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Como criar descrições de produto para e-commerce que vendem?

É provável que você já saiba a importância de boas descrições de produto em um e-commerce. Uma boa descrição pode ser a diferença entre uma compra ou abandono de carrinho.

Um erro praticado por muitos é listar apenas os recursos e características dos produtos ofertados na loja virtual.

Ter uma descrição de produto bem feita influencia positivamente a estratégia de SEO do seu e-commerce, além de estabelecer autoridade para sua loja e ajudar seu possível cliente a entender melhor o produto que está comprando. Isso pode te ajudar, inclusive, a reduzir o chargeback.

Quer saber como melhorar as descrições de produtos da sua loja? Continue a leitura e confira 8 dicas para aumentar suas vendas com descrições matadoras!

1. Escreva para a persona da loja virtual

Saber para quem vender é o primeiro passo para uma loja virtual de sucesso, certo? Então, na hora de descrever um produto, não seria diferente.

Ter a persona da loja virtual em mente é essencial para adequar a linguagem para o público com quem você pretende se relacionar. Pensando na persona, você poderá citar dores, frustrações ou desejos que ela tenha, gerando conexão e compreendimento.

2. Seja criativo e original

Lembre-se de um detalhe importante: no e-commerce, não existe vendedor. É a descrição, que aliada a outras funcionalidades da loja, que desempenha esse papel.

Dessa forma, procure trabalhar com informações além da descrição técnica, fale sobre como usá-lo, se é possível combinar com outros produtos e também mostre o porquê comprar na sua loja é melhor do que comprar na concorrência.

3. Forneça detalhes dos produtos

Pode parecer óbvia essa dica, mas muitos empreendedores digitais não investem em detalhes na hora de descrever seus produtos. Qualquer que seja o produto, é necessário citar suas características relevantes como tamanho, citando altura, largura, comprimento e profundidade em centímetros, peso, em gramas ou quilos, textura, cores, durabilidade, uso de bateria ou não, em caso de eletrônicos e afins.

Se o produto tiver muitas informações técnicas, a descrição pode acabar ficando muito longa e cansativa, nesse caso, você pode fornecer um link que leve para o site do fabricante, onde haverá informações complementares, caso o cliente deseje, ou separar as informações técnicas em tabs diferentes da descrição do produto.

4. Use palavras-chave

Já foi o tempo em que encher uma página com palavras-chave significava uma boa posição nos buscadores. As mudanças nos algoritmos dos sistemas de buscas deixou as pesquisas mais inteligentes e isso pode ser uma vantagem para sua loja virtual.

A evolução dos algoritmos permite que os redatores sejam mais criativos na hora de descrever produtos, deixando o texto relevante para o usuário.

Ao invés de repetir a palavra-chave a cada oportunidade, o profissional que produzir a descrição do produto deve citar a palavra escolhida para ser otimizada em títulos, intertítulos e ao longo do texto de forma que pareça natural e não como simples repetição.

Para escolher a palavra-chave das suas descrições de produtos, utilize ferramentas como o Google Keyword Planner e identifique os termos mais populares.

É importante levar em consideração aqueles termos que possuem alto volume de busca, mas considere também utilizar palavras de cauda longa na sua descrição. Essa segunda, por vezes, tem menor número de buscas, mas podem converter melhor e são mais fácies de rankear.

5. Avise sobre semelhanças com outros produtos

Essa dica é importante, sobretudo, para aqueles produtos que são semelhantes a outros, mas com preços diferentes, como réplicas.

Muitas vezes, por não observar o nome da marca, o cliente acaba comprando uma réplica achando que está adquirindo um produto original. Isso pode gerar uma série de mal estar no relacionamento com o cliente e resultar na troca ou devolução do produto.

Portanto, deixe bem claro nas descrições de produtos quais são as semelhanças entre produtos que possam gerar essa dúvida.

6. Conte uma história para seu público

Conhecer o seu público e falar a língua deles tem um papel muito importante no momento de criar uma boa descrição de produto.

Uma pesquisa realizada pela Nielsen mostrou que as emoções são peças chaves para o sucesso da publicidade e uma boa história é um atalho para ativar essas emoções.

Os gatilhos emocionais podem ser aplicados nos e-commerces desde o momento em que o cliente chega na home até a hora em que ele adiciona um produto ao carrinho de compra. Dessa forma, descreva como seria ter o produto em mãos, no corpo, nos pés ou no quanto seu uso impactaria nos relacionamentos, facilitaria o dia a dia…

Mostre para o futuro cliente como o produto que você vende se encaixa em sua vida. Mas não se esqueça do principal: apresentar informações relevantes para sua persona.

7. Mantenha um tom de voz consistente com sua marca

É importante otimizar palavras-chaves, mas não em detrimento da identidade de sua marca. Portanto, logo depois de identificar as palavras-chaves mais eficazes para sua loja, pense em como transmitir as informações do produto que será vendido usando esses termos e sinônimos em textos que representem o tom de voz da sua marca.

8. Utilize imagens e outras mídias

Já diz o ditado: uma imagem vale mais do que mil palavras. Então, por que não utilizar esse princípio nas descrições de produtos?

Estudos mostram que 63% dos consumidores acreditam que boas imagens são tão importantes quanto a descrição dos produtos. Nesse caso, trabalhar a descrição junto com imagens, infográficos ou videos pode ser uma boa opção para convencer o cliente a comprar seu produto.

Lembre-se que uma boa descrição de produto é aquela que apresenta as informações que o visitante do seu e-commerce procura. Se isso significa que você precisa ter mais imagens que apresentem detalhes ou explique a maneira correta de usar sua solução, dê destaque a essas informações.

Foque nas informações que fazem sentido para seu público e dê a eles as informações que precisam para efetuar uma compra em seu e-commerce.

Com as dicas apresentadas neste artigo, certamente você conseguirá criar ótimas descrições de produtos. Se precisar de ajuda, solicite nossa consultoria de e-commerce gratuita.

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