marketing tradicional, que usa a interrupção para se comunicar com o público. Neste, a mensagem é imposta ao leitor, ouvinte ou telespectador. É a mensagem no meio da revista que você lê, o intervalo comercial da TV e até um anúncio avulso no meio do post do seu blog preferido.

Na maioria das vezes, você nem se interessa pelo anúncio e, mesmo assim, ele aparece, lhe interrompendo. Por isto, está modalidade já não é mais tão eficaz quanto antes. Como foi dito, hoje o consumidor está mais seletivo e não aceita interrupções.

É aí que se destaca o Inbound Marketing, pois ele não é invasivo e consegue ser mais seletivo na hora de impactar seu público com sua mensagem. O Inbound atinge as pessoas que realmente estão interessadas naquela mensagem, naquele momento, o que aumenta significantemente suas chances de conversão.

Esta metodologia de marketing também tem como vantagem o fato de ter um custo relativamente mais baixo e com melhores taxas de conversão. Para se ter uma ideia, o custo é quase 62% menor que o do marketing tradicional.

Além disso, permite o acompanhamento dos resultados em tempos real, podendo assim modificar estratégias imediatamente, se necessário.

Existem inúmeras maneiras de se praticar essa forma de marketing, mas algumas das mais importantes são:  blog, mídias sociais, sites e SEO.  A produção é feita em cima de processos, e estes norteiam o Inbound Marketing.

Estes processos são:

  1. Atrair tráfego;
  2. Converter visitantes em leads;
  3. Converter leads em vendas;
  4. Fidelizar os clientes e aumentar as margens;
  5. Encantar seus clientes e transformá-los em promotores;

Quando o conteúdo é entregue de maneira correta, no momento e no local certo, as pessoas absorvem melhor as informações e ficam mais propensas a interagir. É importante ressaltar que fidelizar clientes é mais fácil do que arrumar novos clientes, sendo assim é importante trazer os clientes que você já conseguiu para perto de você, para que ele sempre lhe procure quando precisar.

Então, você concorda que uma relação mais estreita com seu público, com mais diálogo e interação, é positivo para sua empresa? A UB House sim, e se precisar de um auxilio, estaremos aqui prontos para te ajudar.


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