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Greve dos Correios: alternativas para o seu e-commerce

A greve dos correios é aquele evento que chega sem avisar e não apresenta para acabar, pegando os empreendedores de surpresa e causando diversos problemas como atrasos nas entregas dos pedidos, prejuízos financeiros com pedidos devolvidos e muitos outros.

Mas, muita coisa pode ser evitada para que seu negócio não fique no prejuízo e seus clientes insatisfeitos.  Embora a maioria das pessoas fique ciente sobre a ocorrência da greve, é importantíssimo que a empresa se mostre preocupada com o problema.

Ou seja, dar assistência e avisar aos clientes sobre o que está acontecendo com seus pedidos é fundamental, além de outras que você verá no decorrer do post.

Para saber a melhor forma de lidar com esse problema e evitar perdas maiores no seu empreendimento, continue a leitura.

Entenda porque você consegue postar o produto, mas o cliente ainda não recebeu

Cada grupo de funcionários dos correios faz parte de um sindicato e cada um deles é responsável por uma função. Porém, se um desses sindicatos resolve aderir a greve, todos os outros serão afetados.

Quando você consegue postar o produto, mas ele não é enviado, significa que o sindicato responsável por recebê-lo está funcionando, mas o da transportação parou.

Ao identificar que isso está acontecendo, entre em contato com o cliente.

Como lidar com os clientes diante da greve dos correios

1. Avise-os sobre o ocorrido

É claro que a solução dos problemas não está em suas mãos, mas é sempre bom manter seus clientes informados. Além de passar confiança, pode ser que você o convença a ainda realizar a compra do produto.

Nesse caso, você pode adicionar a informação da greve no campo de checkout, na home do seu site ou até mesmo enviando e-mails para a sua lista de clientes ativos.

2. Prepare o atendimento durante a greve dos correios

Um atendimento personalizado pode ser uma ótima oportunidade para destacar sua loja virtual das demais. Normalmente os clientes ficam cheios de dúvidas tanto na pré quanto no pós venda, portanto, disponibilize o seu atendimento para tirar essas dúvidas.

Oferecer um chat em seu e-commerce pode ser uma excelente alternativa para esse atendimento.

3. Estenda o prazo de entrega

Se a sua empresa trabalha com uma calculadora de frete atrelada com a dos correios, ela será alterada sozinha com a greve, mas se você trabalha com sua própria tabela de prazo, vai ser preciso alterá-la.

De qualquer forma, é importante avisar aos clientes para que você não perca algumas vendas, já que muitos deles podem pensar que essa tabela é do funcionamento normal e não somente no período da greve.

Alternativas de frete para não depender dos correios

Alternativa Greve dos correios

Negocie com uma transportadora

Um boa alternativa pode ser negociar com uma transportadora para entregar seus produtos mais próximos, mas antes disso você deve verificar alguns pontos:

  1. se a transportadora não depende também dos serviços dos correios;
  2. acesse fóruns sobre o assunto, assim você obterá informações relevantes para tomar as devidas decisões sobre contratar ou não esse serviço;
  3. opte por transportadoras regionais, além de ser uma negociação vantajosa, se evita grande impactos no planejamento financeiro;
  4. verifique a quantidade de produtos que a transportadora exige mensalmente, se sua demanda for muita alta, pode ser que ela não faça o serviço.

Mandaê

Outra alternativa é o serviços prestados pela Mandaê. Ela foi criada com o intuito de suprir demandas de e-commerce com uma forma mais simplificada e em parceria com as melhores transportadoras do país, além da sua alta tecnologia.

A Mandaê envia encomendas com uma rapidez incrível e com um preço excelente, que geralmente é abaixo do preços das demais transportadoras.

Loggi

Quem deseja investir no envio expresso de produtos pode considerar a Loggi como uma opção. A empresa tem foco em entregas programadas para o mesmo dia ou o dia seguinte, oferecendo também serviços como a coleta.

Nesse caso, é importante considerar que existe uma dupla restrição: a empresa está presente apenas em algumas cidades, de modo que o envio expresso também só pode ser feito para determinadas regiões.

Estando preparado para todos os tipos de imprevisto, o seu e-commerce vai continuar se destacando no mercado e sem perder nenhum cliente.

Não se esqueça que o planejamento é a base de tudo, então tenha sempre um plano B.

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