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Convertendo abandono de carrinho em vendas com Inbound Commerce

Não existe nada mais frustrante no mundo do e-commerce do que uma compra não finalizada. O visitante já analisou seus produtos, viu preços, adicionou no carrinho e, na hora H, não concluiu a compra.

Mas, afinal, por que isso acontece? Vários são os motivos pelos quais um carrinho de compras é abandonado antes de finalizar a transação. Os mais citados, entretanto, continuam sendo o valor alto do frete, sites confusos e não confiáveis.

Como está o seu site nesse momento? Pesquisas recentes feitas pelo mundo inteiro constatam que o mundo das vendas está se tornando mais autêntico, menos interruptivo, mais inbound.

Os resultados mostraram que o maior desafio do time de marketing e vendas é a conversão em vendas. Tendências vêm sendo delineadas no marketing, nas vendas e principalmente na aplicação do inbound marketing. Nesse texto vamos citar alguns problemas que ocorrem no final da compra e algumas dessas novas tendências.

Estatísticas de abandono de carrinho

  • 44% dizem que os custos de frete são muito altos;
  • 41% ainda não estavam prontos para comprar os produtos;
  • 27% queriam comparar preços;
  • 25% concluíram que o preço era maior do que estimaram;
  • 24% queriam guardar a compra para outro momento.

Outro estudo mostra que a maior parte dos usuários abandonam o carrinho de compras porque encontram custos adicionais não esperados, preços melhores em outros locais ou porque ainda estavam pesquisando sobre o produto. Em todo o mundo, o percentual médio de abandono de carrinho é de 38%.

Esse é um índice considerado comum, podendo ser encarado como a versão online dos consumidores que entram em uma loja física, provam o produto e acabam não realizando a compra. No Brasil, a taxa de abandono de carrinho caiu 5% em 2015.

Entretanto, os números continuam altos no país, porque o usuário encontra um motivo para sair ao chegar até a última etapa de compra, quando consegue verificar descontos e valor do frete após a seleção dos produtos.

Segundo pesquisa sobre os hábitos dos e-consumidores em todo o mundo, as razões para abandono de carrinho mais citadas pelos usuários são lojas que não transmitem confiança para transações bancárias, sites confusos e altos valores de frete.

Dados de novas tendências

– 74% das empresas consideram que sua maior prioridade de marketing nos próximos 12 meses é converter leads em consumidores;

– 65% das empresas consideram que o maior desafio de marketing atual é gerar tráfego e leads;

– Pensando no Inbound Marketing, a maior prioridade das empresas é crescer em SEO e presença orgânica;

– 70% das empresas consideram a maior prioridade para o próximo ano fechar mais negócios;

– Organizações que utilizam o inbound foram 4 vezes mais inclinadas a avaliar sua estratégia de marketing como efetiva;

Estratégias para recuperação de carrinho abandonado

O e-commerce deve transmitir ao usuário um ambiente seguro para a compra. O principal fator para essa segurança são os certificados e selos. Por isso, cuidar da segurança do e-commerce e deixá-la em evidência é essencial. Providencie selos de segurança para sua loja virtual, como Certificado Digital SSL, Blindagem e Web Application Firewall.

Assim que conquistar o selo, deixe-o em evidência na página de sua loja online. Assim você transmitirá confiança ao visitante.

Lojas virtuais que direcionam o usuário para um checkout externo costumam ter taxas de abandono de carrinho elevadas. Isso acontece porque o usuário é levado para um meio de pagamento em outro site para finalizar a compra, e esse direcionamento gera desconfiança.

Já existem intermediadores de pagamento que permitem ao usuário permanecer no site para finalizar a compra; busque por essa opção sempre que possível.

Bastante citado, o valor do frete também acaba espantando potenciais clientes. Muitas vezes o visitante está determinado a comprar o produto, mas, ao se deparar com o custo do frete, acaba desistindo – principalmente quando está acima do preço do próprio produto.

Procure por opções de frete razoáveis e por transportadoras de diversos lugares do país para diminuir os custos.

Ao mostrar interesse em uma compra, o visitante requer todas as informações sobre o produto. Se essas informações não estiverem claras ou não houver um atendimento para esclarecer suas dúvidas, o abandono de carrinho também pode ocorrer.

Por isso, todos os seus produtos devem estar com fotos de qualidade e descrições detalhadas de seus aspectos.

Melhor estratégia: E-mail Marketing

Com certeza a principal estratégia para combater o abandono de carrinho. É por meio da automação dessa ferramenta  que o cliente pode ser lembrado da compra que não foi concluída.

Uma ferramenta eficaz que também exige seus cuidados. Caso seja uma newsletter, precisa conter conteúdo exclusivo e bem trabalhado sobre a marca. Se a proposta do e-mail é chamar para uma promoção, é aconselhável que se use uma chamada criativa, preço e desconto logo no assunto do e-mail.

Além do formato próprio que esse e-mail marketing deve ter e uma call-to-action que leve o visitante para o e-commerce desejado. Lembrando ainda que o e-mail marketing é usado em várias das estratégias citadas acima, sendo ferramenta valiosa para o abandono de carrinho, blog, promoções e remarketing.

Automatize e-mails para abandono de carrinho com estratégias como:

  • lembrar o consumidor do carrinho que foi deixado para trás em uma mensagem personalizada, perguntando o motivo da desistência de compra;
  • oferecer um benefício na finalização da compra, como frete grátis ou códigos de desconto;
  • recomendar produtos similares ou relacionados aos que estão no carrinho abandonado (lançamento de um produto similar de maior qualidade, por exemplo);
  • disponibilizar materiais de valor que demonstrem os benefícios do produto que estava prestes a ser comprado.

Lembre-se de criar seus e-mails com a linguagem adequada, CTAs atrativos e personalizados, que se identifiquem com a persona de sua marca.

Com os dados do visitante obtidos por meio do cadastro para a compra unidos ao comportamento do consumidor dentro do site, é possível criar os conteúdos certos na hora certa para gerar vendas. Além disso, o remarketing também pode funcionar como ferramenta para lembrar consumidores de sua loja.

Ele funciona a partir de um código implantado na sua loja virtual que marca cada visitante do seu site, gerando uma lista. Os anúncios  serão exibidos com alta frequência para essa lista de contatos nos próximos 30 dias. O remarketing não é ocasional, são anúncios programados e planejados para atingir o usuário no momento certo. O segredo é saber unir conteúdo ao contexto.

E a pergunta que não quer calar: vale investir tanto assim no e-commerce? Com certeza! Segundo dados da E-Bit, no Brasil são mais de 60 mil lojas online.

Em meio à crise econômica, as empresas encontraram na internet um modo de alavancar as vendas e promover seu negócio. Se o comércio de um modo geral vem tendo resultados ruins, para as lojas online está totalmente ao contrário. Utilize-se das estratégias citadas para lembrar e convencer seus clientes de que a melhor solução está em seu e-commerce. E se precisar de uma ajuda, conte com a M2I.

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