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Podcast: o conteúdo que já nasceu mobile

Dezenas de e-mails, textos, livros, mensagens e ligações. E ainda assim, você chega no final do dia sem conseguir dar conta de todas as tarefas e aquele conteúdo interessante que você gostaria de consumir vai ficando sempre para depois. O podcast, talvez, seja um dos primeiros formatos de conteúdo sob demanda. A palavra “podcasting” é a junção de iPod (sim, aquele da Apple) + broadcasting. Daí, tudo que se publica através do podcasting é chamado de podcast. De 2004 (ano em que o termo foi usado pela primeira vez) para cá, muita coisa avançou. Hoje é fácil encontrar podcasts sobre qualquer assunto que você possa imaginar. Com o avanço do mobile, o podcast se torna uma opção promissora e eficiente para distribuição de conteúdo.

Mas você conhece o processo de produção de um podcast? Desconfia que ele já nasce mobile, antes mesmo de ligar o microfone? Pois é, meus amigos. Esta que vos escreve vai compartilhar um pouco da experiência que tem com o SocialMediaCast.

– Pré-gravação

O Social Media Cast é um podcast semanal que atualmente conta com uma equipe de três pessoas (dois publicitários, Samuel e Temo, e uma jornalista, eu porque o quarto elemento, Fabrício, está afastado concluindo um mestrado). Como o nome diz, nosso tema central são as mídias sociais. Sendo assim, temos o período de uma semana para pesquisar assuntos e temas que poderão ser abordados no próximo episódio. Temos um arquivo no Google Docs onde vamos acrescentando as sugestões de pauta. Ao longo da semana vamos eliminando algumas e acrescentando outras e isso acontece até os últimos minutos antes da gravação. Outra coisa que fazemos antes da gravação é a pesquisa e convite de convidados. Temos a preocupação de trazer profissionais do mercado para tratarem temas que dominam e que de alguma forma se relacionam com nosso assunto central.

– Gravação

Por incrível que pareça, a parte da gravação é a mais fácil. Entramos no hangout uns 10 minutos antes de começarmos, acertamos microfones e demais apetrechos necessários, damos uma última acertada na pauta e passamos as orientações para os convidados. Cada membro da equipe faz a gravação individual do áudio, para que o som tenha uma qualidade melhor.

Dado o start na transmissão contamos com a participação de alguns ouvintes fieis que efetivamente participam da gravação, conversando com a gente via Twitter usando a hashtag oficial. Sim, ficamos de olho no Twitter, no Facebook e onde mais conseguirmos para responder aos ouvintes e repassar suas opiniões e perguntas em tempo real.

– Pós-gravação

Essa é a parte mais complicada. Gravado o podcast, precisamos editar, publicar e distribuir em tempo recorde. Mídia Social é um tema que envelhece muito rápido, então nossa meta é sempre disponibilizar a versão final do cast até o meio-dia de quarta-feira. Para isso, montamos uma força-tarefa que começa a agir imediatamente após o fim da gravação. Todos os participantes sobem no Drive o áudio MP3 da gravação (demora um pouco porque costuma ficar pesada). Na manhã de quarta-feira, o Samuel edita o áudio, acrescenta BG e vinhetas e deixa salvo em rascunho no nosso site. Minha primeira missão de quarta-feira é redigir e publicar o post do episódio, em seguida, distribuir em nossas redes.

– Finalizando

Além destas etapas, que envolvem a produção do podcast em si, ao longo de pouco mais de um ano de existência, o feedback dos nossos ouvintes fez com que adotássemos algumas mudanças e inovações. Ao longo desse tempo investimos em melhores equipamentos de gravação, uma hospedagem mais parruda que suportasse “o tranco” dos picos de download que acontecem às quartas-feiras, especialmente quando temos convidados.

Nosso público é muito conectado e participativo, e foi através desta participação que percebemos a necessidade de produzir conteúdo ~ clássico ~, além do podcast. Recentemente convidamos quatro ouvintes extremamente participativos para fazerem parte do grupo, produzindo textos semanais para uma coluna em nosso site. Nós também passamos a ter uma coluna semanal de opinião e uma outra de dicas, com foco em eventos e cursos, mais uma demanda do público.

Sem sombra de dúvidas o podcast é uma ótima forma de distribuir conteúdo para um público bastante específico. Mas é importante ficar ligado com o retorno que este público, bem mais exigente, passa. Regularidade e comprometimento aliadas a uma estrutura eficaz são características básicas para a manutenção (e o crescimento) de qualquer podcast.

 

* Alaina Paisan é A cota feminina do SocialMediaCast é Jornalista, hiperativa digital, carioca e obviamente apaixonada por samba, cerveja, livros e café; prepare-se para ouvir alguém que assumidamente “fala loucamente” e possui uma gargalhada, no mínimo, marcante para não dizer maquiavélica. É uma Googlete apaixonada e defensora do Android que acredita mesmo que o G+ é um planeta muito bem habitado. 

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