Inbound Marketing

Por que investir em marketing de conteúdo?

Sua loja virtual precisa investir em marketing de conteúdo? Confira aqui os motivos para seu e-commerce apostar em conteúdo e conquistar resultados!

Vivemos em um momento que estamos cercados de informação por todos os lados. A internet tornou a informação acessível e colocou as pessoas no controle de qual conteúdo e informação elas querem receber.

Isso torna a vida do profissional de marketing muito desafiadora, afinal, se torna cada vez mais difícil capturar a atenção das pessoas e os departamentos de marketing têm de se reinventar constantemente.

Por isso, o termo marketing de conteúdo começa a chegar no ouvido das equipes de marketing e das agências de publicidade e marketing digital.

O marketing de conteúdo, quando feito corretamente, destaca sua marca diante da avalanche de informações, se torna um ingrediente importante para atrair e manter seus clientes e leads engajados com a sua empresa.

O que é marketing de conteúdo afinal?

Mesmo com o crescimento do interesse pelo assunto, muita gente ainda se pergunta: “o que é marketing de conteúdo?”. Para sanar essa dúvida, ai uma resposta simples e direta ao ponto:

Marketing de conteúdo é uma maneira de engajar com seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante e valioso, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais vendas e melhor relacionamento com seus atuais e potenciais clientes.”

Sucesso em marketing de conteúdo

Antes de começar qualquer novo projeto no seu departamento, é importante saber o que esperar e qual seria a definição de sucesso. Saber avaliar este resultado é  um fator determinante para garantir que sua estratégia de conteúdo esteja nos trilhos.

Para te ajudar, separei alguns fatores a serem considerados para avaliar se seus esforços estão funcionando. Uma boa campanha de marketing de conteúdo tem estas características:

  • Ela se baseia no indivíduo, garantindo que você fala para a pessoa certa.
  • Ela é personalizada e a mensagem é focada para a persona da empresa, na hora certa, baseado em seus estágios do funil de compra.
  • Ela é coesa e acompanha toda a jornada do cliente, ajudando-o a tomar decisões mutuamente benéficas.
  • Ela é multicanal.
  • Ela possui métricas bem definidas e mensuráveis.

Casa própria ou casa alugada?

O marketing tradicional se baseia, basicamente,  em pagar por espaços publicitários para que suas mensagens sejam veiculadas. Uma empresa normalmente aloca uma veiculação na televisão, aluga palavras chave com um orçamento mensal em Google Adwords ou em campanhas de Facebook Ads.

É como se a empresa ou agência pagasse um aluguel de uma audiência que não é dela.

Já o marketing de conteúdo, ou inbound marketing, trabalha uma premissa diferente. A premissa é que você é o dono da audiência e constrói este ativo de marketing digital com o decorrer o tempo, criando relevância na sua área de atuação.

Seu blog corporativo é sua casa própria e sua base de contatos é a sua audiência, o pilar fundamental de toda estratégia de marketing digital.

investir em marketing de conteudo

Os benefícios do marketing de conteúdo

Uma boa estratégia de conteúdo trará os seguintes benefícios para sua marca:

Brand Awareness:

As pessoas conhecem melhor a sua marca, afinal você possui a sua própria audiência. Atualmente, 93% das compras começam com pesquisas online em buscadores.

Campanhas de publicidade clássicas, como Google Adwords, Facebook Ads, Twitter Ads e outros são eficientes em gerar audiência, mas sempre acompanhados de altos custos. Com o marketing de conteúdo, você organicamente consegue atingir mais pessoas, a um custo reduzido.

Diferencial competitivo:

Se sua marca produz conteúdo valioso para sua audiência, você gera preferência do consumidor. De quem você compraria uma solução de automação de marketing? Da empresa que te educou sobre como funciona e como utilizar essa tecnologia a seu favor ou de uma empresa que apenas tenta vender o serviço para você?

Redução dramática de custos:

Ao produzir conteúdo, você está produzindo uma peça que ficará acessível para clientes e potenciais clientes por toda a vida. O investimento de produção desta peça é feito uma única, o que faz com que os ganhos sejam incomparáveis com a publicidade tradicional.

Criação de um canal de geração de leads e vendas:

Uma estratégia de conteúdo bem sucedida objetiva criar um ativo digital que traga novos negócios para a empresa. O conteúdo é imprescindível para geração de leads, nutrição e fechamento de negócios.

Agora que você já entende o que é uma campanha de marketing de conteúdo e seus benefícios, é hora de começar o planejamento! Se você quiser saber mais sobre como começar sua campanha de inbound marketing.

 

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