E-commerceLoja Virtual

Quanto custa abrir uma loja virtual?

A principal dúvida de quem está prestes a abrir uma negócio digital como um e-commerce,  é saber quanto custa abrir uma loja virtual. Para isso, vamos listar os principais fatores que deverá ser incluído na soma desse investimento e daremos dicas sobre como lidar com alguns aspectos também,  como qual plataforma usar, métodos de marketing digital, etc.

Quer saber quanto custa abrir uma loja virtual? Continue a leitura e fique por dentro de tudo.

Estimativa de investimento inicial

A verdade é que não existe um custo fixo para abrir uma loja virtual. Ele dependerá do seu objetivo, por isso é importante ter uma análise da situação, assim você verá suas opções e qual se adapta melhor ao seu caso.

Não se prenda à ideia de que só o preço da loja virtual conta, existem outros diversos fatores também presentes na questão. Os principais são:

  • Custos de plataforma;
  • Recursos de TI;
  • Custo de divulgação;
  • E, custos operacionais.

Esse investimento dependerá do seu orçamento. Se couber no seu bolso montar logo de início uma loja mais avançada, ótimo. Se não der, existem lojas mais baratas que são muito eficientes também.

Plataformas de e-commerce

Existem três opções de plataformas para um e-commerce, dentre elas estão: plataformas open source, plataformas alugadas – SaaS e plataformas exclusivas.

Na plataforma open source, é necessário ter um ótimo conhecimento de programação, caso não tenha, contrate uma empresa especializada ou um programador. Pois existem uma série de coisas complexas a serem configuradas.

O preço de um programador custa em média R$ 6.000,00 para instalar e configurar o sistema. Lembrando que o preço pode variar.

Já em lojas alugadas, é muito difícil saber o preço exato, afinal, existem muitos fornecedores com diversas propostas.

Nesse caso, pesquise bastante os preços e as propostas também. Não escolha nenhuma plataforma com base só no seu preço, mais importante que isso, é escolher a que trará melhores benefícios para o seu projeto.

Por fim, temos a plataforma exclusiva. Não há estimativa de quanto custa, pois depende de muito fatores também, mas é uma plataforma não aconselhável para quem está começando, porque os investimentos são bem altos.

Em todos os casos o ideal é pesquisar os preços, porque sempre varia, então não se prenda ao primeiro orçamento feito. Para uma escolha certa e satisfatória foque também nos benefícios que cada plataforma oferece.

Divulgação

Em vista que a divulgação é indispensável para o seu negócio, fique atento a essa estratégia de marketing:

É extremamente importante investir na divulgação da sua loja, seja ela com a ajuda do SEO ou não. Afinal, não adianta nada ter um projeto muito bem organizado, sem nenhuma ferramenta para divulgá-lo.

Para isso, existem métodos que o marketing digital desempenha, sendo fundamental no plano de negócio da sua loja, principalmente sendo o início dela.

Custos com gestão de e-commerce 

De acordo com a profissionalização do gerenciamento de uma loja virtual, é importante ter na gestão, uma pessoa que possa acompanhar cada atualização que vem surgindo, não podendo deixar a loja ficar para trás.

Nesse caso, também há custos. Já que será necessário o treinamento de alguém de sua equipe para uma melhor implementação da loja e também na parte de operacionalização e otimização de ferramentas essenciais, como por exemplo, o software de gestão, monitoramento de acesso, entre outros.

Demais custos com loja virtual

Existem também, os custos operacionais. Sua logística precisará de serviços como fornecedores de entregas de produtos, sendo assim, procure por bons fornecedores que tenham compromisso com sua empresa, para sempre entregar em prazo certo.

Por fim, não podemos esquecer nem do regime fiscal, que é importantíssimo para o seu e-commerce e nem de alguns impostos como o ICMS ou outros, que normalmente são cobrados, sem que se possa ignorar.

Com todos esses aspectos citados acima, podemos ver que não há como responder com exatidão o quanto custa abrir uma loja virtual. Portanto, é necessário um planejamento de tudo, e claro, uma boa pesquisa também.

Para lidar melhor com todas essas dicas e saber como botá-las em prática, entre em contato com nossa empresa, podemos te ajudar com todo esse processo.

Quanto custa abrir uma loja virtual?

Mostrar mais

Artigos relacionados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo