E-commerce

Como montar um e-commerce de sucesso em 5 etapas

Deseja vender na internet? Então veja como montar uma loja virtual de sucesso em 5 etapas.

Deseja aumentar o faturamento da sua empresa? Quer ampliar o seu negócio e conquistar uma posição de maior destaque perante à concorrência? Então saiba que você está no lugar certo, pois, aqui, apresentaremos dicas valiosas para montar um e-commerce de sucesso.

E por que falaremos disso? A resposta: porque não há como negar o fato de que o ambiente da vendas on-line tem um grande potencial, muito promissor para o futuro. Atualmente, estamos presenciando somente uma pequena parcela de toda essa capacidade.

Por isso, preparamos este artigo para abordar os principais pontos no que se refere à abertura de uma loja virtual. Vamos mostrar como montar um e-commerce de sucesso em 5 etapas. Continue a leitura e confira!

1. Desenvolva um bom plano de negócios

O primeiro passo não poderia ser outro a não ser o desenvolvimento de um bom plano de negócios. Nesta etapa, faça uma avaliação cuidadosa dos principais aspectos que envolverão o seu negócio na internet, começando com a definição dos seus objetivos.

Tenha claro e bem definido o que você pretende alcançar com a sua loja virtual, não se esquecendo de incluir, na sua análise, as seguintes observações:

  • quem você pretende atingir (público-alvo);
  • quanto será preciso investir para o início das atividades;
  • capital de giro necessário para garantir, pelo menos, o primeiro ano de operação;
  • quem são os principais concorrentes.

Essa etapa é de extrema importância, uma vez que a falta de planejamento é um dos motivos mais comuns do encerramento das atividades no comércio eletrônico.

2. Escolha a plataforma

Como montar um e-commerce de sucesso?

Em seguida, vem a escolha da plataforma. Por ser o sistema que permitirá a exposição dos seus produtos na internet e, também, a gestão da sua loja, é fundamental que você tenha muito cuidado antes de definir qual solução será utilizada.

Entenda que a plataforma de e-commerce será a base de tudo, por isso, analise com atenção as diferentes opções do mercado, seus recursos e funcionalidades: lembre-se de verificar como será o suporte.

3. Observe a concorrência

Não importa em que mercado você esteja, para otimizar as suas chances de sucesso, observe o que a concorrência anda fazendo. Apenas conhecê-la não será o suficiente — é preciso examinar:

  • preços praticados;
  • fornecedores;
  • políticas de entrega;
  • canais e formas de marketing.

Ter esse conhecimento é vital para que se possa compreender de que maneira o seu nicho é explorado. Com isso, definir suas estratégias se tornará algo bem mais fácil — disso não há a menor dúvida.

4. Estude a logística e o frete

Questões que não podem ficar de fora dessa lista em hipótese alguma, a logística e o frete terão um papel de muita relevância no que diz respeito às suas operações.

Devido à tamanha importância, estude todos os custos, prazos e serviços de entrega, analisando os diferentes fornecedores e as particularidade de cada região.

5. Estabeleça as formas de pagamento

Por último, mas não menos importante, estão as formas de pagamento. Aqui, a dica é simples: forneça o máximo de opções possíveis, como boleto, cartões de crédito, PayPal, PagSeguro etc — consulte as possibilidade durante a escolha da plataforma.

Para finalizar, não poderíamos deixar de citar a legislação. De forma objetiva, atente-se à Lei do E-commerce, seguindo as normas e regulamentações desse parecer.

O que você achou deste artigo sobre como montar um e-commerce de sucesso? Gostou? Deixe sua opinião nos comentários!

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