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Mitos do Marketing Digital que você precisa abandonar

São muitos os Mitos do Marketing Digital, esse universo cheio de “verdades absolutas”.

Quando estudamos Marketing Digital e procuramos quais são as boas práticas em diversas frentes, é comum nos depararmos com “verdades” que são ditas por diferentes fontes. Também é comum ouvir de amigos e conhecidos que “fazer X funciona” ou “fazer Y não traz resultado”.

Isso nos faz assumir essas proposições como verdadeiras, sem entender o contexto ou a forma como essas estratégias foram aplicadas. Em parceria com a Resultados Digitais,  levantamos os principais “mitos” que vemos e ouvimos diariamente em diversos assuntos do Marketing Digital. Também revelamos por que eles não devem ser tratados como boas práticas ou como guias para você aplicar as estratégias em sua empresa.

Mitos sobre produção de conteúdo

Mito #1 – Marketing de Conteúdo é sobre a minha empresa

O primeiro mito é, talvez, o erro mais primário que as empresas que estão começando a aplicar a metodologia cometem. Marketing de Conteúdo não é sobre a sua empresa, mas sobre sua persona.

Marketing de Conteúdo é sobre os problemas/dúvidas/curiosidades que sua persona enfrenta e as informações e o conhecimento que você possui para resolvê-los. As boas práticas de Marketing de Conteúdo preveem que a metodologia funciona para educar e fidelizar seu público-alvo sobre o assunto de seu nicho de mercado. O intuito disso é fazer com que esse conteúdo gere credibilidade e influencie na decisão de compra.

Em outras palavras, é para pessoas que poderão futuramente fazer parte de sua cartela de clientes. É fazer as pessoas conhecerem sua empresa antes de oferecer o produto/serviço.

Mito #2 – Marketing de Conteúdo só existe na internet

Apesar de ser uma prática relacionada ao Inbound Marketing, que, aí sim, só é possível por meio da internet, a origem do marketing de conteúdo data de antes do desenvolvimento da rede mundial de computadores.

Qualquer informação produzida por uma marca, mas que tenha como prioridade passar informação relevante ao invés de fazer publicidade, pode ser considerada marketing de conteúdo.

Mitos sobre mídias sociais

Mito #1 – Número de fãs é a principal métrica das mídias sociais

Talvez seja a métrica mais popular das mídias sociais, mas nem de longe é a mais importante. Não que não seja importante, apenas não é a principal.

O número de fãs ou seguidores que você possui é uma prova social de que sua empresa é engajada socialmente e pode influenciar decisões. Mas esses fãs são todos influenciadores? São potenciais consumidores? Estão qualificados como possíveis embaixadores de sua marca?
Defina quem será a persona que seguirá sua marca nas mídias sociais e trabalhe para que suas publicações cheguem a ela. Ter no radar a audiência errada pode custar mais caro no final.

Mito #2 – Use o maior número de hashtags possível

O uso de hashtags (#) é uma prática importante nas mídias sociais. Funciona tanto para engajar a audiência exata como para atingir pessoas que ainda não seguem sua página. Porém, elas devem ser usadas com cautela.

Publicações com mais de 10 hashtags (ou até menos) têm uma péssima aparência e não costumam ser levadas a sério pelas pessoas por serem facilmente confundidas com spam.

Mitos sobre links patrocinados e mídia paga

Mito #1 – Não vale a pena investir em links patrocinados e mídia paga para ter tráfego

Se você não investir, perderá oportunidade de impactar em canais e lugares que seu público-alvo está e nos quais provavelmente seu concorrente já se faz presente e você não.
Seguindo uma analogia, vamos supor que você tenha uma loja em um shopping. Você não precisa pagar para divulgá-la. Porém, vai estar no mesmo nível de todas as outras concorrentes. Com a presença digital é semelhante. Ter uma página no Facebook e não a divulgar, por exemplo, é o mesmo. Lembre-se de que mesmo que sua empresa já tenha uma presença online, ela está dividindo o espaço com muitas outras. Investimento em links patrocinados e mídia paga irão destacá-la.

Você pode também criar segmentações para diferentes públicos via anúncios, que deverão impactar o público interessado em um determinado assunto. Ou, também, pode impactar um público que não seria possível de ser alcançado se não fosse através das segmentações de mídia.

Mito #2 – Comprar mídia em apenas um canal já é suficiente!

Deixar de testar novos canais pode não dar referências de como comparar métricas e dados para seu negócio ou até mesmo saturar em um canal somente, tendo em mente que seu público-alvo pode estar em vários pontos de contatos, dependendo de sua jornada de compra ou comportamento.

É recomendável, nesse caso, criar demandas de poucos investimentos em outros canais para fazer análises de curto prazo. E, após as análises, verificar se tem potencial de colocar mais investimento.

Diversificar as campanhas também abre a possibilidade de inovar em um novo canal ou ser pioneiro de um concorrente em mercado de lance (bidding) bem competitivo.

Mitos do email marketing

Mito #1- Ninguém mais lê email

Vamos dar um passo para trás: todos possuem um email. Você o utiliza pale para cadastros em qualquer site, serviço e aplicativo: para criar uma conta no Facebook, por exemplo.

É claro que existe uma diferença entre termos um email e lermos tudo o que recebemos. O grande ponto aqui é o interesse: se eu conheço o remetente e sei que seu conteúdo é de qualidade (irá me trazer algo de valor), com certeza irei engajar. Por isso, você deve planejar suas campanhas de e-mail marketing.

É isso que faz você olhar para uma caixa de entrada cheia e escolher o que vai abrir.
Além disso, não é difícil encontrar casos de empresas, em diferentes setores, que produzem bons conteúdos, seguem as boas práticas de email e atingem taxas de abertura de 50-60%.

Mito #2 – Quanto mais emails enviados, melhores são os resultados

Quando falamos que a automação de marketing é uma solução escalável, muita gente interpreta essa informação como disparar emails em massa. O que queremos passar quando dizemos que a solução é escalável é que ela te permite engajar com volumes muito grandes de Leads sem perder a personalização necessária para ter bons resultados.

Personalizar o relacionamento é essencial para você não ser tratado como spam e se correlaciona diretamente com a eficácia do resultado. Afinal de contas, está cada vez mais difícil proteger a sua caixa de entrada de empresas intrusas que pretendem (ou não) te conhecer.

No Marketing Digital, de forma geral, quanto mais personalizado você puder ser, melhor os seus resultados e maior o trabalho. Isso porque, sempre que você divide um grupo em dois, você aumenta o número de caminhos que precisam ser criados para cada grupo percorrer.

Conclusão sobre os Mitos do Marketing Digital

Apesar de muitos mitos, o Marketing  Digital é uma maneira bastante eficiente de sua empresa ganhar autoridade no mercado, posicionar sua marca na web e influenciar na decisão de compra.

 

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